5G
Publicidade

Por Isabele Scavassa (colaboração) e Thássius Veloso (edição)

O 5G puro se tornou realidade para os iPhones brasileiros nesta semana. Desde ontem (27), a Apple distribui o sistema iOS 16.4, que conta com a tecnologia necessária para que os celulares se conectem à internet móvel de quinta geração na sua versão mais potente. O TechTudo antecipou a informação no início de março.

O recurso era muito esperado principalmente pelos usuários da maçã que também são entusiastas das últimas novidades do setor. Segundo fontes da área de telecomunicações, a Apple realizou exaustivos testes junto às operadoras Claro, TIM e Vivo.

iPhone 12 foi o primeiro da Apple com 5G — Foto: Rubens Achilles/TechTudo
iPhone 12 foi o primeiro da Apple com 5G — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Os smartphones da marca são compatíveis com o 5G desde o iPhone 12. No entanto, eram versões mais simples deste tipo de conexão. Agora, o 5G puro – também chamado de Standalone ou SA – chega especificamente à linha do iPhone 14.

A expectativa é que a internet móvel opere com tempo de resposta reduzido, sobretudo por conta da baixa latência. A maior diferença entre as redes mencionadas é que o 5G SA usa uma frequência exclusiva, de 3,5 GHz, que foi projetada especificamente para a troca mais veloz de dados. Outras versões do 5G – chamados de 5G DSS e 5G NSA – passam por equipamentos do 4G.

Existem indícios de que todos os telefones da Apple equipados com chip 5G – ou seja, modelos lançados a partir do iPhone 12 – deverão ter acesso ao 5G SA em algum momento. No entanto, até agora não há confirmações ou esclarecimentos sobre isso e, de acordo com relatos na internet, apenas usuários do iPhone 14 conseguiram captar o sinal mais avançado.

Entenda a chegada do 5G ao Brasil

Entenda a chegada do 5G ao Brasil

É possível que algumas operadoras de telefonia peçam a troca do chip para ter acesso ao 5G SA. Nesses casos, o próprio telefone se encarrega de notificar o usuário sobre a necessidade de alteração. Há ainda empresas que devem viabilizar a navegação mais rápida, pelo 5G puro, somente em pacotes específicos. Vivo, TIM e Claro são nomes aptos a trabalhar com a nova modalidade.

Além da nova modalidade de rede, a atualização do iOS 16 também traz outros recursos, como isolamento de voz para chamadas de telefonia e ajuste automático do brilho da tela ao detectar flashes de luz. Ainda neste sentido, os telefones aptos a receberem o update passarão a reconhecer fotos e vídeos duplicados e terão acesso a novos emojis.

O iOS 16.4 deve chegar a todos os aparelhos a partir do iPhone 8 nos próximos dias.

Com informações de MacMagazine

Mais recente Próxima Anatel autoriza 5G puro em quase 200 novas cidades; confira a lista
Mais do TechTudo