Notícias
Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Qual é o tipo de entrada do seu smartphone? Descobrir se o aparelho suporta micro USB, lightining ou USB-C pode fazer uma grande diferença na hora de comprar acessórios ou para a execução de tarefas. Confira abaixo um guia completo sobre as características de cada conexão.

Micro USB

A conexão micro USB é a mais comum entre os smartphones e está presentes em aparelhos equipados com Android, BlackBerry e Windows Phone, além de celulares mais simples. Como o nome sugere, essa conexão funciona como uma versão menor da porta USB do seu computador e oferece funções de carregamento, transferência de dados e, com alguns adaptadores, espalhamento de imagens na TV.

Padrão micro USB é utilizado nos Galaxys e em outros aparelhos Android e Windows Phone (Foto: Reprodução/Samsung) — Foto: TechTudo
Padrão micro USB é utilizado nos Galaxys e em outros aparelhos Android e Windows Phone (Foto: Reprodução/Samsung) — Foto: TechTudo

As entradas micro USB podem ter duas velocidades: a versão 2.0 faz transferência em 480 Mbps, enquanto a conexão 3.0 transfere a 5 Gbps. Além disso, os aparelhos usam ainda o tipo micro-B de conexão, que possui um lado mais largo e outro mais achatado, exigindo que o cabo seja conectado na posição correta.

Prós: Considerado padrão universal de conexões; fácil para encontrar cabos compatíveis para carregar o aparelho; grande variedade de acessórios compatíveis.

Contras: Exige um lado correto para conectar; pode não ter alta velocidade de transferência;

Lightining

Apresentado pela Apple em 2012, o Lightining é a conexão padrão do iPhone, iPad e iPod Touch. O modelo substituiu o antigo cabo dock de 30 pinos por uma conexão menor e mais eficiente com apenas 8 pinos. Além de ser reversível e fácil de usar, o padrão possui compatibilidade com diversos acessórios, podendo ser utilizado para diferentes fins.

Cabo Lightining oferece uma conexão compacta e reversível para usuário (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo
Cabo Lightining oferece uma conexão compacta e reversível para usuário (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

O cabo Lightining é baseado no micro USB 2.0 e, portanto, oferece uma velocidade compatível com a maior parte dos smartphones do mercado. O padrão, no entanto, já levou a Apple aos tribunais por ser considerado protecionista e por ser incompatível com as demais fabricantes. De fato, a produção dos cabos segue um controle rígido da empresa da maçã e cabos “alternativos” podem ser rejeitados pelo aparelho.

Prós: Pequeno; reversível e fácil de encaixar; diversos acessórios compatíveis; alto controle de qualidade.

Contra: Incompatível com cabos de outras fabricantes; tem preço elevado; controle excessivo da Apple.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Descubra no Fórum do TechTudo

USB-C

Ainda desconhecido pela maioria dos usuários, o padrão USB-C tem chamado a atenção nas últimas semanas com lançamentos do Google e da Apple. O novo conector pode ser considerado uma evolução do padrão USB 3.0 e tem como grandes características o seu tamanho compacto e o fato de ser reversível, podendo ser encaixado em qualquer um dos lados.

USB-C está presente apenas em computadores no momento, mas deve chegar aos celulares (Foto: Elson de Souza/TechTudo) — Foto: TechTudo
USB-C está presente apenas em computadores no momento, mas deve chegar aos celulares (Foto: Elson de Souza/TechTudo) — Foto: TechTudo

Outra característica que chama a atenção é a velocidade do conector, que chega a 10 Gbps e é capaz de transmitir vídeos em 4K. Além disso, o USB-C pode ser utilizado para transferência de dados, saída de vídeo, conexão de acessórios e até mesmo carregamento de celulares e computadores. Com tamanhas vantagens, há a possibilidade que a Apple adote o padrão, como fez no Macbook e acabe de vez com os problemas de compatibilidade do iPhone.

Prós: Compacto; reversível e fácil de usar; alta velocidade de transferência; suporte a vídeo de altíssima resolução; carregamento de celulares e computadores;

Contras: Poucos aparelhos compatíveis na atualidade.

Mais recente Próxima Google passa a exibir os resultados da Mega-Sena com apenas um clique
Mais do TechTudo