Jogos de RPG
Publicidade
Por , para o TechTudo

Final Fantasy 7 Rebirth, segundo jogo de uma trilogia que busca reimaginar o clássico de 1997, teve uma boa recepção da mídia especializada do mundo inteiro e já é o segundo título mais bem avaliado da série no Metacritic. Na última quinta-feira (22), o lançamento da Square Enix largou com uma média de 93 no agregador de notas — ficando atrás somente de Final Fantasy IX, de 2001, com uma nota 94. Vale lembrar que o novo jogo chega na próxima quinta-feira, 29 de fevereiro, exclusivamente para PlayStation 5 (PS5), e já está à venda por R$ 349,90 na loja digital da Sony.

Final Fantasy VII Rebirth chama a atenção com seus cenários abertos para exploração — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Final Fantasy VII Rebirth chama a atenção com seus cenários abertos para exploração — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

👉 Qual é o melhor Final Fantasy? Opine no Fórum do TechTudo

Em comparação, Final Fantasy 7 Remake, que é o título anterior do mesmo time de desenvolvimento, está listado com uma média 87. Já a sua versão atualizada, Integrade, foi avaliada com uma média 89. Por sua vez, Final Fantasy XVI, que foi lançado em 2023 e é o último jogo numerado da franquia, recebeu uma média 87. Entre os títulos mais bem avaliados também estão Final Fantasy VI, Final Fantasy X, Final Fantasy XII e a expansão Endwalker de Final Fantasy XIV — todos com uma nota 92. Veja a lista completa:

  • Final Fantasy IX - 94;
  • Final Fantasy 7 Rebirth - 93;
  • Final Fantasy XIV: Endwalker - 92;
  • Final Fantasy VI - 92;
  • Final Fantasy X - 92;
  • Final Fanasy XII - 92;
  • Final Fantasy XIV: Shadowbringers - 90;
  • Final Fantasy VIII - 90;
  • Final Fantasy VII Remake Intergrade - 89;
  • Final Fantasy Chronicles - 89;
  • Final Fantasy Tactics - 88;
  • Final Fantasy XVI - 87.

É importante ressaltar que o Metacritic não é uma métrica perfeita. O agregador de notas foi fundado apenas em 2001 e muitos jogos mais antigos acabaram não sendo computados, como o próprio Final Fantasy 7 original de PSOne, por exemplo. Além disso, a média de Final Fantasy 7 Rebirth também está sujeita a alterações, pois é natural que mais avaliações de veículos credenciados sejam adicionadas ao sistema com o passar do tempo.

Detalhes e gameplay de Final Fantasy 7 Rebirth

Um dos principais pontos de venda de Final Fantasy 7 Rebirth é a sua exploração, que agora traz cenários abertos e com muitas atividades secundárias recompensadoras. O jogo abarca o conteúdo do primeiro disco do título original, entregando cenários como Kalm, Junon, Costa Del Sol, Gold Saucer, Cosmo Canyon e muitos outros em uma escala sem precedentes. De acordo com os desenvolvedores, pode levar mais de 100 horas para completar todas as atividades do RPG e essa seria uma das justificativas para que seja lançado em dois discos no PS5.

A história também promete momentos muito familiares aos fãs de longa data, mostrando a jornada do grupo revolucionário Avalanche no encalço de Sephiroth, um antigo herói de guerra que agora representa uma ameaça planetária. No entanto, os desdobramentos do Remake também sugerem muitos acontecimentos inéditos e misteriosos, como por exemplo a presença de Zack Fair, um personagem emblemático e que tem grande importância na origem de Cloud como um protagonista.

Com relação à gameplay, o jogo segue a fórmula de RPG de ação que foi aclamada no Remake, permitindo controlar os personagens em tempo real e abrir um menu estratégico para executar comandos com mais calma. A diferença é que agora há um novo sistema de ataques em dupla, que são destravados conforme os seus vínculos se desenvolvem. Também houve a adição de novos personagens jogáveis, incluindo Yuffie, Red XIII e Cait Sith.

Com informações de VGC

Mortal Kombat 1: veja gameplay com novidades no modo História

Mortal Kombat 1: veja gameplay com novidades no modo História

Mais recente Próxima Final Fantasy 7 Rebirth e Brothers são destaques nos Lançamentos da Semana
Mais do TechTudo