Mônica Bergamo é jornalista e colunista.
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Reitores da USP (Universidade de São Paulo), da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) divulgaram nesta sexta-feira (3) um comunicado em que se dizem preocupados com a proposta do governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de repartir o orçamento reservado para as prestigiadas universidades paulistas com mais outras três instituições.
Atualmente, USP, Unesp e Unicamp são financiadas pelo repasse de 9,57% da quota-parte do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) do estado.
Na proposta de diretrizes orçamentárias publicada no Diário Oficial na quinta (2), porém, o governo define que essa mesma fatia também deverá servir à Faculdade de Medicina de Marília (Famema), à Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e à Universidade Virtual do Estado de SP (Univesp).
O texto não detalha como seria feita essa repartição do orçamento entre as seis.
"A inclusão de outras três instituições no percentual de 9,57% alocado à USP, à Unesp e à Unicamp altera uma prática vigente desde 1989", afirmam os reitores Carlos Gilberto Carlotti Junior (USP), Pasqual Barretti (Unesp) e Antonio José de Almeida Meirelles (Unicamp), em comunicado conjunto.
"Nesses 35 anos, a autonomia universitária tem sido decisiva para que as três universidades sirvam, com crescente excelência, a sociedade paulista, com importantes reconhecimentos recentes, como o fato de termos uma universidade entre as cem melhores do mundo", seguem.
Os dirigentes das universidades estaduais ainda destacam que as três instituições integram rankings nacionais e internacionais por suas contribuições em todas as áreas de conhecimento, capazes de melhorar a vida de toda a sociedade.
"Esperamos que sejam garantidos canais de comunicação com o Executivo para a preservação de conquistas históricas da sociedade paulista e contamos com o apoio da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para a manutenção das condições que garantam lugar de destaque para nosso estado de São Paulo", finalizam.
MANIA DE VOCÊ
A atriz Mel Lisboa recebeu convidados na estreia do espetáculo "Rita Lee — Uma Auto-biografia Musical", em que ela dá vida à rainha do rock, no Teatro Porto, na região central de São Paulo, na noite de quinta-feira (2). O viúvo de Rita Lee, o músico Roberto de Carvalho, prestigiou a sessão. A atriz Maria Casadevall compareceu.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters