Celulares e Tablets
Publicidade
Por , para o TechTudo


Os celulares da linha iPhone 14, bem como modelos anteriores, não vão receber a Apple Intelligence. Isso porque o recurso, anunciado durante a WWDC 2024, só pode ser executado por smartphones com chip A17 Pro, que está presente apenas no hardware do iPhone 15 Pro e do iPhone 15 Pro Max, ou computadores, notebooks ou tablets com processadores da série M. Os modelos da família iPhone 14 possuem os chips Apple A15 Bionic e A16 Bionic. A chegada da Apple Intelligence e da atualização de sistema para o iOS 18 só deve acontecer no segundo semestre deste ano.

A Apple esclareceu que essa exigência existe porque as funcionalidades da Apple Intelligence demandam um desempenho elevado do processador. O chip A17 Pro é o mais recente e mais avançado da marca até o momento e tem um desempenho expressivamente maior que seus antecessores. Ele é capaz de ser comparado ao chip M1, usado em MacBooks e iPads, e é 40% mais veloz que o A15 Bionic, presente no iPhone 13. Essa qualidade o torna o único capaz de suportar os recursos de IA que a empresa vai lançar ainda este ano.

Modelos da família iPhone 14 possuem os chips Apple A15 Bionic e A16 Bionic  — Foto: Apple/Divulgação
Modelos da família iPhone 14 possuem os chips Apple A15 Bionic e A16 Bionic — Foto: Apple/Divulgação

O que é Apple Intelligence?

A Apple Intelligence é a ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida para os sistemas do iPhone, iPad e Mac. A tecnologia é definida pela empresa como uma inteligência pessoal, capaz de combinar modelos de IA generativa para compreender e auxiliar os pedidos dos usuários de maneira personalizada e eficiente.

O recurso vai, entre outras coisas, priorizar notificações na tela do celular, compreender padrões de escrita para criar textos de forma automática e aumentar as possibilidades de integração entre aplicativos. A novidade traz ainda uma Siri renovada e a possibilidade de acessar o ChatGPT diretamente do iPhone, o que faz parte de um acordo da Apple com a empresa OpenAI.

Em se tratando de privacidade e segurança, a Apple garante que os dados dos usuários não serão coletados para a realização dos comandos. De acordo com a empresa, a maioria das instruções enviadas à IA poderão ser processadas no próprio dispositivo, utilizando modelos de linguagem que podem ser armazenados no hardware dos celulares, tablets e computadores. Para tarefas que demandem maior poder de processamento, será usada uma tecnologia de computação em nuvem privada. Saiba mais sobre a segurança da Apple Intelligence.

A Apple Intelligence chegará aos aparelhos junto com os novos sistemas operacionais iOS 18, iPadOS 18 e macOS Sequoia no segundo semestre deste ano. Em um primeiro momento, além de estarem disponíveis apenas para computadores com chips M e iPhones com chip A17 Pro, a Apple Intelligence só poderá ser usada em dispositivos configurados em inglês. Porém, em 2025, a ferramenta deve ser disponibilizada em outros idiomas. A previsão da Apple é de que a ferramenta seja expandida para novos idiomas apenas em 2025.

🎥 Apple: iPhone e iPad poderão ser controlados apenas pelos olhos; entenda

Apple: iPhone e iPad poderão ser controlados apenas pelos olhos; entenda

Apple: iPhone e iPad poderão ser controlados apenas pelos olhos; entenda

Mais recente Próxima Google Pixel 7a é bom? Veja preço e ficha técnica
Mais do TechTudo