Brasília Hoje

Bastidores, vídeos e análises de economia e política. De segunda a sexta-feira.

Brasília Hoje -
Descrição de chapéu Folhajus PGR

Gonet rejeita pedido de Deltan para investigar Pimenta e Lewandowski por abuso de autoridade

Deltan questionava abertura de investigação pela PF, após provocação da Secom sobre divulgação de fake news das enchentes no RS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, rejeitou um pedido de investigação apresentado pelo ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol contra os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social) por suposto abuso de autoridade.

Deltan questionava no pedido a abertura de investigação pela Polícia Federal, após provocação do Secretaria de Comunicação Social, sobre a divulgação de conteúdos falsos a respeito das enchentes no Rio Grande do Sul.

ACOMPANHE TUDO QUE ACONTECE EM BRASÍLIA NESTA quinta-FEIRA (15)

O ex-deputado entendeu que "não existem indícios de crimes que justifiquem a instauração de inquérito policial, mas apenas informações e/ou críticas políticas ao Governo Federal, que não podem ser tolhidas".

Gonet discordou. Segundo ele, é "importante ressaltar que a possibilidade de responsabilizar agentes por conteúdos ilícitos divulgados é decorrência da própria liberdade de expressão, pautada na vedação do anonimato".

"Além disso, sabe-se que a liberdade de expressão e a própria imunidade parlamentar não possuem contornos absolutos e devem observar os limites trazidos pela Constituição, conforme já decidido pelo Supremo Tribunal Federal", disse o PGR.

Deltan Dallagnol, ex-deputado federal pelo Paraná até ser condenou à perda do mandato, por fraude à Lei da Ficha Limpa - Gabriel Cabral/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.