Publicidade
Capa Wiki Gaules

Gaules

Dados pessoais

Gaules

Gaules

Fórum

Você ficou com alguma dúvida? Visite o Fórum TechTudo e peça ajuda para a comunidade.

Gaules

Alexandre Borba Chiqueta, o “Gaules”, é um streamer de esportes eletrônicos da Twitch que tem como jogo principal o Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO). Ex-técnico e jogador profissional de Counter-Strike 1.6, Gaules é, atualmente, um dos maiores criadores de conteúdo do mundo. Em 2022, fez a live de maior audiência do Brasil, quando atingiu 710 mil espectadores simultâneos no jogo entre Imperial e Cloud9 pelo PGL Major Antwerp 2022. Ele também faz parte da equipe de influenciadores da Red Bull e possui contrato com a National Basketball Association (NBA), passando os jogos da liga norte-americana em seu canal.

Início da carreira

Gaules começou a jogar Counter-Strike com 14 anos e frequentava diariamente a Monkey Tatuapé, lan house que ficava localizada na capital paulista. O sonho dele era fazer parte do time da casa, pois assim não precisaria pagar pelas horas de jogo no local. Após muita insistência, Gaules conseguiu realizar seu desejo e passou a competir pelo time da Monkey.

Contudo, em 2001, a franquia de lan houses resolveu unificar suas muitas equipes e Gaules ficou sem espaço no elenco. Assim, o atual streamer decidiu montar seu próprio time ao lado de Rodrigo “crash” Rodrigues e outros amigos. Foi quando surgiu a lendária tag g3nerationX (g3x).

Período no g3x

Em pouco tempo, o g3x ganhou bastante relevância no cenário brasileiro e o primeiro grande título da equipe foi o World Cyber Games Brasil (WCG) Brasil 2001. A vitória levou o elenco a jogar o torneio internacional de mesmo nome, realizado em Seul, na Coreia da Sul. Por lá, o g3x teve um bom desempenho, conseguindo a classificação aos playoffs em primeiro lugar do grupo C. Entretanto, perdeu logo na primeira partida da etapa final para a finlandesa All-Stars, que viria a ficar em terceiro lugar geral.

De 2002 em diante, o g3x viria a ser uma das principais equipes do Brasil, vencendo diversos títulos nacionais e regionais. Entre 2003 e 2007, a tag passou a rivalizar diretamente com o Made in Brazil (MIBR) nos principais campeonatos do país e chegou a participar de grandes competições internacionais também, como as CPL Winter e Summer e a WCG de 2005.

De jogador a coach

Em 2007, após o g3x perder o patrocínio da Intel, Gaules e seus companheiros acabaram indo para o rival MIBR, que tinha movido o time principal para o Counter-Strike: Source. Contudo, pouco tempo depois, Gaules decidiu dar seu lugar no elenco para Bruno “bit1” Lima e virar treinador.

A alteração deu muito certo e sob o comando do atual streamer, o MIBR venceu a DreamHack Winter 2007, batendo a Fnatic de Patrik "f0rest" Lindberg nas quartas de final e a SK Gaming de Abdisamad "SpawN" Mohamed na grande final.

Criação de empresas

Após o período como treinador, Gaules decidiu deixar os esportes eletrônicos em 2008. Com o recém-conquistado diploma em Marketing, ele foi trabalhar na Samsung, onde ficou até 2010. Naquele ano, foi convidado pela empresa a assistir o WCG e a paixão pelos esports foi reacendida. Com isso, deixou a multinacional para fundar sua própria empresa, a Seleção Brasileira de Games, com intuito de apoiar o cenário nacional e profissionalizar os times do país.

Da SBG surgiram a Brazil Gaming League, a Agência X5 e a Mega Arena X5, todas sob o comando de Gaules. Entretanto, em 2017, os negócios começaram a desandar e o ex-jogador teve que vendê-los. Com o dinheiro da venda, ele investiu em outras empresas, mas que também não foram para frente. Daí em diante, Gaules se viu falido e em uma profunda depressão, que quase o fez tirar a própria vida.

Migração para stream

Sem dinheiro até para comer, Gaules recorreu à internet para sobreviver. Começou com um canal no YouTube em 2017 e depois migrou para a Twitch, que vinha em uma grande ascensão naquele ano. Aos poucos, seu canal na plataforma de streaming foi crescendo, principalmente pelas maratonas de live que fazia e pela conexão que obteve com o público.

Em setembro de 2018, o streamer conseguiu o feito de ser o canal de Counter-Strike mais assistido do mundo, solidificando de vez seu nome como um dos maiores do Brasil nos esports. De lá para cá, Gaules virou um fenômeno em diversas esferas, conseguindo parcerias de peso com grandes empresas, como a Omelete & Co., Red Bull, Stock Car e até a liga norte-americana de basquete, a NBA.

Principais títulos no Counter-Strike 1.6

World Cyber Games Brasil 2001

CPL Summer 2022 - Brazil

LatinCup 2004

CPL Winter 2004 - Brazil Qualifier

World Cyber Games Brasil 2005

World Cyber Games Brasil 2006

CPL Brazil 2006

Brazil Cup 2007

World Cyber Games Brasil 2007

Times

- Como jogador

g3nerationX - 2001 a 2007

MIBR - 2007

- Como treinador

MIBR - 2007 a 2008

Com informações de Liquipedia, Esportspedia e ESPN

Relacionados

Leia mais

  • Gaules foi o segundo streamer do mundo mais assistido no primeiro trimestre de 2021

    1 de 7 imagens

    Gaules foi o segundo streamer do mundo mais assistido no primeiro trimestre de 2021

    Foto: Reprodução/Twitter Gaules

  • Início das streams em 2017 foi uma forma de Gaules superar a depressão

    2 de 7 imagens

    Início das streams em 2017 foi uma forma de Gaules superar a depressão

    Foto: Reprodução/YouTube Gaules

  • Gaules foi o primeiro streamer a transmitir uma partida da NBA na Twitch, em 2020

    3 de 7 imagens

    Gaules foi o primeiro streamer a transmitir uma partida da NBA na Twitch, em 2020

    Foto: Reprodução/Instagram Gaules

  • Gaules atuou como treinador da MIBR entre 2007 e 2008

    4 de 7 imagens

    Gaules atuou como treinador da MIBR entre 2007 e 2008

    Foto: Reprodução/Twitter Gaules

  • Gaules é um dos streamers mais assistidos do mundo na Twitch

    5 de 7 imagens

    Gaules é um dos streamers mais assistidos do mundo na Twitch

    Foto: Reprodução/Twitter

  • Gaules foi eleito a Personalidade e i Streamer do Ano no Prêmio eSports Brasil 2020

    6 de 7 imagens

    Gaules foi eleito a Personalidade e i Streamer do Ano no Prêmio eSports Brasil 2020

    Foto: Reprodução/SporTV

  • No CS 1.6, Alexandre "gAuLeS" Borba encontrou sucesso como jogador e coach

    7 de 7 imagens

    No CS 1.6, Alexandre "gAuLeS" Borba encontrou sucesso como jogador e coach

    Foto: Divulgação/Facebook Alexandre Gaules Borba

Torneio começa nesta quarta-feira (03), com transmissão gratuita no YouTube, Twitch e streaming; confira tudo o que você precisa para acompanhar os jogos

Esports World Cup: como assistir aos jogos de LOL, CS2 e mais ao vivo

Após Major de CS:GO em 2022 e IEM 2023, campeonato de Counter-Strike volta ao Rio para inaugurar era do CS2

IEM Rio 2024 será primeiro torneio de CS2 no Brasil; veja data e preços

Representantes do Brasil tiveram ótima atuação fase de abertura e seguem sonhando com o título mundial; confira todos os detalhes

Major Copenhagen 2024: veja brasileiros classificados e jogos na 2ª fase

Este é o primeiro campeonato de Counter-Strike 2 e será sediado na cidade de Copenhagen de 17 a 31 de março; confira todos os detalhes sobre a competição de CS2

Major Copenhagen 2024: veja jogos e tabela dos brasileiros no mundial de CS2

ENCE, G2 e mais equipes disputam na LANXESS arena o título da IEM Cologne 2023; confira todos os detalhes

IEM Cologne 2023: veja tabela e resultados dos playoffs do torneio de CS:GO

ENCE, Heroic, Cloud9, G2 Sports, Team Vitality e Astralis garantem vaga na semifinal e seguem na disputa do título; veja detalhes sobre a fase de grupos e tudo sobre o 'mata-mata'

IEM Cologne 2023: resumo da fase de grupos e tudo sobre os playoffs

Atual campeã FaZe Clan e mais 15 equipes buscam levantar a taça na Catedral do Counter-Strike

IEM Cologne 2023: veja tabela e resultados da fase de grupos

FURIA e Imperial se despediram ainda na fase de entrada da competição; veja todas as equipes que estarão na fase de grupos

IEM Cologne 2023: veja resumo do Play-In e times na fase de grupos

Fase de entrada do campeonato internacional de CS:GO conta com duas equipes brasileiras que podem chegar a se enfrentar; veja a programação completa e saiba como assistir

IEM Cologne 2023: como assistir aos jogos de FURIA e Imperial no Play-In

FURIA e Imperial estão na briga por uma vaga na fase de grupos da competição realizada na Alemanha; veja a tabela completa e os resultados da etapa classificatória

IEM Cologne 2023: veja tabela e resultados do Play-In no torneio de CS

Em breve!

Estamos providenciando conteúdo dessa página, aguarde.