Filmes
Publicidade
Por , para o TechTudo

Os filmes de dragão fazem sucesso, já que os seres estão entre os personagens mitológicos mais presentes no cinema quando o assunto é fantasia. As criaturas aladas do imaginário popular europeu e asiático já deram as caras em produções como Coração de Dragão (1996), Como Treinar o Seu Dragão (2010), Reino de Fogo (2002) e Eragon (2006). Todas essas presentes em streamings como Netflix, Amazon Prime Video e Apple TV+. Em cada filme, as criaturas obedecem a regras diferentes de cada universo, podendo ser esguias ou imponentes, cuspidoras de fogo ou de gelo, dotadas de carisma ou puro terror.

Os títulos mais flamejantes do cinema quando se trata de dragões estão nessa lista do TechTudo. Passando pela aventura, ação, comédia e animação infantil, você encontra abaixo os filmes mais proeminentes onde os répteis são os personagens principais. Em cada tópico, há informações completas sobre elenco, enredo, notas da imprensa e público e em quais plataformas os filmes estão disponíveis.

Filmes de fantasia como Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes costumam inserir dragões no enredo — Foto: Divulgação/Paramount Pictures
Filmes de fantasia como Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes costumam inserir dragões no enredo — Foto: Divulgação/Paramount Pictures

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Os dragões mais celebrados do cinema você confere na lista abaixo.

  1. Coração de Dragão (1996)
  2. Donzela (2024)
  3. A Viagem de Chihiro (2001)
  4. A História Sem Fim (1984)
  5. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)
  6. Como Treinar o Seu Dragão (2010)
  7. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)
  8. Reino de Fogo (2002)
  9. Malévola (2014)
  10. Eragon (2006)
  11. Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões (2023)
  12. Raya e o Último Dragão (2021)

1. Coração de Dragão (1996)

Em um passado medieval da Europa, o cavaleiro Bowen (Quaid) pede ajuda a um dragão para salvar a vida de Einon (Lee Oakes), um príncipe adolescente ferido em uma revolta popular. A criatura aceita doar metade de seu coração para o jovem, desde que ele aceite ser um rei justo e de boa índole quando ascender ao poder. No entanto, Einon (Thewlis, nesta fase) cresce e vira mais tirano que seu pai. Bowen fica ressentido e se torna um caçador de dragões, por pensar que o coração do ser mudou a índole do menino. Isso até encontrar Draco, uma criatura alada que faz o ex-cavaleiro rever suas opiniões.

Anos após o sucesso de Jurassic Park nas telonas, o diretor Rob Cohen (Dragão: A História de Bruce Lee) decidiu inovar ao levar um dragão em CGI dublado por Sean Connery (A Rocha) às telonas. Coração de Dragão é um clássico da fantasia medieval protagonizada por Dennis Quaid (Mundo Estranho), David Thewlis (franquia Harry Potter), Dina Meyer (Tropas Estelares), entre outros. O filme está disponível para aluguel no Amazon Prime Video e Apple TV+. O longa possui 50% no Rotten Tomatoes e nota 6,4 no IMDb.

O dragão Draco é dublado pelo saudoso ator Sean Connery — Foto: Reprodução/The Movie Database
O dragão Draco é dublado pelo saudoso ator Sean Connery — Foto: Reprodução/The Movie Database

2. Donzela (2024)

Enquanto a nova temporada de Stranger Things não chega à Netflix, a atriz Millie Bobby Brown embarcou na aventura medieval Donzela. Elodie (Brown) é uma princesa de um reino em decadência. Para sanar os problemas da região, o Lord Bayford (Winstone) e Lady Bayford (Basset), pai e madrasta da protagonista, arranjam um casamento real com Henry (Robinson), príncipe de um reino comandado pela Rainha Isabelle (Wright). Apesar de sua felicidade com o matrimônio, o príncipe e sua mãe escondem de Elodie um propósito macabro com a cerimônia.

O título de fantasia foi um dos principais lançamentos em filmes do streaming vermelho na primeira metade desse ano. Junto da inteprete de Eleven estão no elenco Angela Basset (Pantera Negra), Robin Wright (Forrest Gump), Ray Winstone (A Lenda de Beowulf) e Nick Robinson (Jurassic World). As médias são de 6,1 no IMDb e aprovação de 57% no Rotten Tomatoes.

Em Donzela, uma princesa é dada de oferenda para uma dragão impiedosa — Foto: Reprodução/The Movie Database
Em Donzela, uma princesa é dada de oferenda para uma dragão impiedosa — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. A Viagem de Chihiro (2001)

Como os dragões também estão presentes na mitologia asiática, o anime A Viagem de Chihiro também possui as criaturas aladas em seu enredo. A história acompanha Chihiro (Hiiragi), uma garota de 10 anos que está de mudança para uma outra cidade junto com seus pais. Durante a viagem, eles se deparam com um túnel que leva a uma civilização mágica. Para salvar a vida de seus pais, que viraram porcos, a menina conta com a ajuda de Haku (Irino), um garoto de 12 anos cuja real forma é a de um dragão.

Dirigido por Hayao Miyazaki (O Menino e a Garça), a primeira produção do Studio Ghibli a ganhar um Oscar pode ser vista na Netflix. O elenco original de voz é composto por Rumi Hiiragi (Da Colina Kokuriko), Miyu Irino (A Voz do Silêncio) e Mari Natsuki (A Lenda dos Oito Samurais). O anime obtém nota 8,6 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.

A Viagem de Chihiro é a sétima produção de Miyazaki para o Studio Ghibli  — Foto: Reprodução/Netflix
A Viagem de Chihiro é a sétima produção de Miyazaki para o Studio Ghibli — Foto: Reprodução/Netflix

4. A História Sem Fim (1984)

O clássico infantil A HIstória Sem Fim, sucesso nos anos 1980, supreendeu os espectadores (e assustou alguns outros) graças ao personagem Falkor, um híbrido de dragão com cachorro que era uma das diversas criaturas mágicas presentes no filme. Na trama, Bastian é um garoto que se refugia nos livros para esquecer de seus problemas, principalmente a perda da mãe para uma doença terminal. Ele descobre um livro chamado "A História Sem Fim", que narra a jornada heróica de um garoto guerreiro chamado Atreyu para salvar um mundo chamado Fantasia. O reinado está ameaçado por uma entidade que tudo devora chamada Nada, e a cada página Bastian relaciona os trechos do livro com aspectos de sua vida.

Disponível no Max, a aventura conta com Noah Hathaway (Sushi Girl), Barret Oliver (Coccon) e Tami Stronach (Uma Chance para o Sucesso) no cast principal, além da direção de Wolfgang Petersen (Tróia). O longa tem hoje nota 7,3 no IMDb e aprovação de 83% no RT.

Falkor é um híbrido de cachorro e dragão — Foto: Reprodução/The Movie Database
Falkor é um híbrido de cachorro e dragão — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. O Hobbit: A Desolação de Smaug (2013)

O universo de Senhor dos Anéis não poderia deixar de ter seus dragões. No segundo capítulo da trilogia, o hobbit Bilbo Bolseiro (Freeman) segue sua jornada ao lado do mago Gandalf, o Cinzento (McKellen) e o anão Thorin II Escudo de Carvalho (Armitage) em busca da Montanha Solitária. É nas masmorras da montanha onde vive Smaug, o Dourado, um dragão que mantém o local e o antigo tesouro dos anões sob sua vigilância. Resta a Bilbo entrar na masmorra e recuperar um importante artefato sem que a criatura o veja.

Smaug dá as caras com a voz de Benedict Cumberbatch (Incrível História de Henry Sugar). Junto do astro inglês, estão presentes Martin Freeman (Invasão Secreta), Ian McKellen (X-Men: O Filme), Richard Armitage (A Grande Ilusão), entre outros. A trama é baseada no romance O Hobbit, de J.R.R. Tolkien, adaptado para os cinemas em formato de trilogia pelo diretor Peter Jackson (King Kong). O filme conquistou 75% de aprovação no Rotten Tomatoes e nota 7,8 no IMDb. Está disponível no Max.

O dragão Smaug é dublado por Benedict Cumberbatch — Foto: Reprodução/IMDb
O dragão Smaug é dublado por Benedict Cumberbatch — Foto: Reprodução/IMDb

6. Como Treinar o Seu Dragão (2010)

Mais do que uma aventura épica com dragões, a franquia animada da Dreamworks é também uma aula sobre como lidar com as diferenças. Baseado no romance homônimo de Cressida Cowell, a trilogia se passa em uma realidade alternativa da era viking onde os dragões existem e são caçados. Neste mundo, o jovem Soluço descobre por acaso um dragão negro de pouca idade. Mesmo com as instruções de sua aldeia de que esses animais são perigosos, o rapaz dá o nome de Banguela ao novo amigo e juntos tentam mostrar que esses seres não são tão malvados assim.

O título está no catálogo do Telecine e Universal+ (ambos disponíveis como canais no Globoplay). Fazem parte da dublagem original Jay Baruchel (Trovão Tropical), America Ferrera (Barbie), Gerard Butler (300), Jonah Hill (Certas Pessoas), David Tennant (Doctor Who), entre outros. O título tem nota 8,1 no IMDb e aprovação de 99% no Rotten Tomatoes.

A aventura infantil da Dreamworks mostra a amizade improvável entre um dragão e um garoto de uma família de caçadores — Foto: Reprodução/The Movie Database
A aventura infantil da Dreamworks mostra a amizade improvável entre um dragão e um garoto de uma família de caçadores — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres (2002)

Além de Smaug, a trilogia de livros Senhor dos Anéis (também levada aos cinemas por Peter Jackson) possui outras criaturas aladas que impõe perigos nas viagens dos protagonistas. Tratam-se das bestas caídas, as montarias dos vilões Nazgul em As Duas Torres que, de acordo com os livros, não são dragões de fato; embora possuam forma semelhante na versão de cinema. Na história, após a dissolução da Sociedade do Anel, os hobbits Frodo (Wood) e Sam (Sean Austin) partem em direção à Mordor junto com o guia Smeagol (Andy Serkis). Enquanto isso, a ascenção das tropas de Sauron exige que o humano Aragorn (Mortensen), o elfo arqueiro Legolas (Bloom) e o anão Gimli (John Rhys-Davies) encontrem alianças para combater essa antiga ameaça.

O filme, que está no catálogo do Max junto com as demais obras de Tolkien, tem no elenco Viggo Mortensen (Green Book: O Guia), Elijah Wood (Sin City), Orlando Bloom (Carnival Row), Ian McKellen, e mais. As médias são de 8,8 no IMDb e aprovação de 95% no RT.

As bestas caídas montadas pelos Nazgul se assemelham a dragões, mas não o são definitivamente — Foto: Divulgação/Max
As bestas caídas montadas pelos Nazgul se assemelham a dragões, mas não o são definitivamente — Foto: Divulgação/Max

8. Reino de Fogo (2002)

Geralmente associados à fantasia de época, os dragões também fizeram parte do enredo de Reino de Fogo, uma trama distópica dirigida por Rob Bowman (Arquivo X: O Filme). Nos dias atuais, um dragão adormecido em Londres emerge das profundezas e toca o terror em toda Terra. Anos se passam e os descendentes do monstro continuam a dominar o planeta. Nesse mundo destruído, Quinn (Bale) é responsável por manter a segurança de uma pequena comunidade de sobreviventes. O grupo recebe a visita de Van Zan (McConaughey), um americano que garante ter um plano para acabar com todos os dragões.

Matthew McConaughey (True Detective), Christian Bale (Amsterdam), Izabella Scorupco (007 Contra GoldenEye) e Gerard Butler (Invasão à Casa Branca) fazem parte do elenco principal. O título está no catálogo do Star+. Entre o público e crítica, o longa rendeu nota 6,2 no IMDb e aprovação de 42% no RT.

Reino de Fogo se passa em um futuro onde os dragões e humanos estão em pé de guerra — Foto: Reprodução/The Movie Database
Reino de Fogo se passa em um futuro onde os dragões e humanos estão em pé de guerra — Foto: Reprodução/The Movie Database

9. Malévola (2014)

A bruxa malvada da animação A Bela Adormecida (1965) ganhou em 2014 um filme próprio feito em live action. Quando jovem, Malévola vivia em paz num reino florestal onde habitava com outras criaturas mágicas. Tudo mudou quando um rei ordenou que seu exército invadisse o local, algo que mudou para sempre a cabeça da protagonista. Anos mais tarde, ela rapta a filha adolescente do rei sucessor, a princesa Aurora, como forma de vingança. Mas a vilã descobre que a jovem pode trazer a paz para os dois mundos.

A atriz escolhida para dar vida à Malévola foi Angelina Jolie (Eternos), que atua ao lado de Elle Fanning (The Great), Sharlto Copley (Distrito 9), Lesley Manville (Citadel) e Sam Riley (Na Estrada), além de Robert Stromberg (Alice no País das Maravilhas) na direção. Tanto a versão animada como a live action estão no catálogo do Disney+. O longa possui nota 6,9 no IMDb e aprovação de 54% no RT.

A bruxa vilã de A Bela Adormecida pode assumir a forma de um dragão — Foto: Reprodução/The Movie Database
A bruxa vilã de A Bela Adormecida pode assumir a forma de um dragão — Foto: Reprodução/The Movie Database

10. Eragon (2006)

Em uma era medieval antiga conhemos Eragon, um jovem camponês que descobre um antigo ovo de dragão, considerado extinto nessa realidade. Ele pede ajuda ao ex-cavaleiro errante Brom (Irons), que no passado teve contato com essas criaturas. Do ovo surge Saphira (voz de Rachel Weisz), uma dragão azul. O nascimento chama atenção de Galbatorix (Malkovich), um rei tirano que vê na criatura uma ameaça ao seu reino já fragmentado.

Baseado na tetralogia literária do autor Christopher Paolini, Eragon é uma aventura típica do universo de espadas e feitiçarias tão comum no RPG. Com direção de Stefen Fangmeier (Twister), o longa tem no elenco Ed Speleers (You), Rachel Weisz (A Favorita), Jeremy Irons (Batman vs. Superman), John Malkovich (Ripley), entre outros. Bem aceito pelos fãs de fantasia, mas detonado pela crítica, Eragon obteve nota 5,1 no IMDb e aprovação de 16% no Rotten Tomatoes.

Eragon é baseado na franquia de livros de fantasia do escritor Christopher Paolini — Foto: Reprodução/The Movie Database
Eragon é baseado na franquia de livros de fantasia do escritor Christopher Paolini — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões (2023)

Após uma sequência de filmes ruins, finalmente a franquia Dungeons & Dragons obteve no ano passado uma adaptação com bons índices entre o público e crítica. Após vivenciar uma tragédia pessoal, o bardo Edgin Darvis se volta para o roubo e passa a ter uma vida errante junto com a bárbara Holga Kilgore. Como forma de redenção, Edgin é convocado para recuperar uma relíquia poderosa. Ele se junta ao feiticeiro meio-elfo Simon Aumar, a druida Doric e o paladino Xenk Yendar para realizar essa missão.

A versão da dupla Jonathan Goldstein (A Noite do Jogo) e John Francis Daley (Homem-Aranha: De Volta ao Lar) para o clássico jogo de RPG conta com o elenco de Chris Pine (Mulher-Maravilha), Michelle Rodriguez (franquia Velozes e Furiosos), Regé-Jean Page (Bridgerton), Justice Smith (Detetive Pikachu) e Sophia Lillis (It: A Coisa). O longa está no catálogo do Paramount+. As médias são de 7,2 no IMDb e aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.

Themberchaud, dragão clássico da franquia D&D, aparece no filme Honra entre Rebeldes — Foto: Reprodução/The Movie Database
Themberchaud, dragão clássico da franquia D&D, aparece no filme Honra entre Rebeldes — Foto: Reprodução/The Movie Database

12. Raya e o Último Dragão (2021)

No mundo fantástico de Kumandra, existiu durante séculos uma existência pacífica entre humanos e dragões. Tudo isso mudou com um conflito causado por uma força maligna que passou a habitar na Terra. Cinco séculos após esse evento, os dragões estão praticamente extintos. Resta a guerreira Raya resgatar a única dragão existente nesse mundo para reestabelecer a paz.

O longa é dirigido por Don Hall (Mundo Estranho) e Carlos López Estrada (Blindspotting). A animação ainda conta com as vozes de um elenco marjoritariamente asiático, como Kelly Marie Tran (Sweet Tooth), Awkwafina (Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis), Daniel Dae Kim (Lost), Benedict Wong (O Problema dos 3 Corpos), Sandra Oh (Grey's Anatomy), e mais. O título possui nota 7,3 no IMDb e aprovação de 93% no RT.

Raya e o Último Dragão acompanha a união de uma jovem guerreira e uma dragão para restaurar a paz — Foto: Reprodução/The Movie Database
Raya e o Último Dragão acompanha a união de uma jovem guerreira e uma dragão para restaurar a paz — Foto: Reprodução/The Movie Database

Com informações de IMDb (1, 2, 3) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4)

🎥 6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

Mais recente Próxima Veja 8 filmes LGBTQ+ da Max para assistir e celebrar o Mês do Orgulho
Mais do TechTudo