Sistemas Operacionais
Publicidade
Por e , para o TechTudo


O Windows XP foi uma das versões mais populares do sistema operacional da Microsoft e, pensando nessa nostalgia, um youtuber estadunidense resolveu conectá-lo à Internet em pleno 2024 para ver o que aconteceria. O resultado foi surpreendente: em poucos minutos, o computador do criador de conteúdo Eric Parker foi infectado por diferentes tipos de vírus. Isso acontece porque o sistema não é atualizado desde 2014 e, assim, não é capaz de lidar com malwares atuais.

O que causou espanto em alguns usuários foi que, para ter o PC invadido, ele não precisou baixar nada e nem acessar páginas suspeitas: bastou ligar a Internet. O vídeo publicado no último sábado (11) já conta com mais de 200 mil visualizações. A seguir, veja o que acontece se utilizar o Windows XP com Internet hoje.

Youtuber conectou Windows XP à Internet em 2024 — e o resultado foi desastroso — Foto: Reprodução/Microsoft
Youtuber conectou Windows XP à Internet em 2024 — e o resultado foi desastroso — Foto: Reprodução/Microsoft

📝 PC ou notebook: qual comprar? Veja o debate Fórum do TechTudo

Windows XP em 2024? O que acontece ao tentar usar o sistema?

O teste de Eric Parker provou a importância de se utilizar sistemas operacionais atualizados. O youtuber explica no vídeo que, no momento em que o PC com Windows XP se conecta à Internet, hackers já detectam que o computador está utilizando um sistema vulnerável. A partir disso, eles são capazes de enviar diversos tipos de vírus para o dispositivo quase instantaneamente.

Durante a demonstração, o youtuber deixou o computador conectado à Internet por um tempo para ver o que aconteceria e, em cerca de 10 minutos, ele já notou os primeiros sinais de malwares na máquina. Parker investigou no Gerenciador do Tarefas para entender a origem e o tipo de dano que podem causar no computador. Curiosamente, ao tentar pesquisar sobre um arquivo suspeito chamado "oka.job", a página do navegador foi fechada automaticamente, já comprovando a presença dos malwares.

Na seção de comentários, um dos inscritos disse "Vou ser honesto… Achei que você teria que pelo menos navegar na web para ser infectado, mas não. Não esperava que os vírus seriam capazes de te infectar apenas por você estar online". Outros, inclusive, pediram-no para realizar o teste com o Windows 95.

Vale citar que, antes de ligar a Internet, Parker desconectou o antivírus da máquina. Se ele estivesse ligado desde o início do processo, contudo, faria pouca (ou nenhuma diferença), já que o software também não é atualizado há anos. No fim do processo, quando finalmente ativou o programa Malwarebytes, oito vírus foram identificados, número que provavelmente era maior.

Por que o Windows XP não é seguro atualmente?

O Windows XP é um sistema operacional lançado em 2001. A Microsoft parou de dar suporte para essa versão em 2014 e, dessa forma, ela não recebe mais atualizações de segurança desde então, o que torna o aparelho vulnerável a diversos tipos de vírus e riscos de segurança. Com o avanço tecnológico, as ameaças online estão cada vez mais complexas e difíceis de serem eliminadas, o que faz com que um aparelho sem atualizações seja um alvo fácil.

O Windows XP não recebe mais atualizações de segurança da Microsoft desde 2014 — Foto: Divulgação/Microsoft
O Windows XP não recebe mais atualizações de segurança da Microsoft desde 2014 — Foto: Divulgação/Microsoft

Como usar o Windows XP com segurança atualmente?

Os nostálgicos ficarão tristes, já que a resposta para essa pergunta é desanimadora, mas não há forma segura de utilizar o Windows XP com Internet e com segurança em 2024. Só seria possível se, em um cenário hipotético, a Microsoft voltasse a atualizar o sistema, mas isso não irá acontecer. Quem não larga a nostalgia ainda pode usar papéis de paredes antigos para relembrar os velhos tempos. Uma alternativa ainda mais fácil é o site "https://pranx.com/windows-xp-simulator/", que simula a interface do sistema operacional.

Com informações de XDA, Microsoft e G1

Veja também: Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Google Gemini: veja protótipo de IA que sabe e lembra de tudo

Mais recente Próxima Google TV vs Tizen: qual é o sistema de TV mais adequado para você?
Mais do TechTudo