Streaming
Publicidade
Por , para o TechTudo

O Stremio, plataforma que permite assistir filmes e séries gratuitamente, tem se popularizado entre o público, principalmente com o aumento nos preços de assinaturas de streaming, além das recentes proibições do compartilhamento de senhas. Com o funcionamento baseado em torrents e addons, semelhante ao conhecido Popcorn Time, a plataforma tem se tornado atrativa para o público e vem se tornando uma das mais utilizadas por quem deseja reduzir os custos com assinaturas. Recentemente, a plataforma ganhou suporte nativo para as TVs LGs, inclusive.

No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é o Stremio, se o seu uso é legalizado no Brasil e quais práticas de seguranças você precisa ter ao utilizar a ferramenta. Pensando nisso, o TechTudo te explica tudo sobre a plataforma, desde o funcionamento até dicas para utilizá-la sem ferir os direitos autorais das obras. Confira, a seguir.

Entenda como funciona o Stremio e se a plataforma é legalizada no Brasil — Foto: Reprodução/TechTudo
Entenda como funciona o Stremio e se a plataforma é legalizada no Brasil — Foto: Reprodução/TechTudo

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

O que é Stremio?

O Stremio é um centro de mídia, conforme a definição da própria plataforma. É por meio dela que o usuário tem acesso a diferentes filmes, séries, programas de TV, esportes e podcasts, funcionando como um hub de conteúdos. Na plataforma é possível encontrar títulos de streamings como Netflix, Amazon Prime Video, Max (antiga HBO Max), Apple TV, Disney+ e mais. Após escolher a obra desejada, você é redirecionado para o canal de origem.

O aplicativo em si não possui conteúdos próprios, mas também é possível assistir a séries e filmes dentro da plataforma. Isso acontece graças ao sistema de addons, que são expansões que podem ser instalados no dispositivo do usuário.

Como funciona o Stremio?

Atualmente, o Stremio pode ser usado como aplicativo de desktop em Windows, Mac e Linux. No celular, o app é suportado tanto no sistema Android, quanto iOS. Também há opção de assistir ao conteúdo pela TV, espelhando-o pelo Chromecast, pela Android TV ou ainda pela Apple TV. O Stremio também está disponível nas lojas digitais das TVs Samsung e LG.

A plataforma também oferece a possibilidade de alterar idiomas, mudar as configurações de legenda — como tamanho e velocidade — e mais. Com as integrações disponíveis, é possível conferir o calendário de lançamentos de episódios e filmes de diferentes streamings, além de reunir os títulos que você já assistiu. Por fim, o Stremio ainda suporta conteúdos de alta qualidade (4K HDR) e possui interface intuitiva — com recomendações de títulos recentes e populares.

O Stremio já tem mais de 30 milhões de usuários pelo mundo — Foto: Reprodução/Stremio
O Stremio já tem mais de 30 milhões de usuários pelo mundo — Foto: Reprodução/Stremio

Addons e torrents no Stremio

É por meio dos addons, ou complementos, que o Stremio expande o conteúdo, permitindo também que o usuário assista a sua série ou filme preferido dentro da plataforma. Entretanto, é importante explicar que alguns desses addons trazem arquivos em torrent, muito usados para distribuir pirataria. Como a pirataria é crime no código penal brasileiro, vale atenção na hora de instalar os addons no Stremio, garantindo que todo o processo esteja em conformidade com a legislação.

Complementos do Stremio

Além de te direcionar para o streaming com o título que deseja, os complementos tornam a experiência do Stremio ainda mais completa e diversificada. Alguns dos principais addons são:

  • Youtube;
  • Public Domain Movies;
  • Cinemeta;
  • OpenSubtitles;
  • WatchHub.

Stremio é seguro?

De maneira geral, o Stremio é uma opção segura. Feita com código aberto, a segurança do usuário é priorizada. Além disso, os addons instalados não executam nenhum código local, mantendo o seu dispositivo protegido. Porém, ao instalar complementos de terceiros, não verificados pelo Stremio, o usuário se torna vulnerável a vírus e malwares. Portanto, é preciso selecionar o conteúdo com atenção, dando preferência à biblioteca oficial do Stremio.

O Stremio é alternativa legal e segura, mas é preciso tomar alguns cuidados — Foto: Divulgação/Stremio
O Stremio é alternativa legal e segura, mas é preciso tomar alguns cuidados — Foto: Divulgação/Stremio

Stremio é legal?

O uso do Stremio em si não é ilegal, agregando fontes públicas e autorizadas. Entretanto, ao utilizar os addons da plataforma, é possível baixar arquivos em torrent e encontrar conteúdos protegidos por direitos autorais. Ou seja, dependendo do complemento instalado pelo usuário, a prática se torna ilegal. A recomendação do Stremio é apenas assistir a conteúdos liberados, que não são enquadrados como pirataria.

Cuidados com o Stremio

Como dito, o Stremio é seguro, mas não é garantido a confiabilidade de todos os addons disponíveis. Assim, existem alguns cuidados que o usuário precisa ter para utilizar a plataforma.

A primeira é garantir um antivírus atualizado, que possa detectar possíveis ameaças provenientes de conteúdos não oficiais. Além disso, algumas pessoas utilizam-se do VPN, que são plataformas que impedem a identificação do seu IP, garantindo maior privacidade ao usuário. O uso de uma VPN também melhora a velocidade da conexão, para que você possa desfrutar do streaming.

Com informações de Astrill, CompariTech e Stremio (1 e 2)

🎥4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

4 aplicativos para assistir a filmes e séries grátis no celular

Mais recente Próxima 15 desenhos clássicos do Disney+ que vão fazer você voltar no tempo
Mais do TechTudo