Celular
Publicidade

Por Danilo Paulo de Oliveira, para o TechTudo

O carregador sem fio para celular tem se tornado mais comum com o passar do tempo. Hoje, smartphones como iPhone 13 e Galaxy S21 funcionam com a tecnologia. Confira a seguir todos os detalhes desse tipo de dispositivo e como escolher o modelo ideal para o seu aparelho.

Algumas das maiores fabricantes de celulares disponibilizam carregadores sem fio. A Xiaomi, por exemplo, oferece o Mi 20W, enquanto a Samsung oferta um dispositivo batizado de slim e a Apple dispõe do Magsafe.

iPhone 8 pode ser usado com qualquer carregador sem fio, como o da Mophie — Foto: Thássius Veloso/TechTudo
iPhone 8 pode ser usado com qualquer carregador sem fio, como o da Mophie — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O que é carregador sem fio?

Também conhecido como carregador por indução, esse dispositivo é capaz de recarregar a bateria do smartphone apenas pelo contato. Basta encostar o celular na base carregadora para que a energia seja transferida.

Apesar de ser algo futurístico, o conhecimento da tecnologiade indução magnética existe desde 1831, quando foi descoberta pelo físico e químico britânico Michael Faraday. O processo de funcionamento é simples: a base do carregador (transmissor) possui uma bobina que gera uma corrente no campo magnético próximo. Quando um smartphone compatível com a tecnologia (receptor) encosta nesse campo, a carga dissipada no ar produz uma corrente elétrica capaz de recarregar o dispositivo, que também possui uma bobina.

Celulares com compatibilidade Qi podem usar o carregador sem fio da Motorola   — Foto: Divulgação/Motorola
Celulares com compatibilidade Qi podem usar o carregador sem fio da Motorola — Foto: Divulgação/Motorola

Existem alguns padrões da tecnologia disponíveis no mercado. A maioria dos telefones – entre eles iPhone 13, Galaxy Note 20 e LG G7 ThinQ – utilizam sensores magnéticos com o padrão Qi, o mais famoso na indústria. Apesar disso, você pode se deparar com nomenclaturas diferentes, como a A4WP e a PMA Powermat. Todas elas funcionam a partir do mesmo princípio.

Carregadores magnéticos são seguros?

Uma dúvida frequente quanto a esses dispositivos é se eles oferecem risco de choque elétrico caso o usuário encoste a mão na base. A resposta é negativa. O campo eletromagnético gerado por esses equipamentos possui um alcance muito curto. É por isso que o carregamento só ocorre quando o celular está posicionado corretamente sobre a base.

A base carregadora não oferece riscos de choques elétricos. Para garantir ainda mais a segurança, é indispensável que o consumidor adquira produtos originais em lojas confiáveis.

Carregador magnético portátil é um dos modelos disponíveis no mercado — Foto: Divulgação/Samsung
Carregador magnético portátil é um dos modelos disponíveis no mercado — Foto: Divulgação/Samsung

Qual o tempo de recarga?

Depende. No mercado, a maioria dos modelos trabalha com potências de 10W ou 15W. O MagSafe da Apple, por exemplo, possui 15W e é capaz de levar o iPhone 13 Pro de 0% a 100% em cerca de duas horas e meia. O mesmo modelo de iPhone, quando carregado em uma base da fabricante Belkin, demora duas horas e 20 minutos para chegar 55% e quase oito horas e 45 minutos para atingir carga máxima.

Por essa razão, é importante que o consumidor esteja atento às especificações da base indutora na hora da compra. Abaixo, selecionamos alguns dos principais modelos disponíveis no mercado como exemplo do que você deve verificar antes de fechar a compra.

Apple MagSafe

Apple Carregador MagSafe  — Foto: Reprodução/Apple

O modelo oficial de carregador sem fio da Apple está presente no mercado desde 2020. Ele se conecta perfeitamente no celular por meio de imãs e isso proporciona uma diminuição considerável no tempo de recarga em comparação aos modelos sem magnetismo, já que isso evita que o mau posicionamento interfira no carregamento. Vale lembrar que todos os modelos desde o iPhone 8 são compatíveis com o Magsafe.

O modelo da Apple alcança até 15W, mas é necessário que ele esteja conectado a uma fonte de igual potência (ou maior) para que essa capacidade seja alcançada. Esse adaptador deve ser adquirido à parte pelo consumidor. Além disso, o cabo integrado que acompanha a base carregadora da Apple tem 1 metro de comprimento e saída USB-C.

Samsung Slim

Carregador sem fio Slim da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung
Carregador sem fio Slim da Samsung — Foto: Divulgação/Samsung

A Samsung oferece alguns modelos no segmento, como o carregador Slim, que possui compatibilidade com com qualquer dispositivo que tenha padrão Qi. Ao escolher esse tipo de carregador, é necessário que o consumidor verifique os acessórios inclusos. A Samsung, por exemplo, não disponibiliza cabo USB-C e adaptador de tomada — sendo necessário que o usuário adquira separadamente ou utilize os que já tem em casa.

Carregador sem fio Xiaomi 20W

Carregador sem fio com base Xiaomi 20W — Foto: Divulgação/Xiaomi
Carregador sem fio com base Xiaomi 20W — Foto: Divulgação/Xiaomi

A Xiaomi também oferece opções de carregadores sem fio. O mais popular momento é o de 20W de potência, capaz de carregar 50% da bateria do Mi 9 Pro em 35 minutos. O modelo vem com cabo USB-C, mas não acompanha a fonte carregadora, assim como os da Apple e Samsung.

Mais recente Próxima Mais celulares e muita rivalidade: o que esperar da Xiaomi em 2022
Mais do TechTudo