Campeonatos
Publicidade

Por Gabrielle Fonseca , TechTudo


Neste sábado (24) conhecemos o segundo finalista do primeiro split do CBLoL 2018. Red Canids e Vivo Keyd disputaram a última etapa da escalada, novo formato dos playoffs do campeonato. Com a introdução do novo sistema nas fases eliminatórias, além da implementação dos jogos em MD3 na fase de grupos, a competição trouxe novidades nessa temporada.

Em novembro de 2017, a Riot Games anunciou a nova estrutura do principal campeonato de League of Legends do país. A decisão em mata-mata, que classificava as equipes para a final, foi substituída pela escalada, ou gauntlet. Esse sistema já foi utilizado no campeonato norte americano e é o método usado atualmente no campeonato coreano, o LCK.

Competindo em séries de MD5, as equipes do segundo ao quinto lugar disputam uma vaga na final. A primeira vaga é preenchida pelo melhor colocado na fase de grupos do campeonato, neste split, a KaBuM! e-Sports. Já a segunda, é decidida em três confrontos na seguinte ordem:

Entenda a escalada da fase final do CBLoL — Foto: Divulgação League of Legends/Riot Games
Entenda a escalada da fase final do CBLoL — Foto: Divulgação League of Legends/Riot Games

O quinto e quarto colocados se enfrentam para decidir quem irá disputar a próxima etapa da escalada. O vencedor joga com o terceiro colocado e desta disputa sai o competidor do último confronto, contra o segundo colocado.

O novo formato traz mais competitividade às disputas de League of Legends. Desde 2015, os playoffs eram em mata-mata direto. A fase eliminatória era dividida entre quartas, semifinais e a grande final até 2016. Em 2017, houve uma mudança no campeonato, com os playoffs limitados apenas às quatro primeiras equipes que se enfrentariam nas semifinais.

Com esse formato, todas as quatro equipes tinham iguais chances de ir à final do campeonato. O rendimento geral durante toda a fase de grupos não trazia vantagens ou desvantagens aos times. Através da implementação da escalada no CBLOL 2018, os quatro primeiros colocados não estão mais no mesmo patamar.

A posição na fase de grupos não privilegia apenas o primeiro colocado, que garante vaga direta para a final. Considerando as posições das equipes no primeiro split de 2018, podemos imaginar alguns cenários: Caso a Pro Gaming ou a CNB chegassem à final, teriam passado por três confrontos de MD5. Já a Keyd Stars, que venceu a CNB, teria que vencer mais um adversário para se tornar finalista, totalizando dois. A Red Canids, por sua vez, encararia apenas um.

Na fase de grupos desse ano, as equipes terminaram com a seguinte colocação:

Classificação Final Fase de Grupos CBLOL 2018

Equipes PTS V D
1 - KaBuM! 18 6 1
2 - Red Canids Corinthians 18 6 1
3 - Vivo Keyd 12 4 3
4 - CNB 12 4 3
5 - ProGaming 9 3 4
6 - INTZ 6 2 5
7 - Team oNe 6 2 5
8 - paiN Gaming 3 1 6

Vale ressaltar que houve empate entre a primeira e a segunda posição (KaBuM! eSports e Red Canids). O critério de desempate foi o tempo total de vitória de cada equipe no campeonato: aquela que teve menor tempo, alcançou a melhor colocação. Aconteceu o mesmo com as equipes da Keyd Stars e CNB, terceiro e quarto colocados.

A grande final do primeiro split do CBLoL 2018 acontece dia 7 de abril.

Mais recente Próxima CBLoL: Como foi a fase de pontos corridos do primeiro split
Mais do TechTudo