Apps
Publicidade
Por e , para TechTudo


O Google anunciou que, a partir desta quarta-feira (26), vai dificultar o download de APKs e outros apps não oficiais em dispositivos Android no Brasil. Segundo a empresa, 1% dos celulares com o sistema operacional no país já receberam a versão aprimorada do Google Play Protect, recurso que assegura a segurança dos usuários contra malwares e golpes. A atualização vai analisar, identificar e bloquear a instalação de apps que tenham sido baixados fora da Google Play Store e que exijam permissões consideradas sensíveis, como de leitura de SMS e notificações.

Com a medida, aplicativos potencialmente maliciosos baixados por meio de navegadores, apps de mensagens e gerenciadores de arquivo serão impedidos de rodar nos celulares com o sistema Google. Ao tentar fazer a instalação desses sistemas, o Play Protect bloqueará a ação automaticamente e o usuário será avisado sobre o motivo da proibição. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre o atualização do Google Play Protect no Brasil e entenda se a mudança te afeta.

Aplicativos em formato APK trazem diversos riscos ao usuário e dispositivo; confira mais detalhes — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Aplicativos em formato APK trazem diversos riscos ao usuário e dispositivo; confira mais detalhes — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝É seguro instalar aplicativos APK no celular? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Google Play Protect: entenda o que é a função e atualização

O Google Play Protect é um recurso de segurança que verifica aplicativos de dispositivos Android para assegurar que o usuário esteja protegido de fraudes, golpes e malwares. A função está liberada para todos os usuários de smartphones com o sistema operacional e pode ser ativada rapidamente pelas configurações do celular.

A partir desta quarta-feira (26), uma versão aprimorada do Play Protect foi disponibilizada no Brasil. Com a atualização, o recurso de segurança será capaz de bloquear automaticamente a instalação de aplicativos baixados fora da Google Play Store. A ideia é que os smartphones permaneçam livres de APKs e outros apps não oficiais, já que estes podem exigir permissões consideradas sensíveis para funcionarem e vir contaminados com malwares, o que pode colocar os dados do usuários em risco.

Assim, caso o usuário de Android com Google Play Protect tente realizar o download de um aplicativo suspeito, o sistema de segurança irá bloquear a instalação de forma automática e exibirá uma notificação explicando a razão do cancelamento.

Nova versão aprimorada do Google Play Protect irá proteger dispositivos Android de apps nocivos. — Foto: Reprodução/Google
Nova versão aprimorada do Google Play Protect irá proteger dispositivos Android de apps nocivos. — Foto: Reprodução/Google

O Brasil é o terceiro país do mundo a receber o piloto que inclui a versão aprimorada do Play Protect — Singapura e Tailândia também receberam atualizações parecidas. A camada adicional de verificação é útil para evitar que usuários se exponham a riscos causados por invasões de hackers e malwares e também pode ajudar a diminuir as perdas em golpes online, como Lucky Tok e outros apps fraudulentos que prometem renda extra. A medida ainda protege contra os apps que prometem benefícios "exclusivos" não presentes em aplicativos oficiais, como o WhatsApp Gb.

Como ativar o Play Protect no seu Android

A versão aprimorada do Play Protect ainda está em projeto piloto e sendo distribuída gradualmente aos dispositivos Android, portanto, pode ser que o seu celular ainda não tenha recebido a atualização. No entanto, vale ressaltar que, para usufruir da camada de proteção extra, o usuário deve habilitar o recurso de segurança. Veja abaixo como conferir se o Play Protect está ativado no seu celular.

  1. Abra o aplicativo Google Play Store no dispositivo Android;
  2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil;
  3. Selecione “Play Protect e Configurações”;
  4. Aqui, você poderá verificar se o Google Play Protect está ativado, ativá-lo ou desativá-lo na opção “Verificar apps com o Play Protect”.

Passo a passo para habilitar a proteção do Google Play Protect no Android — Foto: Beatriz Abilio/TechTudo
Passo a passo para habilitar a proteção do Google Play Protect no Android — Foto: Beatriz Abilio/TechTudo

O que são arquivos APKs?

Aplicativos em formato APK (Android Package Kit) são arquivos desenvolvidos a partir de um código-fonte original e modificados para o sistema Android. Os APKs não estão presentes nas lojas oficiais de apps e, por isso, não possuem as medidas de segurança oferecidas pela Google Play Store. Esse tipo de plataforma pode carregar diversos malwares que, além de corromperem o smartphone, afetando o desempenho do sistema, podem roubar informações pessoais, dados bancários e até senhas e conversas. As informações dos usuários também não são protegidas, tornando o dispositivo mais suscetível à invasão de hackers.

Desenvolvedores de apps que tenham sido impactados pela nova versão do Play Protect devem revisar as permissões solicitadas e seguir as práticas recomendadas pelo Google sobre segurança e privacidade para adequar seus softwares. As informações estão disponíveis na página da empresa para desenvolvedores (https://developer.android.com/privacy-and-security/about). O site também possui diversas orientações sobre os alertas da ferramenta e pode ser usado como um canal para que desenvolvedores afetados façam contestações.

Com informações de Google

Veja também: Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Mais recente Próxima App de traição revela as 20 cidades mais infiéis do Brasil; confira
Mais do TechTudo