Programas de TV
Publicidade
Por — do Rio de Janeiro*


As Olimpíadas de 2024, que vão acontecer em Paris, na França, começam daqui a um mês. Por isso, a Rede Globo reuniu jornalistas em uma coletiva de imprensa no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (20), para contar detalhes sobre a transmissão do evento, que envolve ferramentas com inteligência artificial (IA), realidade aumentada e tecnologia 3D para causar um real efeito imersivo — a ideia é apresentar os programas como se estivessem dentro da Torre Eiffel em Paris.

O TechTudo esteve presente na coletiva e pôde conversar com o executivo de tecnologia do Grupo Globo, Fernando Alonso, que compartilhou como foi recriar a cidade de Paris dentro dos estúdios da emissora na cidade do Rio. Segundo informou, foi preciso, até mesmo, estudar as condições atmosféricas e físicas da cidade olímpica para conferir o máximo de realidade ao cenário. Os vídeos apresentados na coletiva impressionam pelo realismo e o nível de detalhes. A seguir, confira os detalhes da transmissão das Olimpíadas 2024 na Globo.

Olimpíadas 2024: Globo apresenta tecnologia das transmissões — Foto: William Guido/TechTudo
Olimpíadas 2024: Globo apresenta tecnologia das transmissões — Foto: William Guido/TechTudo

Tecnologia por trás das transmissões das Olimpíadas 2024

A tecnologia usada para trazer Paris até os estúdios da Globo no Rio de Janeiro é a Unreal Engine. Essa é a ferramenta de criação 3D desenvolvida pela Epic Games, que diz ser a tecnologia mais avançada do mundo. Inicialmente, foi utilizada em jogos de tiros para videogame como Fortnite, Street Fighter 5 e Final Fantasy VII Rebirth. Agora, nas Olimpíadas, a ideia é usá-la para recriar a paisagem, dando a sensação de que os apresentadores estão dentro da Torre Eiffel.

Na imagem a seguir, por exemplo, é possível verificar um frame que mostra os jornalistas no palco e a paisagem 3D recriada ao fundo, com parte da estrutura do monumento. Segundo o diretor Fernando Alonso, também se utilizou inteligência artificial para o aprimoramento do design — feito por uma equipe formada por cerca de 140 profissionais.

Olimpíadas 2024: tecnologia usada nos estúdios Globo promete criar a sensação de estar dentro da Torre — Foto: Divulgação/Globo
Olimpíadas 2024: tecnologia usada nos estúdios Globo promete criar a sensação de estar dentro da Torre — Foto: Divulgação/Globo

Segundo o diretor, a emissora quis ousar na proposta tecnológica para se diferenciar de todas as outras transmissões das emissoras ao redor do mundo.

"Enquanto a maioria das emissoras do mundo vai estar olhando para a Torre, veio essa aposta de estarmos dentro dela. Estar nela não é uma missão simples. Isso é um projeto de um ano e meio a dois. A Globo sempre foi referência em tecnologia, mas não só em prol do conteúdo ou do processo criativo, sobretudo em prol da experiência do consumidor. A gente está indo ao limite do que podemos fazer em termos de tecnologia e desenvolvimento", explicou Alonso.

Transmissões em 4K e com tecnologia Dolby Atmos

Dos quatro canais do Sportv, um deles será transmitido em 4K e com a tecnologia de áudio imersivo Dolby Atmos. Além disso, serão disponibilizados no Globoplay mais 45 sinais extras, com transmissão dos mais variados esportes. A Globo vai contar com 16 equipes de reportagem em Paris e uma no Tahiti, local de disputa de surfe.

Quando começam as Olimpíadas 2024 e onde assistir

A cerimônia de abertura das Olimpíadas de 2024 vai acontecer no dia 26 de julho, sexta-feira, com algumas provas iniciando no dia 24. Além da TV Globo no canal aberto, o grupo vai ter mais de 1000 horas de transmissão no Sportv, nos canais do Globoplay e no tempo real do Globo Esporte.

*O jornalista viajou a convite da Globo

Veja também: Melhor site para assistir futebol ao vivo grátis: veja 5 opções

Melhor site para assistir futebol ao vivo grátis: veja 5 opções

Melhor site para assistir futebol ao vivo grátis: veja 5 opções

Mais recente Próxima Olimpíadas 2024: quando começa, onde assistir e tudo que você precisa saber
Mais do TechTudo