Ministro 'Taxad': Fernando Haddad vira alvo de memes após 'taxa das blusinhas'

2 min de leitura
Imagem de: Ministro 'Taxad': Fernando Haddad vira alvo de memes após 'taxa das blusinhas'
Imagem: Getty Images/Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, virou alvo de memes que o associam à criação de novos impostos. Sua imagem aparece em montagens com imagens de filmes e séries, letras de músicas e outras brincadeiras. O termo “Taxad”, trocadilho com seu sobrenome e a palavra "taxa", está entre os mais comentados no X nesta terça-feira (16).

Uma das principais reclamações dos internautas é em relação à “taxa das blusinhas”, como ficou popularmente conhecida a taxação das compras internacionais de até US$ 50 por pessoas físicas. Prevista para entrar em vigor a partir de 1º de agosto, ela incidirá nas compras em plataformas como AliExpress, Shein e Shopee, entre outras.

A taxação das compras em sites internacionais está entre as principais reclamações dos internautas.A taxação das compras em sites internacionais está entre as principais reclamações dos internautas.Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Atualmente, o consumidor paga 17% de ICMS e, no próximo mês, também deverá pagar 20% do imposto de importação se comprar de um vendedor no exterior. A retomada da taxação foi aprovada no Congresso Nacional com os defensores alegando ser necessário igualar as lojas estrangeiras às nacionais.

Essa taxação das encomendas internacionais não é o único imposto citado nos memes com Haddad. A proposta de taxação dos bilionários e o projeto de regulamentação da reforma tributária também estão entre os temas que influenciaram as postagens.

Memes com o ministro Fernando Haddad

Confira alguns dos memes do “ministro taxad” que estão circulando no antigo Twitter:

PT diz que memes “não vão pegar”

Atento aos memes vinculando Fernando Haddad aos aumentos de impostos recentes, o PT afirma que não se incomoda com as postagens. A cúpula do partido acredita que os posts sejam uma tentativa de resposta dos opositores, principalmente ligados ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, após críticas feitas pelo presidente Lula.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, declarou que a brincadeira “não vai pegar”. Ainda de acordo com o porta-voz do partido, Haddad segue fortalecido e ficará lembrado como o ministro que “desonerou”, por ações como o cashback de impostos e a ampliação da isenção do Imposto de Renda.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.