Robótica
Publicidade

Por David Valle, para o TechTudo

Um robô com ChatGPT desenvolvido na Coréia do Sul pode pilotar aeronaves tão bem ou até melhor que um ser humano. Pesquisadores do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coréia (KAIST) incorporaram modelos de linguagem LLM de inteligência artificial, como o chatbot da OpenAI, à programação da máquina, permitindo que ela aprenda a usar os controles de voo como uma pessoa. Batizado de Pibot, o robô tem membros superiores com braços e dedos articulados de alta precisão. Assim, pode manejar de maneira habilidosa os controles da cabine, mesmo que a aeronave esteja sob efeito de grande vibração.

Com pouco mais de um metro e meio, o robô ainda conta com câmeras externas, que monitoram o status da aeronave, e câmeras internas, que o ajudam a gerenciar o painel de controle. Além disso, graças à IA, o Pibot pode compreender e memorizar manuais de pilotagem de emergência originalmente escritos para humanos e os acessa imediatamente em caso de algum problema durante o voo.

Pibot é capaz de pilotar uma aeronave com ajuda do ChatGPT — Foto: Reprodução/KAIST
Pibot é capaz de pilotar uma aeronave com ajuda do ChatGPT — Foto: Reprodução/KAIST

A equipe, que desenvolve o robô desde 2016, classifica como fundamental ao projeto os recentes avanços do ChatGPT e outros softwares baseados em modelos de linguagem. A expectativa é que, futuramente, o robô opere voos sem erros, calculando uma rota segura em tempo real com base no status da aeronave no ar. Além disso, espera-se que Pibot seja capaz de reagir muito mais rápido que um humano em eventuais situações de emergência.

Os pesquisadores atualmente trabalham em um modelo de linguagem exclusivo para que o Pibot possa fazer consultas, dispensando acesso à Internet. O recurso ficará armazenado em um pequeno computador a bordo e contará apenas com informações sobre a pilotagem da aeronave.

Além de pilotar aeronaves, o Pibot pode ser usado como um auxiliar, em situações em que a presença humana pode ser arriscada. Como pode se comunicar por meio de sintetizadores de voz, a máquina também pode ajudar controladores de tráfego aéreo ou a equipe das cabines, mesmo que a distância. O projeto ainda está em desenvolvimento, e a expectativa é que o dispositivo seja finalizado em 2026.

ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

ChatGPT: 5 truques que você deveria testar no chatbot da OpenAI

Mais recente Próxima Cientistas treinam robôs para aprenderem tarefas muito úteis sozinhos
Mais do TechTudo