Celular
Publicidade
Por , para o TechTudo


O Mercado Livre lançou um novo programa de troca de celulares usados. Batizada de "Plano de Troca", a iniciativa do tipo trade-in funciona da seguinte forma: o usuário entrega seu smartphone atual e recebe descontos de até R$ 4.000 na compra de um celular novo. Se o aparelho estiver nas condições indicadas, o consumidor receberá o dinheiro em sua conta Mercado Pago em até 30 dias. Atualmente o programa só está disponível para proprietários de celulares Apple, Samsung ou Motorola.

Para aproveitar o programa do Mercado Livre, o usuário deve, em primeiro lugar, querer comprar um celular que faça parte da iniciativa. Os modelos elegíveis incluem o iPhone 15, o iPhone 14, o iPhone 14 Plus e toda a linha do iPhone 15, além do Galaxy S24 e Galaxy S23 FE, ambos da Samsung. No processo de compra, o cliente deve clicar em "Plano de Troca" e informar dados do próprio celular, como marca e se possui algum dano — o aparelho precisa estar funcionando perfeitamente. O Mercado Livre, então, informará o valor que dará pelo celular — que vai até R$ 4.000 —, e o cliente poderá prosseguir com a compra do smartphone novo.

iPhone 15 Pro é um dos celulares participantes do Plano de Troca do Mercado Livre — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
iPhone 15 Pro é um dos celulares participantes do Plano de Troca do Mercado Livre — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Como escolher um celular novo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo

Ao receber o celular novo, o usuário tem um prazo de até sete dias para transferir os dados do smartphone atual para o recém adquirido. Depois, deverá prepará-lo para envio. O cliente pode enviar o modelo usado em uma agência dos Correios, ou solicitar que um funcionário do Mercado Livre busque o celular na sua casa. Em ambos os casos, todo o processo é custeado pela empresa.

Depois que o celular for entregue, o Mercado Livre fará uma revisão completa do modelo, para avaliar se as condições informadas pelo usuário estão corretas e assim fornecer o desconto prometido. Caso a empresa encontre divergências entre o estado de conservação do aparelho e os dados informados pelo usuário, será enviado um orçamento atualizado, que o cliente poderá aceitar ou não. Uma vez que a proposta é aceita, o valor do smartphone usado é creditado na conta Mercado Pago do usuário.

Imagem ilustra o funcionamento do programa de troca de celulares do Mercado Livre — Foto: Reprodução/Mercado Livre
Imagem ilustra o funcionamento do programa de troca de celulares do Mercado Livre — Foto: Reprodução/Mercado Livre

O celular não precisa estar em perfeitas condições para participar do programa de trade-in do Mercado Livre, mas deve funcionar corretamente. Nesse sentido, vale ressaltar que quanto pior o estado do aparelho, menor será o valor reembolsado pela empresa. É preciso informar o IMEI do smartphone no ato de solicitação da troca.

Com informações de Mercado Livre

Melhor celular custo-benefício 2023: 3 modelos que valem a pena

Melhor celular custo-benefício 2023: 3 modelos que valem a pena

Mais recente Próxima Samsung Galaxy S24 é bom? Veja preço e ficha técnica do celular
Mais do TechTudo