Streaming
Publicidade
Por , para o TechTudo

Os filmes clássicos do cinema sã conhecidos pelas tramas épicas que marcaram gerações e influenciam produções até hoje. Felizmente, é possível assistir a clássicos de Hollywood de comédia, aventura, romance e ação em streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Max (antiga HBO Max) e Globoplay . Alguns exemplos de longas com enredos premiados e reconhecidos pela crítica são O Poderoso Chefão (1972), 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968) e Cidade de Deus (2002).

Para que você encontre o clássico do cinema que mais combina com você, o TechTudo listou grandes obras amplamanete reconhecidas pela crítica e que arrancam elogios em portais como o Rotten Tomatoes. Na lista, a seguir, você encontra filmes de diretores renomados como Quentin Tarantino (Kill Bill), Steven Spielberg (E.T) e Alfred Hitchcock (Os Pássaros). Confira lista completa com enredo, elenco e repercussão de cada uma das obras.

Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais aclamados no exterior — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
Cidade de Deus é um dos filmes brasileiros mais aclamados no exterior — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Confira os títulos inclusos na lista organizada pelo TechTudo de filmes clássicos:

  1. Forrest Gump (1994)
  2. O Poderoso Chefão (1972)
  3. Psicose (1960)
  4. Cidade de Deus (2002)
  5. Titanic (1997)
  6. 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968)
  7. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)
  8. Curtindo a Vida Adoidado (1986)
  9. Três Homens em Conflito (1966)
  10. Pulp Fiction (1994)
  11. Alien: O Oitavo Passageiro (1979)
  12. Um Corpo que Cai (1958)
  13. De Volta Para o Futuro (1985)
  14. Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)
  15. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

1. Forrest Gump (1994)

Se as histórias de Forrest são sorte, mentira ou verdade, ninguém sabe. A única coisa certa é que ele continua apaixonado pela mesma garota que conheceu quando era criança. Como um homem de QI abaixo da média, Forrest se acostumou a ser subestimado. Mas ele surpreende quem o cerca contando sobre suas experiências. Você pode conferir as reviravoltas da trama na Netflix.

Nada menos do que seis Oscars brilham no currículo de Forrest Gump, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Diretor para Robert Zemeckis (De Volta para o Futuro). Os feitos do longa não param por aí, além do elenco premiado, formado por Tom Hanks (O Náufrago), Robin Wright (Corpo Fechado) e Gary Sinise (Ratos e Homens), o filme também ganhou reconhecimento no IMDb onde é o 11° mais bem avaliado, com nota 8,8. Seu mérito é ainda mais óbvio entre os críticos do Rotten, que consideraram a "odisséia caprichosa" digna de um selo com aprovação de 76%.

O ingênuo contador de histórias Forrest Gump tem como maior inspiração sua mãe — Foto: Reprodução/IMDb
O ingênuo contador de histórias Forrest Gump tem como maior inspiração sua mãe — Foto: Reprodução/IMDb

2. O Poderoso Chefão (1972)

Entre questões familiares e um negócio local para administrar, uma nova liderança se ergue na família Corleone. Michael, um dos filhos do mafioso italiano mais poderoso da região, se vê na obrigação de defender seu pai e seu império quando o novo mercado de drogas ameaça a cidade e sua família. Os muitos inimigos e rivais pelo poder querem que a família facilite as negociações, mas Don Corleone está disposto a tornar tudo mais difícil. O clássico está disponível na Netflix e Star+.

Definido como "um dos maiores sucessos comerciais e de crítica de Hollywood", segundo o consenso do Rotten, o longa de Francis Ford Copolla (Apocalypse Now) é dono de 97% de aprovação da crítica no portal. O Poderoso Chefão conta com as performances consagradas de Marlon Brando (O Último Tango em Paris) ganhador do Oscar, e Al Pacino (Serpico). Mais duas estatuetas brilham em sua repercussão, a de Melhor Roteiro e Melhor Filme, dignas de um filme dono do segundo lugar na lista de melhores do IMDb, onde sua nota é 9,2.

Marlon Brando é o chefe de máfia Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão — Foto: Divulgação/IMDb
Marlon Brando é o chefe de máfia Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão — Foto: Divulgação/IMDb

3. Psicose (1960)

Psicose é um desses filmes que merecem reconhecimento por terem inovado e reinventado seu gênero. Na trama, acompanhamos uma secretária que se tornou uma fugitiva após roubar o escritório para ser feliz com seu amante. O plano só desanda quando ela decide ficar em Motel de estrada com um atendente super suspeito. A obra está disponível na Globoplay e no Max.

Segundo os críticos do RT, o diretor Hitchcock (Os Pássaros) merece seu título como criador do terror moderno porque "Psicose foi filmado com tato, graça e arte". Não à toa, o longa foi aprovado com 97% no tomatômetro. Anthony Perkins (O Abismo Negro) é o grande responsável pela performance assustadora e marcante, e contracena com Janet Leigh (Sob o Domínio do Mal) e Vera Miles (Rastros de Ódio). No IMDb, o longa é considerado o 35° mais bem avaliado graças a sua nota 8,5 e com certeza por suas quatro indicações ao Oscar.

Psicose é baseado em um romance escrito por Robert Bloch — Foto: Divulgação/Universal Studios
Psicose é baseado em um romance escrito por Robert Bloch — Foto: Divulgação/Universal Studios

4. Cidade de Deus (2002)

Poucos longas brasileiros chegam a ter reconhecimento e sucesso internacional, mas os feitos de Cidade de Deus tornaram-o um clássico do cinema. O filme nos convida a vivenciar a dura realidade da comunidade do Rio de Janeiro, mas com diferentes trajetórias. A história acompanha um menino que teme o mundo das drogas tenta seguir a vida como fotógrafo, e outro que acaba entregue a vida do tráfico. O futuro de ambos é incerto e pode ser conferido no catálogo da Netflix e Globoplay.

Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel) e Kátia Lund (Anaconda) se provaram gênios com seu trabalho de direção em Cidade de Deus, indicado a quatro Oscars e ocupante do 25° lugar na lista de melhores do IMDb. O protagonismo em tela é dividido entre Alexandre Rodrigues (Aruanas), Leandro Firmino (Goitaca) e Douglas Silva (Ensaio Sobre a Cegueira). No RT, o filme tem aprovação de 92%. No IMDb, a nota da obra totaliza 8,6.

Gangue do Zé Pequeno, vilão do filme Cidade de Deus — Foto: Reprodução/IMDb
Gangue do Zé Pequeno, vilão do filme Cidade de Deus — Foto: Reprodução/IMDb

5. Titanic (1997)

O naufrágio mais famoso do cinema – e um dos mais trágicos da história – foi adaptado para as telas e ovacionado pelos críticos. Na história de Titanic, acompanhamos desde o início da viagem inaugural do navio até seu último vislumbre da superfície. Tudo isso como plano de fundo para o romance de Rose e Jack, que se apaixonam no barco. Para assistir ao longa na Star+, é necessário estar pronto para as cenas de pânico, caos e tristeza que seguem o curto percurso da embarcação.

O longa de James Cameron (Avatar) está entre os que mais acumulam estatuetas do Oscar, reunindo um total de 11 prêmios que incluem Melhor Filme e Diretor. Os especialistas do Rotten afirmam que o longa é "um triunfo quase absoluto para James Cameron", e com certeza também para as carreiras de Kate Winslet (Foi Apenas Um Sonho) e Leonardo DiCaprio (Era Uma Vez em Hollywoody). No RT, o filme tem 88% de aprovação e nota 7,9 no IMDb.

Titanic é estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet — Foto: Reprodução/IMDb
Titanic é estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet — Foto: Reprodução/IMDb

6. 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968)

Na trama, os estudiosos da civilização terrestre buscam entender se há vida fora da Terra desde que notaram os sinais emitidos por uma estrutura chamada monolito negro. O mistério perdura até que a humanidade finalmente reúne tecnologia e pessoas para embarcarem em uma viagem de descoberta. Os perigos que os aguardam, no entanto, podem vir de dentro da nave. É possível alugar a obra no Apple TV+.

Dirigido por Stanley Kubrick (O Iluminado) o filme tem um Oscar e acumula fãs até hoje, fato comprovado por seu lugar entre os 100 filmes mais bem avaliados do IMDb, junto à sua nota 8,3. No elenco da obra pioneira de ficção científica estão Keir Dullea (David e Lisa), Gary Lockwood (Star Treck) e William Sylvester (Gorgo), entre outros. Para o RT, o filme é "um dos mais influentes de todos os filmes de ficção científica" e um tomate super fresco de 91% de aprovação.

Cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço que mostra a parte interior da nave Discovery One — Foto: Divulgação/Warner Bros.
Cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço que mostra a parte interior da nave Discovery One — Foto: Divulgação/Warner Bros.

7. Os Caçadores da Arca Perdida (1981)

Indiana Jones é um arqueólogo aventureiro que está em busca de mais uma relíquia perdida: a Acra da Aliança, que tona o portador do artefato invencível. Contudo, graças ao poder que a peça possui, ele terá que disputar com o próprio Adolf Hitler e o exército nazista para ter sua posse. A obra está disponível tanto na Disney, quanto no Globoplay.

Dirigido por Steven Spielberg (E.T.: O Extraterrestre), o filme foi vencedor em quatro categorias do Oscar, entre elas a de Melhor Filme. Harrison Ford (O Fugitivo) também ganhou notoriedade por seu papel como Indiana, junto à Karen Allen (Starman: O Homem das Estrelas). Os Caçadores da Arca Perdida arrecadou 93% de aprovação no tomatômetro e 8,4 no IMDb, onde é o 60° longa mais bem avaliado.

Este é o primeiro filme da saga Indiana Jones e o segundo da cronologia da franquia de aventura — Foto: Divulgação/Paramount Pictures
Este é o primeiro filme da saga Indiana Jones e o segundo da cronologia da franquia de aventura — Foto: Divulgação/Paramount Pictures

8. Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Representando os desejos rebeldes de toda uma geração de adolescentes, Ferris quebra as regras do colégio para curtir um dia para fazer o que quiser com sua namorada e seu melhor amigo. Para isso, ele vai até Chicago na Ferrari do pai do amigo. Além das regras, o personagem principal também quebra a quarta parede do cinema ao conversar diretamente com o espectador sobre seu dia completamente doido. A comédia está inclusa no Globoplay.

Além de popularizar o artifício da quarta parede, John Hughes (Mulher Nota 1000), diretor do longa, é sempre lembrado por marcar os anos 80 com um clássico de comédia original. Apesar de não ter tido uma participação significativa em premiações, Curtindo a Vida Adoidado esbanja elogios dos especialistas, além de uma aprovação de 82% com selo no RT. A aventura de um dia vivida por Matthew Broderick (Os Produtores), Alan Ruck (Twister) e Mia Sara (A Lenda) também é bem lembrada no IMDb, onde acumula um 7,8.

Sucesso dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado é de John Hughes, um dos grandes cineastas da época — Foto: Reprodução/IMDb
Sucesso dos anos 80, Curtindo a Vida Adoidado é de John Hughes, um dos grandes cineastas da época — Foto: Reprodução/IMDb

9. Três Homens em Conflito (1966)

O velho oeste definitivamente não está para pistoleiros em busca de ouro roubado. Muitos perigos aguardam três homens unidos pelo mesmo objetivo – mas desconfiados e desleais demais para serem amigos. Por isso, o trabalho em conjunto será difícil para esses forasteiros, principalmente em uma terra arrasada pela recente Guerra Civil. A trama está disponível no Looke e MGM+.

Clint Eastwood (Menina de Ouro), Eli Wallach (Sete Homens e um Destino) e Lee Van Cleef protagonizam este clássico do famoso gênero de faroeste. A obra de Sergio Leone (Era Uma Vez na América) é o 10° filme mais bem avaliada do IMDb com uma nota 8,8. De acordo com o consenso do Rotten, estamos falando de "uma história envolvente, performances memoráveis, paisagens de tirar o fôlego e uma trilha sonora assustadora" que se destaca com a aprovação impressionante de 97% de aprovação.

Três Homens em Conflito (Looke), embora tenha uma história autônoma, faz parte da chamada "Trilogia dos Dólares" de  Sérgio Leone — Foto: Reprodução/IMDb
Três Homens em Conflito (Looke), embora tenha uma história autônoma, faz parte da chamada "Trilogia dos Dólares" de Sérgio Leone — Foto: Reprodução/IMDb

10. Pulp Fiction (1994)

Na trama de Pulp Fiction, três histórias são contadas de forma intercalada. Um lutador põe sua carreira em risco ao ganhar uma luta na qual sua derrota foi comprada, um assassino de aluguel se apaixona pela esposa do chefe e um casal tenta assaltar um restaurante. E todas as histórias vão se mostrar interligadas. Este clássico sangrento pode ser assistido na Netflix ou Globoplay.

Mais um marco inspirador da carreira ilustre e renomada de Quentin Tarantino (Era Uma Vez em Hollywoody), estrelando apenas conhecidos: John Travolta (Grease), Samuel L. Jackson (Vingadores), Uma Thurman (Kill Bill) e Bruce Willis (O Sexto Sentido). O número oito da lista de melhores do IMDb garantiu um Oscar para o roteiro de Tarantino, que o consolidou no gênero de assassinos e violência, e uma nota 8,9 na plataforma. No Rotten, seu sucesso e qualidade são confirmados pela aprovação de 92%.

Cena clássica do longa de Tarantino Pulp Fiction — Foto: Reprodução/IMDb
Cena clássica do longa de Tarantino Pulp Fiction — Foto: Reprodução/IMDb

11. Alien: O Oitavo Passageiro (1979)

Quando uma tripulação espacial atende um chamado de outro planeta, o que parecia ser mais um grande passo para humanidade, acaba sendo seu mais absoluto pesadelo. Depois de investigar o chamado, os astronautas trazem a bordo uma forma de vida que se reproduz dentro de humanos. A partir disso, eles precisam encontrar uma forma de se livrar da criatura. O título está disponível no Star+.

Grannde sucesso para do Ridley Scott (Perdido em Marte), o filme contou com Sigourney Weaver (Avatar), Tom Skerritt (Contato) e John Hurt (1984) no elenco. O longa é o 53° mais bem avaliado no IMDb, onde arrecadou 8,5. No Rotten, o "clássico moderno" foi aprovado por 93% dos críticos.

A saída do xenomorfo da barriga de um hospedeiro bem na hora do jantar em Alien - O Oitavo Passageiro (1979). Disponível no Star+ — Foto: Reprodução/Movieclips. Editado por Jonathan Firmino
A saída do xenomorfo da barriga de um hospedeiro bem na hora do jantar em Alien - O Oitavo Passageiro (1979). Disponível no Star+ — Foto: Reprodução/Movieclips. Editado por Jonathan Firmino

12. Um Corpo que Cai (1958)

Neste suspense, acompanhamos a sina de um detetive particular aposentado e com medo de altura que é contratado para vigiar uma mulher com tendência a se jogar de lugares altos. Em meio a uma situação já complicada, outros mistérios permeiam a história, enquanto uma relação obsessiva parece nascer entre o detetive e a mulher. O longa está disponível no Globoplay e para aluguel na Apple TV+.

Mais um filme do gênio do suspense Alfred Hitchcock (Psicose) que possui alta performance preenche a lista. Dessa vez, no elenco encontramos James Stewart (Anatomia de Um Crime), Kim Novak (Picnic) e Tom Helmore (A Máquina do Tempo) um grupo digno de uma produção que possui 92% de aprovação dos especialistas com nota 8,3 no IMDb. Fora os estímulos do tomatômetro, Um Corpo Que Cai também alcançou a crítica com duas indicações ao Oscar por feitos técnicos.

Um Corpo que Cai é uma das obras mais lembradas de Hitchcock — Foto: Reprodução/JustWatch
Um Corpo que Cai é uma das obras mais lembradas de Hitchcock — Foto: Reprodução/JustWatch

13. De Volta Para o Futuro (1985)

Um adolescente americano acaba vivenciando experiências únicas quando acidentalmente volta no tempo e comete um deslize que pode causar uma verdadeira catástrofe temporal. Agora, precisa garantir que seus pais se apaixonem e que tudo coincida com o futuro que ele já conhece. A aventura está inclusa no Amazon Prime Video, Star+ e Globoplay.

Dirigido por Robert Zemeckis (Contato), o filme tem 93% de aprovação dos especialistas do tomatômetro. Seu sucesso entre críticos e audiência foi notável a ponto de originar duas sequências, render um Oscar de Melhores Efeitos Visuais e garantir o 31° lugar como mais bem avaliado do IMDb, com nota 8,5. No elenco, os rostos de Michael J. Fox (Spin City) e Christopher Lloyd (A Família Addams) foram marcados como os primeiros a viajar no tempo no famoso carro DeLorean de 81.

De Volta Para o Futuro é aclamado pela crítica especializada — Foto: Divulgação/Universal Pictures
De Volta Para o Futuro é aclamado pela crítica especializada — Foto: Divulgação/Universal Pictures

14. Dirty Dancing: Ritmo Quente (1987)

O romance chega com tudo em Dirty Dancing, um longa sobre dança e amor entre classes. Baby é uma garota presa em uma bolha de privilégios que tem seu mundo balançado por Johnny, um instrutor de dança ousado, com pouca paciência e muita sedução para oferecer. Por obra do acaso, os dois acabam tendo que dançar juntos na apresentação final nas férias de verão. Os dois enfrentam barreiras internas e externas para fazer com que isso dê certo. Ritmo Quente está disponível no Globoplay e para aluguel no Apple TV+.

Patrick Swayze (Ghost) e Jennifer Grey (Amanhecer Violento) foram os responsáveis por trazer toda a química e amor entre o casal, enquanto o papel de dirigir tudo isso foi de Emile Ardolino (A Trajetória do Sucesso). A notoriedade veio por parte de críticos como o do Rotten, que tecem elogios sobre seus personagens "cativantes, coreografia impressionante e música poderosa", juntamente a uma aprovação de 72%. O filme foi reconhecido do IMDb com nota 7,1.

Dirty Dancing - Ritmo Quente, um dos maiores clássicos dos anos 80, com Patrick Swayze e Jennifer Grey — Foto: Reprodução/IMDb
Dirty Dancing - Ritmo Quente, um dos maiores clássicos dos anos 80, com Patrick Swayze e Jennifer Grey — Foto: Reprodução/IMDb

15. O Resgate do Soldado Ryan (1998)

Para resgatar Ryan, o único sobrevivente entre quatro irmãos mortos em combate, um grupo de soldados deve adentrar terras estrangeiras no auge da Segunda Guerra Mundial em 1944, comandados pelo capitão Miller. O resgate é feito em favor do luto de uma mãe, que receberá a notícia de que três dos seus filhos estão mortos ao mesmo tempo. A trajetória dramática, triste e regada de cenários destruídos pela guerra está disponível para assinantes do Globoplay e Claro TV+.

Dirigido por Steven Spielberg, o longa é estrelado por Tom Hanks (Forrest Gump) responsável por interpretar Miller, enquanto o papel de Ryan fica com Matt Damon (Perdido em Marte). O longa carrega a pompa de um ganhador de cinco Oscars, além do peso de ser o 25° filme mais bem avaliado do IMDb. Suas pontuações ficaram em 94% no tomatômetro e 8,6 no IMDb.

O Resgate do Soldado Ryan é um dos principais filmes de guerra da história do cinema — Foto: Reprodução/IMDb
O Resgate do Soldado Ryan é um dos principais filmes de guerra da história do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de Rotten Tomatoes, IMDb, JustWatch e TimeOut.

🎥 Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Mais recente Próxima Conheça 12 séries de lobisomem que vale a pena dar uma chance
Mais do TechTudo