Foto: Reprodução/BBC
Pornografia com IA: como evitar que seu rosto seja utilizado em vídeos falsos
Foto: Luciana Maline/TechTudo

Já existem casos de criminosos que utilizam inteligência artificial (IA) para criar nudes falsos e vídeos pornô a partir de técnicas deepfake. Por isso, entenda como funciona a prática e saiba como se proteger!

Foto: Divulgação/Freepik (wayhomestudio)

Como identificar um nude falso?

Nudes fake tendem a ter uma qualidade reduzida, com possíveis pixels borrados ou distorcidos. Além disso, é comum haver uma iluminação inconsistente ou estranha, além de erros como cabelos ou roupas que parecem "encaixados".

Foto: Divulgação/Freepik (wayhomestudio)

Como evitar ser vítima do pornô deepfake?

Por se tratar de uma tecnologia nova, ainda não há formas totalmente eficazes de se proteger contra o pornô deepfake. Contudo, existem algumas recomendações que podem ajudar a minimizar o risco. Veja, a seguir, o que fazer!

Foto: Eduardo Manhãs/TechTudo

1. Deixe os seus perfis privados

Sem acesso ao seu conteúdo, golpistas terão mais dificuldade de replicar a imagem, já que encontrar registros de pessoas anônimas online pode ser mais difícil do que parece. A medida ainda ajuda a proteger dados sensíveis.

Foto: TechTudo

2. Cuidado ao compartilhar fotos e vídeos

O cuidado deve ser ainda maior na hora de compartilhar nudes para evitar vazamentos e outros crimes. As imagens podem ser usadas para fins maliciosos, como chantagem, extorsão, perseguição e estupro virtual.

Foto: Divulgação/Getty Images

3. Reforce as senhas e proteja-se de vírus

É recomendável criar senhas complexas e únicas para cada conta online, utilizando, por exemplo, uma combinação de letras maiúsculas, minúsculas, números e caracteres especiais.

Foto: Reprodução/Canva

Para evitar softwares maldosos e proteger a privacidade, é aconselhável adotar medidas como a instalação de um antivírus confiável e a atualização frequente dos softwares, navegadores da web e sistemas operacionais utilizados.

Foto: Pexels/Andrea Piacquadio

Fui vítima de pornô deepfake, e agora?

Apesar de ser um crime virtual, o pornô deepfake pode ser denunciado em qualquer delegacia. Além da denúncia policial, a vítima também pode buscar ajuda jurídica para solicitar a remoção da publicação e uma indenização por danos morais.

Foto: Reprodução/Adobe Stock

Inteligência Artificial: 5 perigos do desenvolvimento de IA para o futuro