Celular
Publicidade

Por Pedro Cardoso (colaboração) e Thássius Veloso (TechTudo)

O cofundador da Apple Steve Wozniak parece não ter visto grandes mudanças no iPhone 13. Em entrevista ao portal Yahoo Finance, o inventor conhecido como Woz declarou não ter percebido “uma diferença de verdade” em relação à safra de 2020, do iPhone 12. Woz apontou como positivo o fato de que “o software presente no celular parece o mesmo utilizado em modelos mais antigos”.

Apesar das declarações de Woz, a Apple destaca o processador A15 Bionic, presente na nova geração do iPhone, como o mais rápido “de todos os tempos”. Além disso, a empresa divulgou que o dispositivo possui maior capacidade de bateria e câmeras com recursos inovadores, como o modo cinematográfico e o novo arranjo das lentes.

Resumão do iPhone 13: conheça 6 fatos

Resumão do iPhone 13: conheça 6 fatos

A mesma crítica quanto à falta de diferenciação entre os produtos vale para o Apple Watch. Woz disse que não sabe se tem o Apple Watch 7 ou 6, mas destacou que “dá pra ver que todo mundo tem um relógio da Apple”, num tom positivo.

Na entrevista, quando perguntado sobre os limites dos aparelhos atuais, Woz contou que adora o Apple Watch porque não precisa aprender uma nova estrutura de comandos e ações. Segundo ele, não é necessário “tocar nisto, depois naquilo”, em referência aos menus de navegação muitas vezes longos demais para um usuário com pouco tempo ou paciência. “Eu gosto de usar a voz, digo o que quero e o Apple Watch dá um jeito”, completou.

Além da chegada do chip A15 Bionic no lugar do A14 Bionic e do novo arranjo fotográfico, outra mudança significativa no iPhone 13 foi a ampliação do espaço interno, que agora começa em 128 GB e vai até 512 GB, ante os 64 GB a 256 GB oferecidos na versão anterior.

Apesar das melhorias do iPhone 13, ele não parece ter trazido tantas inovações quanto o iPhone 12, que chamou a atenção em 2020 ao trazer o 5G para a linha de smartphones da Apple e por inaugurar a tela com tecnologia Super Retina XDR.

iPhone 13 foi lançado em setembro de 2021 com novo conjunto fotográfico e mais memória — Foto: Divulgação/Apple
iPhone 13 foi lançado em setembro de 2021 com novo conjunto fotográfico e mais memória — Foto: Divulgação/Apple

O novo smartphone está disponível no site da Apple por valores a partir de R$ 7.599 com tela de 6,1 polegadas. Há também a versão Mini, opção com display menor, de 5,4 polegadas, que é ofertada por R$ 6.599. O iPhone 13 conta também as variantes Pro, que disponibilizam recursos mais avançados como câmera tripla e memória de até 1 TB.

Steve Wozniak fundou a Apple na década de 1970 junto com Steve Jobs e se manteve como principal engenheiro da empresa até 1985. Um dos seus maiores lançamentos foi o Apple II, computador pessoal que lançou tendência em seu lançamento em 1977 e virou referência no mundo da informática. Woz ainda recebe salário da empresa, ocupando o cargo de “funcionário honorário”.

Com informações de Yahoo Finance

Nota de transparência: Amazon e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques.

Mais recente Próxima Asus lança Zenfone 8 e Zenfone 8 Flip no Brasil; veja os preços
Mais do TechTudo