Apps
Publicidade
Por , para o TechTudo — Rio de Janeiro


A Apple está desenvolvendo novos recursos que podem facilitar a transferência de dados do iPhone (iOS) para o Android e simplificar a troca de um smartphone por outro. A novidade foi anunciada pela própria companhia na última quinta-feira (7), seguindo o decreto da Lei dos Mercados Digitais da União Europeia. A legislação reforça, entre outras coisas, a necessidade de tornar o mercado digital mais competitivo. A companhia de Tim Cook deve implementar a novidade até a primeira metade de 2025. E, além da transferência de dados entre os celulares, a Apple também poderá oferecer suporte a lojas terceiras no iPhone - dessa forma, seria possível fazer o download de programas externos à App Store, por exemplo. A seguir, confira mais detalhes sobre a mudança.

Apple vai facilitar transferência de dados do iOS para Android; saiba mais — Foto: Isadora Lima/TechTudo
Apple vai facilitar transferência de dados do iOS para Android; saiba mais — Foto: Isadora Lima/TechTudo

Segundo o documento, além de facilitar o processo de transferência de dados entre aparelhos de sistemas diferentes, a Apple também vai permitir que usuários definam outros navegadores além do Safari como o browser padrão do celular. Além disso, a companhia também permitirá que usuários movam informações entre navegadores em um mesmo dispositivo com facilidade. Dessa forma, será possível repassar os dados salvos do Safari para o Chrome, e vice-versa.

Atualmente, usuários de iPhone (iOS) que desejam mudar de sistema operacional podem usar o aplicativo “Mudar para Android” para transferir fotos, vídeos, contatos, aplicativos, notas e arquivos. Apesar disso, o serviço ainda não é capaz de mover todos os dados entre as plataformas. Portanto, é esperado que o novo recurso da Apple possa ser uma alternativa mais completa à transferência dos arquivos.

Importante destacar que, apesar das novidades parecerem animadoras para os usuários brasileiros, ainda não está claro se os recursos serão disponibilizados globalmente ou apenas nos países que fazem parte da União Europeia. Nesta semana, também por conta da nova legislação, a Apple liberou pela primeira vez a possibilidade de baixar apps fora da App Store, mas o recurso funciona apenas na Europa.

O que é a Lei dos Mercados Digitais da União Europeia?

As novas diretrizes da UE entraram em vigor na última quinta-feira (7), e buscam regulamentar e delimitar a influência excessiva que as chamadas Big Techs têm sobre o mercado digital. Sendo assim, o propósito da lei é aumentar a concorrência, limitando, de certa forma, o poder que as gigantes da tecnologia têm sobre o mercado digital de forma geral.

Com informações de TechCruch (1 e 2) e The Verge.

Veja também: Como transferir dados de celular antigo para outro novo? Veja guia

Como transferir dados de celular antigo para outro novo? Veja guia

Como transferir dados de celular antigo para outro novo? Veja guia

Mais recente Próxima Como pedir reembolso na Shein: veja todas as dúvidas
Mais do TechTudo