Foto: TechTudo
📡 Entenda o leilão do 5G em 6 fatos

A Agência Nacional de Telecomunicações dá início ao leilão da internet 5G em 4 de novembro. A expectativa é de que resultado completa seja conhecido em até 24 horas. O assunto está na pauta do dia. Conheça 6 fatos.

Foto: Divulgação/Anatel
1️⃣ Será mais veloz…

A internet móvel de 5ª geração adota um formato mais eficiente de transmissão de dados. Em laboratório, o aumento de velocidade é da ordem de 20x até 100x. Na prática, os países mais avançados alcançam velocidade média acima de 300 Mega.

Foto: TechTudo
2️⃣ …mas pode demorar

No leilão da Anatel, as operadoras poderão comprar faixas de frequência onde o sinal 5G irá trafegar. Será necessário instalar antenas específicas para isso nas cidades. O cronograma começa em 2022 e vai até 2029.

Foto: Divulgação/HMD Global
3️⃣ Você vai precisar comprar um celular compatível…

O sinal 5G depende de um modem específico, compatível com esta forma de tráfego de dados, que precisa estar embutido nos equipamentos eletrônicos. Em outras palavras, será necessário um smartphone 5G em mãos para aproveitar a novidade.

Foto: Divulgação/Realme
4️⃣ …mas talvez já tenha um

Pelo menos desde 2020 são lançados no Brasil smartphones 5G. Hoje em dia há opções de Apple, Motorola, Realme, Samsung e Xiaomi, entre outras. O recurso antes era exclusivo de itens caros, mas hoje é visto em modelos intermediários.

Foto: Thássius Veloso/TechTudo
5️⃣ Hoje em dia alguns aparelhos estampam “5G”…

Donos de iPhone 12, por exemplo, esbarram com aviso de 5G na parte de cima do telefone desde o lançamento, em 2020. Significa que estão numa rede mais moderna.

Foto: Reprodução/Xiaomi
6️⃣ …mas ainda não é o 5G puro

Trata-se do DSS, uma tecnologia transitória que dá ganhos de velocidade nas radiofrequências usadas atualmente pelo 4G. No entanto, o 5G puro depende de faixas exclusivas – justamente o que a Anatel estará leiloando.