Foto: Unsplash/icons8 team
Prós e contras: veja razões para comprar um fone de ouvido com fio — ou não
Foto: Unsplash/CD-x

Fones de ouvido com ou sem fio? A escolha depende das suas necessidades pessoais, estilo de vida e orçamento.

Ambos têm suas vantagens e desvantagens, e, para te ajudar, vamos listar os prós e contras de escolher o fone com fio. Confira.

Foto: Unsplash/Math

1. Eles são mais acessíveis

Fones com fio costumam ser mais baratos devido à sua simplicidade de fabricação. Sem a necessidade de componentes Bluetooth e bateria, sua produção é mais barata, fazendo com que você encontre modelos de alta qualidade não tão caros.

Prós do fone de ouvido com fio

Foto: Unsplash/Kiran CK

2. Sua vida útil é superior

Fones de ouvido com fio têm menos componentes que podem falhar. Além disso, eles não dependem de baterias, que se desgastam com o tempo. Assim, os fones tendem a durar mais e são geralmente mais resistentes.

Foto: Unsplash/Alex Gruber

3. Qualidade de som costuma ser boa

Fones de ouvido com fio costumam oferecer qualidade de som superior. Como o áudio é transmitido pelo cabo, eles podem fornecer maior fidelidade sonora, incluindo modalidades lossless de serviços de streaming.

Foto: Divulgação/ELG

4. Não têm problemas de latência

Fones de ouvido com fio eliminam problemas de latência comuns em fones sem fio. Assim, você não precisa se preocupar com o atraso no som ao assistir vídeos, filmes ou jogar.

Foto: Unsplash/Kiran CK

5. Não precisa recarregar

Fones de ouvido com fio não necessitam de bateria, o que elimina a preocupação com a recarga. Isso os torna ideais para longos períodos de uso sem interrupção.

Foto: Unsplash/The Average Tech Guy

1. Não funcionam em todos celulares

Muitos smartphones modernos estão eliminando as entradas para fones. Ou seja, você vai precisar usar um adaptador junto com o seu fone com fio.

Contras do fone de ouvido com fio

Foto: Pexels/Andrea Piacquadio

2. Não são muito versáteis

Devido ao fio, os fones proporcionam menos liberdade de movimento. Assim, não são ideais para uso durante atividades físicas, passeios ou em locais onde cabos podem ser um incômodo.

Foto: Reprodução/Amazon

3. Fones sem fio podem ter recursos extras

Fones de ouvido sem fio costumam oferecer uma variedade de recursos adicionais, como controles para ajuste de equalização do som, modos específicos para audição, compatibilidade com assistentes de voz e cancelamento ativo de ruído.

Foto: Unsplash/Elice Moore

4. Fios podem ser um problema

Os problemas mais comuns em fones com cabo são a quebra do fio ou na conexão com o plug. É até possível consertar, mas muitas vezes o fone se torna descartável. Nas versões mais baratas, os fios costumam ser mais frágeis também.

Foto: Unsplash/Insung yoon

Decidiu por um fone de ouvido Bluetooth? Conheça 8 opções a partir de R$ 119 👇