Redes sociais
Publicidade
Por , para o TechTudo


O TikTok e a Universal Music Group (UMG) fecharam um acordo, nesta quarta-feira (1), que permite o retorno de músicas e artistas da gravadora ao aplicativo de vídeos curtos, disponível para Android e iPhone (iOS). A empresa musical começou a remover o conteúdo do TikTok em fevereiro deste ano após discussões sobre o pagamento de royalties dos artistas e o uso de música na plataforma criada por inteligência artificial (IA). Com o acordo de licenciamento, nomes como Drake e Olivia Rodrigo voltarão ao aplicativo. A seguir, confira mais detalhes sobre o fim da polêmica entre as empresas.

TikTok e Universal Music fecham acordo e permite que artistas da gravadora voltem ao app  — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
TikTok e Universal Music fecham acordo e permite que artistas da gravadora voltem ao app — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝Como baixar vídeo do TikTok? Usuários respondem no Fórum TechTudo

Em comunicado em conjunto, o TikTok e a UMG afirmaram estar trabalhando para que a exibição de músicas de artistas da gravadora volte à rede social o mais rápido possível. Segundo as empresas, foi acordado ainda melhores condições de remuneração para artistas e compositores da Universal, além de novas oportunidades promocionais para músicas. Taylor Swift é um dos principais nomes da Universal Music, mas as faixas da artista retornaram ao TikTok antes mesmo do acordo entre as empresas. A cantora norte-americana detém os direitos autorais das suas produções desde 2018.

O acordo também promete resolver as preocupações sobre IA generativa, envolvendo o episódio em que um usuário do TikTok produziu uma música com os vocais de Drake e The Weeknd, dois artistas da Universal Music. A faixa chamada "Heart on My Sleeve" foi removida do TikTok, Spotify e YouTube, após a Universal alertar para o fato desse tipo de música não remunerar devidamente os artistas musicais.

"TikTok e UMG trabalharão juntos para garantir que o desenvolvimento da IA ​​em toda a indústria musical proteja a arte humana e a economia que flui para esses artistas e compositores”, dizem as empresas em comunicado.

As companhias defenderam ainda que gerar novas oportunidades de monetização a partir das possibilidades do comércio eletrônico do TikTok também faz parte do acordo. A ideia é que ambas trabalhem em campanhas de apoio aos artistas de todos os gêneros e de vários países da gravadora.

O TikTok afirmou que continuará desenvolvendo recursos para ajudar os artistas da Universal Music a crescerem na plataforma. A expectativa é que ferramentas, como “Adicionar ao aplicativo de música”, dados e análises aprimorados e recursos integrados de venda de ingressos beneficiem os artistas.

Com informações The Verge, The Guardian e Universal Music.

Veja também: Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Mais recente Próxima Como postar vídeos longos no Instagram (stories, feed e reels)
Mais do TechTudo