Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Entidades pedem que Ciência e Tecnologia fique fora da reforma ministerial

Em nota, SBPC e ABC manifestam preocupação com inclusão da pasta nas negociações; ministra Luciana Santos pode perder o cargo

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Em meio à possibilidade crescente de troca no Ministério da Ciência e Tecnologia, as duas principais entidades da área voltaram a pressionar o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que a pasta fique fora da reforma ministerial.

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos - Evaristo Sá/AFP

Em nota divulgada neste sábado (19), as diretorias da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC) "reiteram a preocupação já manifestada ante os riscos de que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação seja submetido a injunções partidárias que desconheçam o papel decisivo que a ciência desempenha para o desenvolvimento econômico, social e sustentável".

Um dos cenários da reforma que vêm sendo citados envolve o deslocamento do ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para a pasta da Ciência e Tecnologia, de modo a abrir espaço para o Republicanos no governo.

Ainda não há definição sobre qual seria o destino da atual ministra Luciana Santos da Ciência, que poderia assumir o Ministério das Mulheres.

"Enfatizamos a necessidade de uma clara garantia de que o Ministério da Ciência continue focado no conhecimento científico e nas necessidades de nosso povo. O futuro do Brasil não pode estar atrelado a visões do passado", diz o documento, assinado por Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC, e Helena Bonciani Nader, da ABC.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas