Reviews
Publicidade

Por Bernardo Dabul; Por TechTudo

Minecraft: Story Mode deixou muitas pessoas confusas ao ser anunciado. Baseado em um game em que a liberdade total do jogador de criar sua aventura é um dos principais atrativos, introduzir uma história nesse universo não seria uma escolha que muitos fariam. Mas a desenvolvedora Telltale Games ousou desbravar este novo lado da franquia, com resultados em grande parte positivos. Confira o review completo!

A história começa com Jesse (podendo ser tanto homem ou mulher, dependendo da escolha do jogador) e seus amigos se preparando para a Edercon, uma competição de construção no mundo de Minecraft. Sem estragar o resto do episódio, basta dizer que logo após a competição, a história toma um rumo diferente (e mais interessante), onde Jesse deve se mostrar mais que apenas um(a) construtor(a).

MinecraftSM-capa — Foto: TechTudo
MinecraftSM-capa — Foto: TechTudo

Em geral, a narrativa é muito divertida, porém, um tanto curta. Com duração de apenas 90 minutos, o primeiro episódio termina em um momento crítico da trama, deixando o jogador desejando mais. Por outro lado, é bem claro que a desenvolvedora teve extremo cuidado ao escrever o roteiro para respeitar o mundo original de Minecraft. Existem também várias referências que veteranos da franquia notarão, sem também alienar novatos.

Para aqueles que já jogaram Tales from the Borderlands ou The Walking Dead, o gameplay não será nenhuma novidade. A principal mecânica de Minecraft: Story Mode é fazer escolhas nos diálogos, selecionando o que Jesse irá responder. As decisões tomadas pelo jogador podem ter efeitos imediatos (seguir por caminho A ou B), assim como repercussões futuras e mais graves.

Nos últimos tempo a desenvolvedora vem tornando-se mais ousada com as diferenças entre cada escolha e Minecraft continua assim, oferecendo caminhos diferentes para que o jogador siga, além de incentivar o fator replay.

MinecraftSM-jesse — Foto: TechTudo
MinecraftSM-jesse — Foto: TechTudo

Por outro lado, ainda existem momentos onde o jogador é livre para explorar um cenário. Estes servem primariamente para investigar o ambiente e conversar com seus aliados aprofundando-se no mundo do jogo. Nenhum destes detalhes é essencial para a narrativa e acaba deixando a experiência como um todo mais lenta.

Graficamente, a apresentação de Minecraft: Story Mode é ótima. Os visuais respeitam o jogo original, porém ainda possuem fluidez nos movimentos, de forma que não fique uma experiência desgastante. A performance em geral é bem estável, mas durante os testes houve alguns bugs que fizeram com que o céu desaparecesse por alguns quadros. Nada que quebre o ritmo, apesar de ainda ser um incômodo.

Minecraft Story Mode está legendado em português do Brasil (Foto: Divulgação / Telltale Games) (Foto: Minecraft Story Mode está legendado em português do Brasil (Foto: Divulgação / Telltale Games)) — Foto: TechTudo
Minecraft Story Mode está legendado em português do Brasil (Foto: Divulgação / Telltale Games) (Foto: Minecraft Story Mode está legendado em português do Brasil (Foto: Divulgação / Telltale Games)) — Foto: TechTudo

Em termos de áudio, a apresentação é espetacular. Os sons do jogo são idênticos aos de Minecraft, logo a imersão nesse ponto é executada com perfeição. A atuação em geral também está ótima, trazendo os personagens na tela à vida apesar de serem feitos de cubos. A performance de Patton Oswalt como Jesse (masculino) está especialmente fantástica.

Minecraft: Story Mode mostra que não há franquia que não possa ser adaptada ao estilo de jogo da Telltale Games. A história entretém e o jogo é extremamente fiel ao material original. Definitivamente vale a pena conferir para os fãs da desenvolvedora, assim como os de Minecraft!

Qual melhor jogo ação-aventura para PC? Opine no Fórum do TechTudo!

8.3

Gráficos
8
Jogabilidade
7
Diversão
9
Som
9

Prós

  • Patton Oswalt
  • Referências a Minecraft
  • Narrativa

Contras

  • Alguns bugs visuais
  • Final repentino

Mais recente Próxima Review Skyhill
Mais do TechTudo