Mapas e localização
Publicidade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google vai encerrar o aplicativo de GPS Android Auto para celulares no Android 12. A empresa confirmou a decisão nesta quarta-feira (18). Segundo o gigante das buscas, o app será substituído pelo modo de direção da Google Assistente, que é integrado ao Google Maps. O Android Auto para veículos compatíveis, no entanto, não será afetado e continuará disponível para download.

Android Auto será substituído pelo modo de direção da Google Assistente; entenda — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Android Auto será substituído pelo modo de direção da Google Assistente; entenda — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Como recuperar conta do Google de outro celular? Confira no Fórum do TechTudo.

Desde o início da semana, conforme reporta o site especializado XDA Developers, o app de GPS para celulares exibia uma mensagem sobre o fim do serviço, informando que continuaria disponível apenas para veículos compatíveis. O alerta também instruía usuários a utilizarem o modo de direção da Google Assistente em celulares com Android 12.

De acordo com o Google, o app não vai estar mais disponível no Android 12, mas usuários de versões anteriores do sistema operacional ainda poderão utilizar o Android Auto no celular.

O Android Auto para smartphones servia como uma aplicação "paliativa", já que o modo de direção da Google Assistente acabou demorando para ser lançado. Desde então, o app de GPS tinha duas versões, uma para carros e outra para smartphones. Com o encerramento do Android Auto para celulares, o app será oficialmente substituído pelo modo carro da assistente do Google.

O modo de direção da Google Assistente é integrado ao Google Maps e está disponível a partir do Android 9 em celulares com pelo menos 4 GB de memória RAM. O recurso pode ser acessado tanto pelo app de mapas quanto por comando de voz. Para acessá-lo, abra o Google Maps, defina um destino e toque em "Iniciar" ou, então, diga "Ok, Google" e "Iniciar trajeto para [destino]".

O recurso permite fazer e receber chamadas enquanto dirige, enviar e ler mensagens em voz alta e até colocar músicas para tocar, graças à integração do serviço com o YouTube Music e Spotify.

Com informações de The Verge, PC Mag, 9to5Google, XDA Developers e Google

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais recente Próxima Como colocar a voz do Gil do Vigor no Waze e receber orientações no GPS
Mais do TechTudo