São muitas as versões para a origem da humanidade. A teoria da evolução responde a algumas perguntas, mas muitas pessoas crêem em outras narrativas. Uma das mais conhecidas no mundo é a que conta a saga de Adão e Eva no Jardim do Éden. Ela, porém, é apenas mais uma das chamadas cosmogonias: as explicações para o surgimento do universo e do ser humano. Durante o mês de abril, os visitantes do Espaço do Conhecimento UFMG poderão conhecer essas e outras histórias na Contação de Histórias nas Cosmogonias, que acontece em dois sábados.
Em uma grande roda na seção Cosmogonias, da exposição permanente Demasiado Humano, os participantes entenderão como os gregos viam o surgimento do homem: dos titãs Urânio e Gaia, nasce Prometeu, que rouba o fogo para dar à humanidade. Já a narrativa do povo Yorubá, que habitava a região hoje chamada de Nigéria, conta que uma galinha ajudou a espalhar a terra primordial do planeta, fruto de uma missão dada por um grande orixá aos seus filhos.
Ao longo da atividade, o público será apresentado a várias formas de enxergar a origem dos seres humanos e, assim, pensar a diversidade que nos caracteriza. No dia 8 de abril, a contação das histórias começa às 16h; e no dia 29, às 19h. A classificação indicativa é livre. A participação é gratuita, sendo necessário retirar senha na recepção do Espaço.
Contação de Histórias nas Cosmogonias Quando: 8 de abril, às 16h; 29 de abril, às 19h. Local: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH Entrada gratuita |
Vaga de estágio – Núcleo de Comunicação e Design (2025)
Inauguração: Exposição “Olhares Metropolitanos”
Educação na Praça – Trabalhando com a temática indígena na escola
Educação na Praça: práticas pedagógicas baseadas na teatralidade
Programação de dezembro (2024)