Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -

Comissão do Senado debate cancelamento de planos de saúde

Convênios cancelaram contratos coletivos por adesão de idosos e crianças com deficiência

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado debate nesta terça-feira (4) o cancelamento unilateral de contratos coletivos de planos de saúde. A audiência pública está prevista para às 10h.

Convênios como Amil e Unimed cancelaram contratos coletivos por adesão, entre eles os de crianças e jovens com TEA (transtorno do espectro autista), doenças raras e paralisia cerebralo, além de idosos. Os cancelamentos geraram mobilizações e uma nova onda de ações judiciais.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou na última terça-feira (28) um acordo com operadoras para suspender cancelamentos unilaterais de planos de saúde. Um acerto verbal foi feito com representantes de empresas como Bradesco Saúde, além de Amil e Unimed.

Atualmente, a lei dos planos permite que contratos coletivos por adesão sejam rescindidos de forma unilateral e imotivada desde que as operadoras sigam algumas regras como aviso sobre o término do contrato com dois meses de antecedência.

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa extraordinária. - Marcos Oliveira - 19.dez.2023/Agencia Senado

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.