Baú do Cinema

A memória dos filmes e onde encontrá-los

Baú do Cinema - Hanuska Bertoia
Hanuska Bertoia
Descrição de chapéu Todas

Saiba onde ver filmes raros recuperados pela Cinemateca Brasileira

Instituição faz projeções em São Paulo, Belo Horizonte e Brasília e disponibiliza obras em site

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Cinemateca Brasileira concluiu recentemente a catalogação e digitalização de 1.785 filmes raros, produzidos entre as décadas de 1900 e 1950, alguns considerados os mais antigos da cinematografia do país.

As obras foram rodadas em nitrato de celulose, material utilizado nos primórdios do cinema e que pode entrar em autocombustão. Os títulos recuperados são uma parcela do que a Cinemateca havia reunido em seus 70 anos de história. Parte foi consumida em quatro incêndios na instituição, em 1957,1969, 1982 e 2016. Há obras de ficção, documentários, publicidade e animações.

Apenas a recuperação dessas obras já seria uma boa notícia. Mas o melhor é que parte dessas raridades já está à disposição do público em formato digital. E nos próximos dias haverá projeções gratuitas de trechos de três desses filmes em prédios de São Paulo (8 de junho), Belo Horizonte (7 de junho) e Brasília (11 de junho).

A exibição terá "Cerimônias e Festa da Igreja em Santa Maria", de 1909, o filme mais antigo do acervo em nitrato. O público também poderá assistir a cenas de "Apuros de Genésio", de 1940, esquete com o humorista Genésio Arruda para anunciar seus espetáculos em São Paulo. E, por fim, serão projetados trechos de "Amazônia e Rio Exposição de 1922", compilação de imagens feitas por Silvino Santos entre 1919 e 1926 no Norte e no Rio de Janeiro.

Obras em site

O plano da Cinemateca é disponibilizar os 1.785 filmes em seu site, no Banco de Conteúdos Culturais, que reúne filmes, cartazes, fotos e textos digitalizados desde 2009. Enquanto isso não acontece, é possível assistir, no site Viva Cinemateca, a dez das raridades, entre elas as três que serão projetadas nos prédios.

Outra pérola já disponível é "Coisas Nossas: Produção Brasileira", material promocional com bastidores do da gravação e da sincronização de áudio do filme "Coisas Nossas", um dos primeiros sonorizados do país. Há ainda "Os Tiranos", documentário produzido por professores e alunos do Seminário de Cinema, do Masp, curso pioneiro sobre o tema no Brasil, e "Desfile de Lãs", publicidade animada da Santista.

O trabalho de recuperação, catalogação e duplicação das 1.785 obras levou meses e custou R$ 17 milhões. O próximo passo será o restauro da coleção.

PROJEÇÕES GRATUITAS EM PRÉDIOS
Belo Horizonte, dia 7 de junho, das 19h às 20h
Local: esquina da rua Tupinambás com a rua da Bahia

São Paulo, dia 8 de junho, a partir das 19h
Local: Minhocão, perto da praça Roosevelt

Brasília, dia 11 de junho, das 19h às 20h
Local: Biblioteca Nacional


ONDE VER OS FILMES
Site Viva Cinemateca - Projeto Nitratos
https://vivacinemateca.org.br/nitratos/

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.