Publicidade
ziGueira

ziGueira

Baixar
  • Downloads

    -

  • Tamanho do download

    -

  • Licença

    -

  • Idioma

    -

  • Desenvolvedor

  • Lançamento

    -

  • Versão

    -

  • Requisitos mínimos

    -

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Conheça ziGueira, streamer e jogador brasileiro campeão mundial de Rainbow Six Siege

Leo “ziG” Duarte Borges Pinto, mais conhecido como ziGueira, é youtuber, streamer e jogador de Tom Clancy's Rainbow Six Siege. Atualmente, ele defende as cores do Team Liquid e se prepara para o mundial R6 Paris Major, após ter alcançado o topo do pódio na sétima temporada da Pro League. Nascido em Petrópolis, Rio de Janeiro, no dia 20 de setembro de 1988, o atleta foi considerado o melhor de 2017 pelo Premio eSports Brasil, acumula mais de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube e já fez parte dos elencos da Pain, Black Dragons, BRK e MOPA. Além disso, mesmo competindo apenas no FPS da Ubisoft, o profissional também faz vídeos e transmissões de outros games do gênero - como Call of Duty, Warface e CS:GO.

 

História

Antes da internet

O primeiro contato de ziGueira com games de tiro aconteceu em meados de 2002, quando ele começou a jogar o clássico Counter-Strike em lan houses. Algum tempo se passou e, graças à preocupação de sua mãe, que viu adultos bebendo e fumando em um dos estabelecimentos que o jovem frequentava, Leo foi presenteado com seu primeiro computador. Levando a jogatina para dentro de casa, a paixão pelo FPS só cresceu e o jogador passou a se destacar em games da saga Battlefield.
Durante boa parte de sua adolescência, ziG dividiu sua vida entre jogos eletrônicos e futebol – já que atuava como lateral esquerdo no Serrano F.C. e até conquistou alguns títulos com o time. Enquanto isso, nos games, ele participou de sua primeira BFCup e acabou em terceiro lugar pelo Battlefield Vietnam. Mesmo precisando vender sua bicicleta pra fazer melhorias no setup, o jogador continuou em atividade com o lançamento de Battlefield 2 e, aos 18 anos, já era parte do clã Nex Impetus.
Após alguns anos vivendo como imigrante na Austrália, ziGueira voltou para o Brasil, entrou no curso de engenharia da computação e se afastou dos games. Felizmente, a pausa de um ano acabou com um novo convite da Nex Impetus, que queria o jogador representando a equipe no primeiro campeonato mundial de Point Blank (PBIC 2011). Mesmo conseguindo a vaga para o time disputar o título em Seul, na Coreia, ziG teve um problema com seu passaporte e não participou das finais.

 

Nasce um influenciador digital

Apesar de ter anos de experiência nos games, foi só em 2012 que ziGueira começou a publicar conteúdo sobre o assunto na internet. Ele criou seu canal no YouTube para mostrar suas habilidades em Battlefield 3, mas começou a ganhar relevância de verdade após uma polemica: o jogador foi acusado de usar macro. Para provar que não contava com a ajuda de nenhum tipo de hack ou cheat, Leo passou a gravar vídeos dando dicas e viu seu canal crescer rapidamente. Em um ano, o atleta já tinha pelo menos 100 mil seguidores na plataforma do Google.

 

Uma nova forma de jogar

Quando o mundo conheceu a proposta competitiva de Tom Clancy’s Rainbow Six Siege, ziGueira ainda se dedicava principalmente aos títulos da franquia Battlefield. Contudo, não demorou para o FPS da Ubisoft chamar a atenção do jogador, que percebeu o interesse da desenvolvedora em investir nos esports e decidiu migrar para o novo game. Para completar, ziGueira foi contratado pela Pain Gaming e passou a representar a organização nos primeiros torneios que chegaram ao Brasil.

 

Destaque internacional

O atleta saiu da Pain em julho de 2016 e entrou numa fase focada em construir mais presença online, alimentando seu canal e realizando transmissões ao vivo. Ainda assim, começou a receber várias propostas para voltar ao competitivo e, em setembro do mesmo ano, acabou fechando com a Black Dragons. Ao lado de José “Bullet” Victor, Andre “Nesk” Oliveira, Leone “oNe” Oliveira, Lucas “Yuuk” Rodrigues e André “Sensi” Kaneyasu, ziGueira formou uma das equipes mais fortes do cenário LATAM, saiu vencedor na primeira temporada da Pro League na região, comemorou pedindo sua namorada em casamento e participou do mundial pela primeira vez – onde ficou com a prata, perdendo por 2 a 0 para a PENTA Sports.

 

Transferência polêmica

Se a primeira temporada de 2017 foi de crescimento e vitórias importantes para a Black Dragons, ninguém imaginaria que o elenco da equipe mudaria tanto para a segunda metade do ano. Ás vésperas do fechamento da janela de transferências, no dia 29 de junho, a BRK e-Sports anunciou a contratação de todos os jogadores do grupo vice-campeão mundial. A mudança pegou a própria BD de surpresa e a organização não ficou fora da quinta season por pouco.
Muitos torcedores da Black Dragons não receberam a novidade bem e os jogadores envolvidos na transferência foram bastante criticados na internet. A confusão foi tão grande, que ziGueira fez um vídeo para se pronunciar sobre o assunto e tentar mostrar o lado dos profissionais. “A nossa intenção nunca foi prejudicar a BD, a gente realmente aceitou a proposta que foi melhor. Acho que o grande problema foi a janela que estava curta”, explicou o atleta.

 

Passagem pela BRK

Mantendo o alto nível da primeira season do ano passado, ziGueira e companheiros fizeram um bom trabalho com a camisa da BRK. Prova disso foi a conquista do vice-campeonato na segunda temporada da Pro League LATAM e, consequentemente, da nova chance de disputar o título mundial. Os brasileiros começaram a etapa internacional com vitória, mandando a norte-americana Rogue para casa, mas, nas semi-finais, caíram por 2 a 0 para o time da Elevate.
Ainda em 2017, o grupo teve um bom desempenho no Brasileirão e fechou o circuito ocupando o segundo lugar. A decisão foi contra a já conhecida Black Dragons e acabou no placar avassalador de 3 a 0 - com os rivais mostrando um entrosamento absurdo e vencendo por 5 a 0 no Consulado, 5 a 3 na Fronteira e 5 a 1 no Banco.
No fim de novembro, ziGueira anunciou que ele, yuuk, nesk, Sensi e Bullet estavam deixando a BRK e-Sports em busca de uma nova organização para 2018. Enquanto o grupo não fechava com nenhuma equipe, os jogadores atuaram de forma independente usando o nome MOPA Team e participaram de algumas etapas competitivas, como as classificatórias do Six Invitational 2018.

 

Finalmente campeão mundial

Não demorou muito e, em janeiro de 2018, ziG e os amigos da MOPA foram contratados para jogar pelo Team Liquid. O primeiro grande desafio da equipe foi o Six Invitational 2018, que acabou de forma frustrante, com os brasileiros sendo eliminados ainda na fase de grupos. Felizmente, o desempenho duvidoso não se repetiu na etapa latino-americana da Pro League Season 7 e o time de ziGueira ficou em segundo, garantindo mais uma chance de trazer o título mundial para casa.
Mostrando maturidade e entrosamento, a campanha do Team Liquid nas finais da sétima temporada da Pro League foi emocionante. O grupo de ziG, que já contava com Thiago “xS3xyCake” Reis e Paulo “psk1” Augusto (no lugar de yuuk), virou por 3 a 2 encima da gigante PENTA Sports e colocou os brasileiros no topo do mundo. Os jogadores comemoraram tatuando a conquista em seus antebraços e agora se preparam para um desafio ainda maior: o Six Paris Major, campeonato que vai reunir as 16 melhores equipes do planeta e dar U$ 350,000 mil dólares em prêmios.

 

Principais títulos

1º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 1 Ano 2 (2017)
2º Lugar - ESL Pro League Season 1 Ano 2 (2017)
2º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 2 Ano 2 (2017)
2º Lugar – Brasileirão (2017)
2º Lugar – ESL Pro League LATAM Season 7 (2018)
1º Lugar – ESL Pro League Season 7 (2018)

 

Times

Pain Gaming: 2015/2016
Black Dragons: 2016/2017
BRK e-Sports: 2017
MOPA Team: 2017/2018
Team Liquid: 2018/Presente

O ex-jogador da Team Liquid xingou jogadores que usavam hacks em uma live

ziGueira é banido da Twitch por 30 dias por 'discurso de ódio'; entenda

Relembre cinco pro players que encerraram suas carreiras neste ano

ziGueira e Takeshi: veja jogadores brasileiros que se aposentaram em 2019

Grandes nomes do cenário competitivo, como Link, kNg- e Tfue, já protagonizaram atritos com orgs

Relembre jogadores e times que se desentenderam no CS:GO, LoL e R6

Shini, kNg, ziGueira: pro players tiveram conflitos com outras personalidades dos esportes eletrônicos

CS:GO e LoL: relembre 'desavenças' entre jogadores nos esports

Campeão mundial em 2018, jogador deixa os esports para morar com esposa

Rainbow Six: ziGueira se aposenta e abandona cenário competitivo

Resultado da votação será revelado em evento nesta quarta-feira (19)

Conheça os indicados ao Prêmio eSports Brasil 2018

Figura ativa no Twitter e redes sociais, o atleta carioca é um dos principais nomes do R6 brasileiros

ziGueira além do Rainbow Six: 5 curiosidades sobre o jogador brasileiro

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.