Apps
Publicidade


A Xiaomi confirmou que o HyperOS, sistema operacional próprio da marca, estará disponível em diversos aparelhos comercializados no Brasil ao longo do primeiro semestre de 2024. Os primeiros modelos a receberam a atualização são os aparelhos da categoria topo linha da gigante chinesa. Os produtos mais recentes, como a Série Redmi Note 13, já oferecem a possibilidade do sistema atualizado desde dia 31 de janeiro, data de lançamento da série.

A atualização substitui a interface MIUI, usada desde 2010. A empresa chinesa promete mais integração entre dispositivos do ecossistema da marca, proporcionando uma experiência mais integrada e avançada. Nas próximas linhas, confira o que mudará e quais dispositivos vão receber o HyperOS, novo sistema operacional da Xiaomi.

Redmi Note 13 Pro é um dos aparelhos que receberá o novo sistema operacional da Xiaomi. — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Redmi Note 13 Pro é um dos aparelhos que receberá o novo sistema operacional da Xiaomi. — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

📝 Celulares Xiaomi: qual o melhor em custo-benefício? Veja opções no Fórum do TechTudo

Quais celulares vão receber a atualização Xiaomi HyperOS?

A atualização chegou primeiro para lançamentos deste ano, como a série Redmi Note 13, no dia 31 de janeiro, junto ao lançamento da linha. Os dispositivos Xiaomi 13 Ultra, Xiaomi 13 Pro, Xiaomi 13, Xiaomi 13T Pro, Xiaomi 13T, Redmi Note 12, Redmi Note 12S e Xiaomi Pad 6 também receberão o HyperOS ao longo do primeiro semestre de 2024.

MIUI X HyperOS: Qual a diferença?

Uma diferença importante entre MIUI e o HyperOS é que a interface mais antiga tinha grande dependência do Android, enquanto a nova é produzida de forma independente a partir do AOSP (Android Open Source Project) e o sistema Vela da Xiaomi. A mudança permite que a Xiaomi tenha mais flexibilidade na seleção de recursos, com menos restrições de serviço do Google.

O MIUI, sistema operacional da Xiaomi que será substituído, oferece uma interface intuitiva e uma ampla gama de recursos personalizáveis, como temas, gestos e modos de economia de energia. Além disso, o MIUI apresentou uma vasta comunidade de usuários e desenvolvedores, que resultou em uma ampla disponibilidade de aplicativos e suporte.

Por outro lado, o HyperOS representa uma evolução significativa em relação ao MIUI. Projetado para ser centrado no ser humano e integrado ao ecossistema inteligente da Xiaomi, promete uma experiência mais fluida e conectada, e visa redefinir a interação e segurança do usuário com dispositivos Xiaomi.

Alguns dos novos recursos incluem: Refatoração Abrangente, para proporcionar o máximo desempenho em dispositivos individuais; Conectividade Inteligente entre Dispositivos, que promete aprimorar a conexão entre aparelhos do ecossistema da marca; Inteligência Proativa, que usa de IA para os dispositivos compreenderem proativamente as necessidades dos usuários; e Segurança de Ponta a Ponta, que emprega criptografia para a transmissão de dados entre dispositivos.

Xiaomi HyperOS é o nome sistema operacional da gigante chinesa e marca a aposentadoria da MIUI — Foto: Divulgação/Xiaomi
Xiaomi HyperOS é o nome sistema operacional da gigante chinesa e marca a aposentadoria da MIUI — Foto: Divulgação/Xiaomi

Com informações de Xiaomi, GizmoChina, TechPP.

Veja também: Xiaomi: saiba o verdadeiro significado da logo e mais 4 curiosidades

Xiaomi: saiba o verdadeiro significado da logo e mais 4 curiosidades

Xiaomi: saiba o verdadeiro significado da logo e mais 4 curiosidades

Mais recente Próxima Fantasia de Carnaval: como fazer plaquinhas usando o app do Canva
Mais do TechTudo