Americanas
Publicidade

Por Americanas

Os roteadores de Internet sem fio mais recentes são dual band, ou seja, oferecem redes de Wi-Fi de 2,4 GHz e 5 GHz. Mas você sabe qual a vantagem disso? A Americanas explica.

Tanto os roteadores fornecidos pelas empresas de Internet e telefonia como os modelos que você compra no mercado, atualmente, já devem ser dual band. Isso significa que esses aparelhos são capazes de transmitir o sinal de Wi-Fi e transitar entre as duas frequências: 2,4 GHz e 5 GHz.

A existência das duas frequências, juntamente com a estabilidade do sinal que chega à sua casa e uma alta velocidade contratada com a empresa, fazem com que a sua Internet tenha uma boa qualidade geral.

A rede de 2,4 GHz é a frequência de onda mais comum, capaz de menor velocidade na transmissão de dados, mas maior penetração do sinal. Já a rede de 5 GHz é o contrário: alcance menor, porém, com maior velocidade para a Internet. Isso acontece porque, quanto mais alta a frequência do sinal, menor será o seu alcance.

Mas como funciona o Wi-Fi?

Um sinal ou rede Wi-Fi funciona por meio de ondas de rádio, que são emitidas e recebidas pelos dispositivos eletrônicos. E essas ondas funcionam em frequências bem definidas. Porém, quanto mais aparelhos usam a mesma frequência - ou ficam conectados ao mesmo sinal do roteador - maior é a poluição de tráfego, o que pode provocar lentidão, interferências e instabilidades.

Como a rede de 2,4 GHz é a mais antiga, essa frequência de sinal também é usada por outros dispositivos, como controles remoto, controles de garagem, babás eletrônicas, câmeras de segurança, aparelhos com conexão Bluetooth, etc.

Quem mora em prédio de apartamentos em uma região mais densamente povoada, então, pode imaginar: cada residência com sua Internet, seu roteador e todos os dispositivos conectados. Isso tudo causa uma imensa poluição de tráfego.

Enquanto isso, o roteador que oferece sinal de 5 GHz é muito mais resistente a interferências, mesmo quando há vários aparelhos conectados à mesma rede. Porém, como dissemos, seu alcance é menor e o Wi-Fi pode ser obstruído mais facilmente por paredes de concreto, encanamentos de metal, espelhos, entre outros.

Se você já possui um roteador dual band, uma boa ideia de divisão das redes de Internet é deixar o sinal de 2,4 GHz para tarefas mais simples, como responder e-mails no computador, e manter o de 5 GHz para dispositivos que exigem mais velocidade, como conectar o celular ou a Smart TV.

Além disso, é importante não deixar o roteador "escondido" dentro de armários ou debaixo do rack. Mesmo não sendo esteticamente atraente, esse aparelho precisa propagar o sinal de Internet de forma eficiente. O ideal é que ele fique em um ponto elevado e central da casa.

Já ouviu falar de roteadores Mesh?

O número de aparelhos que temos em casa conectados ao Wi-Fi não para de crescer. Smart TVs, notebooks, tablets, celulares, videogames, dispositivos e até eletrodomésticos inteligentes. E com isso, um roteador comum pode não dar mais conta do recado.

Quem está fazendo o processo de automação de casa, com lâmpadas smart, interruptores, alarmes, câmeras, caixinhas de som inteligentes e outros dispositivos smart, tem ainda todos esses aparelhos conectados no seu Wi-Fi.

Então, além de negociar para melhorar seu plano de Internet, você pode trocar o roteador dual band por roteadores Mesh. Ao invés de transmitir o sinal de um aparelho principal, essa tecnologia cria uma rede sem fio em forma de teia, entregando o Wi-Fi sem perda de velocidade na transmissão de dados e com a possibilidade de conexão de muitos dispositivos ao mesmo tempo.

Os roteadores Mesh costumam ser vendidos em kit com dois ou três aparelhos, podendo acrescentar outros, dependendo da situação. É um sistema inteligente em que a primeira unidade, normalmente conectada ao roteador da empresa de Internet, distribui a rede para as outras espalhadas.

Eles são especialmente recomendados para casas grandes e construções antigas, com paredes grossas e encanamentos metálicos, que obstruem o sinal do Wi-Fi, e para quem possui diversos dispositivos conectados ao mesmo tempo.

E atenção ao padrão: roteador Mesh Fast costuma ser indicado para quem tem até 100 Mbps, enquanto os roteadores Mesh Giga são os melhores para quem assina um plano de Internet de mais de 100 Mbps.

Quer aproveitar as melhores ofertas da Black Friday da Americanas? Então anote na agenda: no dia 25 de novembro, você vai encontrar milhões de produtos com descontos imperdíveis!

Mais recente Próxima Smart TV: veja opções intermediárias com bom custo-benefício
Americanas
Mais do TechTudo