Siga a folha

Descrição de chapéu França

Incêndio atinge palácio de Versalhes, mas é controlado; não há relato de danos

Fogo começou em área do telhado onde estavam sendo feitas obras de restauração, diz porta-voz

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Um incêndio atingiu o palácio de Versalhes nesta terça-feira (11), forçando a evacuação dos visitantes de um dos locais turísticos mais movimentados da França antes de ser controlado, disse um porta-voz. Não houve relato de danos à construção.

O palácio, construído no século 17 e ampliado pelo rei Luís 14, foi a principal residência real até a Revolução Francesa e a queda da monarquia, em 1789.

O incêndio começou no telhado onde estavam sendo feitas obras de restauro, que fica no pátio de mármore, uma área pavimentada em preto e branco não muito longe do quarto do rei. "Os bombeiros chegaram. Não há chamas e não há danos no acervo", acrescentou o porta-voz.

Visitantes passam pelo Palácio de Versalhes, na França, enquanto bombeiros trabalham para apagar incêndio no local - Sarah Meyssonnier - 11.jun.24/Reuters

A fumaça foi avistada às 15h13 (horário local) e os visitantes foram evacuados como medida de segurança. O incêndio foi rapidamente extinto "com um balde de água", disseram os serviços de bombeiros e resgate do departamento à AFP.

O château e os jardins reabriram cerca de uma hora depois, de acordo com o Le Monde. Quase cem bombeiros foram mobilizados e equipes iriam permanecer no local para evitar qualquer novo surto de incêndio no sótão, acrescentou a mesma fonte.

Ninguém ficou ferido e não houve danos às coleções, informou o escritório de imprensa à Reuters.

O palácio de Versailles, o terceiro local mais visitado na França, atrás da Disneyland Paris e do Museu do Louvre, recebeu 8,1 milhões de visitantes em 2023, 77% dos quais eram estrangeiros, segundo o jornal francês.

O complexo, que inclui jardins e áreas verdes, sediará os eventos de hipismo dos Jogos Olímpicos de Paris, que começam em 26 de julho.

Em 2019, um incêndio consumiu o telhado da catedral de Notre-Dame. As chamas destruíram a chamada flecha, torre pontiaguda no centro da igreja que era um seus símbolos, e quase derrubaram as torres principais.

Com AFP e Reuters

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas