Inteligência Artificial
Publicidade
Por , para o TechTudo


Elon Musk ameaçou banir os dispositivos da Apple de suas empresas caso a big tech integre o ChatGPT nos sistemas operacionais do iPhone, iPad e Mac. O comunicado veio após o anúncio feito na WWDC 2024, que marcou o lançamento da Apple Intelligence – um conjunto de recursos de inteligência artificial (IA) que será incorporado aos sistemas OS (iOS 18 e macOS Sequoia) até o fim deste ano. A nova tecnologia permitirá, entre outras funções, que a assistente de voz Siri consulte o ChatGPT quando necessário.

Embora o bilionário tenha criticado a novidade e afirmado que seria "uma violação à segurança dos usuários", a Apple afirma que nem seus próprios funcionários terão acesso aos dados enviados para os servidores de IA. A seguir, entenda o caso.

Elon Musk ameaça banir dispositivos da Apple caso haja integração com o ChatGPT, entenda — Foto: Reprodução/Frederic Legrand/Shutterstock
Elon Musk ameaça banir dispositivos da Apple caso haja integração com o ChatGPT, entenda — Foto: Reprodução/Frederic Legrand/Shutterstock

📝 Como restaurar backup antigo no iPhone novo? Saiba mais no Fórum do TechTudo

Por que Elon Musk disse que vai banir dispositivos Apple?

Elon Musk afirma que integrar a inteligência artificial da OpenAI nos dispositivos da Apple seria uma “violação de segurança inaceitável” e, caso isso aconteça, todos os aparelhos serão banidos das suas empresas. O bilionário disse ainda que visitantes terão de deixar seus dispositivos na entrada, que serão guardados em uma Gaiola de Faraday, que bloqueia campos eletromagnéticos.

Por meio de seu perfil no X (antigo Twitter), Musk criticou a Apple por "anunciar que protege a privacidade dos usuários enquanto entrega seus dados para terceiros". “É patentemente absurdo que a Apple não seja inteligente o suficiente para criar sua própria IA, mas de alguma forma seja capaz de garantir que a OpenAI protegerá sua segurança e privacidade”, afirmou o bilionário, que finalizou dizendo que a Apple está traindo seus usuários.

A integração da Apple com o ChatGPT é segura?

Apesar da afirmação de Elon Musk, é importante ressaltar que a Apple tem um modelo de inteligência artificial próprio, que será usado como padrão em todos os sistemas OS. A integração com o ChatGPT só será feita quando necessária. A parceria com a OpenAI permite o uso do GPT-4o sem precisar acessar a plataforma. Para ser mais útil, a Siri poderá consultar o chatbot quando solicitado pelo usuário e a tecnologia também estará disponível nas ferramentas de escrita da Apple.

Segundo a OpenAI, algumas medidas foram tomadas para garantir a privacidade e segurança dos dados dos usuários da Apple. Ao acessar o ChatGPT pela Siri ou pelas ferramentas de escrita, o endereço de IP é ocultado e as solicitações não são armazenadas pela OpenAI. Porém, caso o usuário decida conectar a conta do ChatGPT no iPhone, as preferências de privacidade serão aplicadas conforme as políticas da OpenAI.

Com informações de Open AI, Coin Telegraph e The Verge

Veja também: Alexa Echo Dot, Pop e Show: onde NÃO colocar a assistente!

Alexa Echo Dot, Pop e Show: onde NÃO colocar a assistente!

Alexa Echo Dot, Pop e Show: onde NÃO colocar a assistente!

Mais recente Próxima Apple Intelligence: tudo o que você precisa saber sobre a IA do iPhone
Mais do TechTudo