Telefonia
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

A Amazon revelou detalhes sobre a cobertura de uma rede até então tida como secreta, e que pode fazer frente ao Wi-Fi e outros protocolos de transmissão de dados. A tecnologia Sidewalk IoT pode ser acessada por cerca de 90% da população dos Estados Unidos. Trata-se de uma plataforma desenvolvida pela gigante americana, que tem como objetivo fornecer, de forma gratuita, internet de baixa velocidade para dispositivos inteligentes, além de alguns produtos da marca. Pouco conhecida, a ferramenta foi anunciada pela empresa em 2019.

O resultado foi divulgado junto com o anúncio de que desenvolvedores podem solicitar gratuitamente um kit de testes para validarem a amplitude da cobertura Sidewalk IoT (Internet das Coisas), à medida que constroem dispositivos compatíveis com a tecnologia.

Mapa de cobertura da rede Sidewalk, atualmente exclusiva dos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Amazon
Mapa de cobertura da rede Sidewalk, atualmente exclusiva dos Estados Unidos — Foto: Reprodução/Amazon

A ferramenta criada pela Amazon é uma rede comunitária compartilhada de baixa potência e longa distância (LPWAN) que tem como objetivo auxiliar a próxima onda de dispositivos conectados. O termo “comunitário” e "compartilhado" vem do fato de que a ferramenta usa uma pequena largura de banda da conexão de internet para transformar os dispositivos compatíveis ao redor como espécies de “roteadores” para outros gadgets.

Apesar de fornecer dados gratuitos, a tecnologia não foi feita para substituir dados celulares para dispositivos, mas sim para ser uma alternativa ao uso da conectividade LTE ou 5G em gadgets que exigem rede mais modesta – cenário em que pode ser pouco viável adquirir pacotes caros de operadoras.

Para funcionar, o Sidewalk tem como base três tecnologias de rádio. A primeira é o Bluetooth Low Energy (também chamado de BLE ou de baixa energia), necessário para conexão de curta distância. A segunda é o Long Rage (conhecido como LoRa), usado para longo alcance. Por último, há o que se chama de chaveamento de frequência, que opera a 900 MHz.

Dispositivos que funcionam com o Amazon Sidewalk

Dispositivos como Echo Show trazem rede Sidewalk embarcada — Foto: Reprodução/Amazon
Dispositivos como Echo Show trazem rede Sidewalk embarcada — Foto: Reprodução/Amazon

O conjunto acima é responsável por fazer a ponte para o acesso à internet usando gateways compatíveis com o Sidewalk nas proximidades – como os alto-falantes inteligentes Echo Show 10, Echo e Echo Dot.

A rede Sidewalk deve beneficiar as câmeras de vigilância da Ring, marca que pertence à Amazon. Elas consegue, enviar notificações sobre movimento próximo à residência da pessoa mesmo sem conexão do aparelho com a internet.

A tecnologia também permite que fechaduras eletrônicas inteligentes se conectem à internet sem a necessidade do uso do Wi-Fi –que consome mais bateria. A Amazon quer incentivar outras empresas a criarem dispositivos para usarem a rede gratuita.

Com informações Amazon, GSM Arena e The Verge

🎥 Celular caiu na água? Confira dicas no vídeo abaixo

Celular caiu na água? Confira dicas do que fazer

Celular caiu na água? Confira dicas do que fazer

Mais recente Próxima Claro lança banda larga de 750 megas no Brasil; saiba o preço
Mais do TechTudo