Foto: Reprodução: Pexels/MART PRODUCTION
Os golpes do Pix mais comuns em 2022 e como se proteger deles em 2023
Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

O Pix facilita a vida de todos os brasileiros e se tornou um dos principais meios de pagamento do país. Acontece que, desde o seu lançamento, vários golpes foram criados.

Para ajudar você a se proteger, o TechTudo lista e explica as principais fraudes de 2022. Confira! 👉

Foto: Unsplash/Kira auf der Heide

1. Golpe Natalino

Até no Natal, época que remete a harmonia e renovação, os golpistas não param. No início de dezembro, surgiu uma falsa campanha no WhatsApp informando que o banco digital Nubank estaria prometendo um Pix de R$ 50.

Foto: Reprodução/Pexels

A mensagem acompanha um link, que tem o propósito de roubar os dados do usuário. Por isso, o primeiro passo para se proteger é desconfiar e não clicar. Em vez disso, busque informações no site oficial da empresa.

Foto: Pexels/Ravi Roshan

2. Robô do Pix

O robô do Pix é um falso aplicativo que promete automatizar a publicação de comentários em posts de sorteios no Instagram e aumentar as chances de ganhar as promoções. Atraídos pela promessa de dinheiro falso, muitos pagam pelo app.

Foto: Pexels/Geri Tech

O robô, é claro, não funciona, e a vítima apenas perde o dinheiro. Para se proteger, o indicado é sempre desconfiar de ofertas milagrosas e não contratar serviços suspeitos.

Foto: Reprodução/Unsplash

3. Robô multiplicador de Pix

Neste golpe, criminosos convencem a vítima a fazer um Pix inicial, com a promessa de receber um retorno até 10 vezes maior. Para não cair, desconfie de quem promete dinheiro fácil e não insira seus dados em sites desconhecidos.

Foto: Unsplash/Markus Winkler

4. Golpe do QR Code

Neste golpe, os criminosos usam QR Codes para roubar dinheiro e dados das vítimas. Eles modificam o código de estabelecimentos legítimos e, dessa forma, a vítima é levada a uma página maliciosa.

Foto: Unsplash/David Dvoracek

Como forma de proteção e segurança, estabelecimentos devem sempre checar os códigos que ficam à mostra. Clientes, por sua vez, precisam prestar atenção aos dados de pagamento antes de efetuar a transferência.

Foto: Reprodução/Unsplash

5. Clonagem de WhatsApp

Após clonarem o WhatsApp da vítima, os golpistas entram em contato com amigos e familiares pedindo dinheiro.

O roubo de quantias pelo app existe antes mesmo do Pix, mas ficou ainda mais fácil com a chegada do sistema, que é instantâneo.

Foto: Reprodução/Mariana Tralback

Para não cair nessa fraude, desconfie de pedidos de Pix que chegam pelo WhatsApp. Se a pessoa for próxima, experimente ligar ou fazer perguntas que somente ela saberia responder.

Foto: Reprodução/Pexels

6. Golpe do comprovante falso

Se você costuma vender pela Internet, cuidado com os comprovantes que recebe. Neste golpe, os criminosos alteram os dados do documento. Para se proteger, atente-se aos detalhes, como data e horário, e confirme se o dinheiro caiu na conta.

Foto: Reprodução/Unsplash/Asterfolio

7. Cadastro no Pix

Neste golpe, os criminosos enviam mensagens incentivando as vítimas a se cadastrarem no Pix, com o objetivo de roubar dados pessoais. Para se proteger, utilize apenas os apps e sites oficiais dos bancos para pagamentos e cadastro de chaves.

Foto: Reprodução/Unsplash/Alexander Grey

Conheça os 8 golpes online que marcaram 2022 👇