TVs
Publicidade
Por , para o TechTudo


TVs da LG podem apresentar tela azulada durante sua vida útil, mesmo que os painéis dos televisores da marca sejam construídos com qualidade. Inicialmente, o problema parece demandar uma solução elaborada, mas há uma série de procedimentos simples que podem ser adotados pelo próprio usuário para resolver o incômodo.

O mau funcionamento pode ser corrigido ao reiniciar o dispositivo e verificar as conexões HDMI. Ao fazer isso, o usuário elimina possíveis bugs automaticamente, sem muito esforço. Contudo, dependendo da natureza do problema, pode ser necessário encaminhar o aparelho para assistência técnica. Confira, a seguir, seis soluções para corrigir a tela azulada em uma TV da LG.

Saiba que procedimentos adotar para resolver o problema de tela azuladas em TVs da LG — Foto: Divulgação/LG
Saiba que procedimentos adotar para resolver o problema de tela azuladas em TVs da LG — Foto: Divulgação/LG

1. Verifique as conexões HDMI

Checar as conexões HDMI da sua TV LG é a primeira coisa a se fazer ao se deparar com defeitos de imagem. É necessário ver se os cabos estão em bom estado e devidamente conectados, caso contrário isso pode interferir na qualidade de sinal recebido pelo aparelho — inclusive deixando a tela azulada.

Por isso, certifique-se de que todos os cabos de entrada HDMI estejam firmemente conectados às respectivas portas na TV e aos dispositivos externos. Se após essa etapa o problema persistir, retire novamente os cabos e verifique se estão em bom estado de conservação. Para ter certeza de que o problema não está nas conexões HDMI, teste os cabos em outros aparelhos.

Defeitos nos cabos HDMI podem causar tela azulada na TV LG — Foto: TechTudo
Defeitos nos cabos HDMI podem causar tela azulada na TV LG — Foto: TechTudo

2. Reinicie a TV

Smart TVs da LG podem sofrer com erros temporários que afetam seu funcionamento normal, assim como outros dispositivos eletrônicos. Isso pode incluir problemas no firmware ou em processos em execução. Reiniciar a sua TV, desconectando-a da tomada, força um reset completo do sistema, limpando falhas momentâneas que possam estar causando a tela azul.

Para fazer isso, use o o controle remoto ou o botão de energia na TV para desligá-la. Em seguida, desconecte da tomada o cabo de alimentação do dispositivo, espere por um minuto, e então conecte novamente. Agora, basta ligar a TV novamente para verificar se a tela azul foi resolvida.

Reiniciar sua TV LG pode resolver bugs temporários — Foto: Reprodução/Amazon
Reiniciar sua TV LG pode resolver bugs temporários — Foto: Reprodução/Amazon

3. Verifique as configurações de imagem da TV

Não é incomum que usuários alterem configurações de imagem por engano. Algumas dessas modificações não intencionais podem gerar uma imagem com tom mais azulado. Por exemplo, configurar a temperatura de cor para um valor muito "frio" pode aumentar a quantidade de azul na exibição, resultando em uma tonalidade azulada.

Por isso, é recomendável que o usuário explore as principais configurações de imagem de sua TV LG, em busca de alguma opção que esteja mal selecionada ou calibrada. Isso pode ser feito rapidamente com o auxílio do controle remoto, ao acessar a aba "Imagem" no menu de configurações do aparelho. Lá você vai encontrar equalizadores de imagem, como saturação de cor, brilho, contraste e nitidez, temperatura de cor, algumas opções de imagem e recursos.

Verifique as configurações de imagem de sua LG TV — Foto: TechTudo
Verifique as configurações de imagem de sua LG TV — Foto: TechTudo

4. Atualize o sistema operacional

O WebOS é o sistema operacional utilizado pelas TVs da LG e precisa ser atualizado para conter bugs que podem aparecer em versões mais antigas — como a tela azul. Manter o firmware mais recentes não só corrige problemas existentes, mas também melhora a compatibilidade e desempenho do aparelho, com a promessa de uma visualização mais estável e agradável.

Para atualizar a sua smart TV da LG, basta ir em “Configurações” > “Todas as configurações" > “Suporte”. Na seção, selecione “Atualização de Software". Em seguida, escolha a opção “Verificar Atualizações”. Caso exista uma atualização mais recente disponível, baixe e instale.

Atualizar o webOS pode resolver problemas como a tela azulada — Foto: TechTudo
Atualizar o webOS pode resolver problemas como a tela azulada — Foto: TechTudo

O procedimento também pode ser feito de forma manual. Utilizando um computador, acesse a página "https://www.lg.com/us/support/software-firmware-drivers" (sem aspas) e digite o número do modelo da sua TV LG na barra de pesquisa. Após selecionar o modelo, insira um pendrive no PC e crie uma pasta na unidade USB chamada "LG_DTV". Baixe a atualização do firmware e a extraia para dentro da pasta. Agora, basta inserir o pendrive no aparelho e seguir as instruções.

5. Restaurar as configurações da TV para o padrão de fábrica

Restaurar as configurações padrão da TV é uma medida útil quando problemas persistem após tentar outras soluções. Isso é feito para reverter todas as configurações do aparelho para as originais de fábrica, algo que promete eliminar possíveis configurações incorretas que possam estar causando os problemas.

Para fazer isso em uma smart TV da LG com webOS 22, pressione o ícone de engrenagem no controle remoto e depois clique em “Todas as Configurações”. Na aba, clique em “Geral” e em seguida em “Redefinir para Configurações Iniciais". Após isso, aparecerá uma tela avisando que as configurações serão restauradas, e todos os aplicativos instalados serão removidos. Clique em “OK” e aguarde enquanto a TV realiza o procedimento.

Restaurar o padrão de fábrica elimina a possibilidade de qualquer funcionalidade ter sido alterada por engano — Foto: Divulgação/LG
Restaurar o padrão de fábrica elimina a possibilidade de qualquer funcionalidade ter sido alterada por engano — Foto: Divulgação/LG

6. Procure uma assistência técnica

A assistência técnica é a solução final para resolver a tela azulada da sua smart TV da LG. Caso nenhum dos procedimentos anteriores anteriores surta efeito, técnicos especializados têm o conhecimento e as ferramentas necessárias para diagnosticar problemas complexos, que justamente não podem ser resolvidos com procedimentos básicos.

Caso o problema esteja relacionado a componentes defeituosos, como LEDs de retroiluminação, filtros de cor ou circuitos de controle, os técnicos podem realizar a substituição utilizando peças originais, garantindo a qualidade e a durabilidade dos reparos. Vale ressaltar que tentar resolver problemas complexos por conta própria pode resultar em danos adicionais à TV, especialmente se o usuário não tiver o conhecimento necessário.

Com informações de Ifixt, Life Wire e WikHow

📝 Signature T: conheça TV Transparente 4K da LG apresentada na CES 2024

Signature T: conheça TV Transparente 4K da LG apresentada na CES 2024

Signature T: conheça TV Transparente 4K da LG apresentada na CES 2024

Mais recente Próxima Samsung DU7700 é boa? Preço e ficha técnica da smart TV Crystal UHD
Mais do TechTudo