Poluição Plástica

Não podemos usar a reciclagem como rota de fuga da crise da poluição plástica: precisamos de uma transformação sistêmica para alcançar uma transição rumo à economia circular

 

A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo de plástico é jogado em nosso oceano.

A poluição plástica é um problema global. Aproximadamente 7 bilhões das 9,2 bilhões de toneladas de plástico produzidas de 1950 a 2017 se tornaram resíduos plásticos, que acabaram em aterros sanitários ou lixões.

Além disso, esse problema pode alterar os habitats e os processos naturais, reduzindo a capacidade dos ecossistemas de se adaptar às mudanças climáticas, afetando diretamente a subsistência de milhões de pessoas, a capacidade de produção de alimentos e o bem-estar social.

O corpo de trabalho do PNUMA demonstra que o problema da poluição plástica não existe isoladamente. Os riscos ambientais, sociais, econômicos e sanitários dos plásticos precisam ser avaliados juntamente com outros fatores de estresse ambiental, como a mudança climática, a degradação dos ecossistemas e o uso de recursos.

Reportagem
Inger Andersen, Diretora Executiva do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente participa de uma sessão de perguntas e respostas sobre as…

Featured Events

image
08 jun 2022 | UN Day Dia Mundial dos Oceanos 2022

As Nações Unidas celebram anualmente o Dia Mundial dos Oceanos em 8 de junho com um evento coordenado pela Divisão de Assuntos Oceânicos e Direito Marítimo (Escritório de Assuntos Jurídicos). O evento inclusivo oferece uma oportunidade para celebrar…

Ver mais