Uma onça-parda celebrada na comunidade de Los Angeles e que ajudou a inspirar um projeto de fauna urbana foi sacrificada no sábado (17).
Conhecido como P-22, o animal foi sacrificado devido a problemas de saúde que incluíam falência renal, doença cardíaca, perda crônica de peso e uma infecção dermatológica parasítica, informou no sábado o Departamento de Pesca e Animais Selvagens da Califórnia.
A onça macho foi atropelada por um carro neste mês e ficou gravemente ferida. Ela havia evitado carros durante uma década, inclusive quando atravessava uma rodovia com dez pistas.
As autoridades a capturaram na segunda-feira (12), quando ela aparentava estar agitada e atacou dois cães, matando um deles.
"A idade avançada de P-22, somada às suas condições debilitantes crônicas e à necessidade de intervenção veterinária extensa e de longo prazo, excluíram a possibilidade de um resultado positivo", informou o departamento.
Com idade estimada de 12 anos, a onça era considerada idosa para sua raça, disseram especialistas em fauna. P-22 provavelmente nasceu no lado ocidental das montanhas Santa Monica, mas passou a maior parte da vida no Parque Griffith e acumulou seguidores nas redes sociais, incluindo mais de 10 mil no Instagram.
O Parque Griffiths é o maior parque municipal de selva urbana nos Estados Unidos, mas era pequeno para um animal como P-22, embora ele vivesse ali. Recentemente o parque promoveu uma celebração para comemorar os dez anos desde que P-22 foi encontrado. Ele foi a 22ª onça-parda de um estudo a receber uma coleira de rastreamento.
Brenda Rees, que integra o conselho executivo da associação Amigos do Parque Griffith, disse que P-22 foi um dos animais que inspiraram a construção de uma ponte para animais sobre a rodovia 101.
Após a captura de P-22, ela disse: "O que aconteceu reforça a necessidade de conectividade no sul da Califórnia. É preciso que os animais possam se deslocar de uma área a outra e não sentir-se encurralados numa área restrita, como P-22 estava no Parque Griffith".
O projeto visa dar a animais de grande porte, como onças-pardas, a liberdade de deslocar-se sem precisar interagir com o espaço urbano que os cerca.
"A sobrevivência de P-22 numa ilha de floresta no coração de Los Angeles fascinou pessoas em todo o mundo e revitalizou esforços para proteger nossas espécies nativas diversas e nossos ecossistemas", disse o governador Gavin Newsom, em comunicado.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.