Jogos
Publicidade
Por , para o TechTudo

A Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 divulgou seus resultados mais recentes desta 11° edição, com foco na demografia do público consumidor de jogos. Ou seja, o estudo traz detalhes sobre o perfil das pessoas que compõem o cenário de jogadores brasileiros. Assim como em 2023, pretos ou pardos continuam como a maioria entre gamers, com 52,3%. Além disso, mulheres são a maioria no país, representando 50,9% entre todo o público. Em relação às plataformas, os smartphones seguem entre as plataformas mais utilizadas pelos jogadores no Brasil, mas consoles e computadores ainda mostram sua força, com destaque para os mais de 60% de preferência entre o público masculino.

A pesquisa é divulgada ao menos uma vez no ano, recebendo algumas informações complementares em determinadas ocasiões. O levantamento foi realizado com cerca de 13 mil entrevistados nos 26 estados do país, além do Distrito Federal, entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024. A seguir, veja mais dados da Pesquisa Game Brasil 2024.

Mulheres são maioria entre gamers no Brasil, aponta a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 — Foto: Divulgação/PGB
Mulheres são maioria entre gamers no Brasil, aponta a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2024 — Foto: Divulgação/PGB

👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

Gênero, raça e preferências de uso

Para a PGB 2024, o público gamer se mantém no mesmo patamar desde 2017, sem crescimentos ou reduções. Mais de 73% dos entrevistados neste ano dizem ser adeptos ao consumo de jogos digitais, sejam eles em qualquer formato. O índice se mantém com poucas variáveis, apenas com uma queda abaixo dos 70% em 2019. Já a diversidade se mantém como ponto alto: as mulheres voltam a dominar o ranking e também representam 61% de quem prefere jogar no celular.

Entre jogadores de smartphone, mais de 66% se consideram como casuais – que jogam por pouco tempo e sem competitividade. Já o Android ainda é preferência nacional para jogos, com 77% de adeptos, com pequena vantagem para dispositivos da marca Samsung.

Pesquisa traça o perfil dos gamers brasileiros — Foto: Divulgação/PGB
Pesquisa traça o perfil dos gamers brasileiros — Foto: Divulgação/PGB

Além disso, entre raça e etnia, 52,3% dos jogadores são pessoas negras, sendo 11,2% identificados como pretos e 41,2% como pardos. Já pessoas brancas representam 44,6% dos jogadores no Brasil todo. Em termos de faixa etária, os dados indicam um ligeiro envelhecimento do público: a maioria está entre os 30 e 34 anos, com 16,2%, seguido por 35 a 39 anos com 16,9%. Jogadores mais jovens, com até 24 anos, estão em minoria, com 14,6%.

Plataformas e Inteligência Artificial

Quando destrincha plataformas, a PGB 2024 destaca a Google Play Store como o principal canal online de quem baixa jogos no Brasil, superando os 64%. Xbox Live e PSN ficam em segundo, entre 56% e 59% do público. Ainda que seja muito popular entre jogadores de PC, o Steam aparece apenas com 34,1% de preferência na pesquisa, ainda que supere todos os concorrentes, como Epic Games Store, Battle.net e EA Play.

A pesquisa também perguntou sobre Inteligência Artificial, tema cada vez mais debatido nas redes. De acordo com os resultados, cerca de 85% dos jogadores conhecem e sabem o que é uma IA e mais de 68% admitem que já utilizam o recurso no dia a dia – ainda que não tenha detalhado como esse uso é feito e nem sua abrangência em termos práticos, ou seja, se é para trabalhos ou diversão entre amigos e em redes online.

A pesquisa completa, com todos os dados nos mínimos detalhes, pode ser encontrada no site oficial da PGB 2024, disponível em "https://www.pesquisagamebrasil.com.br/", sem aspas. O download possui uma versão gratuita, além de outras pagas, exigindo apenas o preenchimento de alguns dados de quem tiver interesse, como nome e e-mail.

Com informações de PGB

GTA 6: saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game

GTA 6: saiba tudo sobre PERSONAGENS, MAPAS e CONSOLES do game

Mais recente Próxima Borderlands, Marvel e NBA: jogos da 2K ficam até 92% mais baratos no Steam
Mais do TechTudo