Redes sociais
Publicidade


O TikTok vai remover todo o catálogo musical de artistas representados pela Universal Music Group (UMG) do aplicativo nesta quinta-feira (1°). A decisão é consequência do desacordo entre a gravadora, que representa artistas como Taylor Swift, Billie Eilish, Ariana Grande e Drake, e a ByteDance, empresa responsável pela rede social. O contrato atual é válido até esta quarta-feira (31) e prevê a vinculação de músicas e álbuns também no TikTok Music. Nas próximas linhas, confira mais informações sobre o caso.

Catálogo musical de artistas como Taylor Swift e Ariana Grande será removido do TikTok amanhã — Foto: Reprodução/TechTudo
Catálogo musical de artistas como Taylor Swift e Ariana Grande será removido do TikTok amanhã — Foto: Reprodução/TechTudo

📝 Como descobrir quem visualizou seu perfil no TikTok? Descubra no Fórum do TechTudo

Em entrevista cedida à imprensa, representantes da Universal acusaram o TikTok de não pagar o devido valor a obra dos artistas, cujas músicas alimentam a plataforma. Segundo o relatório divulgado pela rede social a anunciantes, o lucro do app ficou próximo de alcançar a marca de U$ 20 bilhões em 2023.

Em carta aberta compartilhada pelo X (antigo Twitter), a UMG informou que "sua missão é simples: ajudar os artistas e compositores representados pela marca a atingir o maior potencial criativo e comercial possível", em tradução livre. Por essa razão, a marca decidiu retirar todos os seus produtos do TikTok. Além disso, a Universal divulgou ainda que houve desacordo em três pontos durante as discussões: compensação justa para compositores, proteção a artistas contra os malefícios das Inteligências Artificiais e garantia de segurança online para usuários da rede.

Vale lembrar que a cantora Taylor Swift, o principal nome da UMG, foi vítima da circulação de fotos pornográficas falsas criadas por IA nas redes sociais nas últimas semanas. A gravadora não se pronunciou sobre o caso, mas dá um sinal claro de que é a favor da regulação do uso de inteligência artificial.

A Universal ainda diz, por fim, que a “tática do TikTok” é usar a força da rede social para atacar artistas vulneráveis e intimidar a gravadora. “Vamos sempre lutar pelos nossos artistas e compositores, e nos impor a favor da criatividade e valor comercial da música”, finaliza a UMG. Até o momento, o TikTok não se pronunciou sobre o caso.

Com informações de TechCrunch, The Verge e Universal Music Group

Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

Como viralizar no TikTok? 4 dicas para ficar famoso no app

Mais recente Próxima Instagram: rede social terá lembrete de aniversário em breve; confira novidade
Mais do TechTudo