Nintendo
Publicidade
Por , para o TechTudo

O "Nintendo Switch 2", sucessor do console que ainda não tem um nome oficial, foi reconhecido pela fabricante em seu novo relatório financeiro, e deve ser anunciado formalmente até o fim deste ano fiscal, em março de 2025. Muitos detalhes sobre o novo hardware ainda estão no campo da especulação, mas apontam para retrocompatibilidade completa com jogos do Switch original, 256 GB de armazenamento e três vezes mais memória RAM. Além disso, o dispositivo deve trazer um chipset customizado da Nvidia com arquitetura Ampere e suporte a tecnologias de imagem como o DLSS.

Os boatos também sugerem que o videogame seguirá a premissa de plataforma híbrida: um modo de operação portátil, com suporte à resolução 1080p e uma tela LCD maior, além de uma base (dock) para acoplar e reproduzir os jogos em resoluções até 4K. No meio disso tudo, é natural que os fãs palpitem sobre os jogos de franquias famosas da Nintendo que também podem compor a biblioteca do novo console. Pensando nisso, o TechTudo traz, nas linhas a seguir, uma lista com dez jogos e franquias que desejamos ver e que têm potencial de dar as caras na nova geração do Nintendo Switch.

Super Smash Bros. Ultimate traz todos os personagens dos jogos anteriores e convidados inusitados — Foto: Divulgação/Nintendo
Super Smash Bros. Ultimate traz todos os personagens dos jogos anteriores e convidados inusitados — Foto: Divulgação/Nintendo

👉 Existem jogos MMORPGs para Nintendo Switch? Saiba no Fórum do TechTudo

1. Metroid

A franquia Metroid é uma das mais antigas do repertório da Nintendo e chama a atenção, particularmente, por introduzir uma das primeiras protagonistas femininas dos videogames — ainda na década de 80. O lançamento mais recente, Metroid Dread (MercurySteam) foi um resgate da fórmula de ação e plataforma 2D e é considerado um sucesso comercial, com mais de três milhões de cópias vendidas no mundo todo segundo dados oficiais da própria publicadora.

Atualmente, a Nintendo e a Retro Studios estão envolvidas na produção de Metroid Prime 4, que enfrentou empecilhos e segue desde 2019 sem atualizações, depois que a Bandai Namco, que era responsável pelo projeto, foi dispensada. O jogo foi anunciado no lançamento do Nintendo Switch, em 2017, e pode receber novidades no próximo Nintendo Direct de junho. É de se esperar que o jogo ganhe versões para Nintendo Switch e seu sucessor, reprisando o que aconteceu com The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Com o bom êxito, também não seria estranho imaginar um novo Metroid 2D produzido pela MercurySteam.

Metroid pode marcar grande presença no futuro da Nintendo nos consoles — Foto: Divulgação/Nintendo
Metroid pode marcar grande presença no futuro da Nintendo nos consoles — Foto: Divulgação/Nintendo

2. Donkey Kong

Com a inauguração do parque temático de Donkey Kong no Super Nintendo World, no Japão, no fim de 2024, a Nintendo tem a oportunidade perfeita para investir em marketing e lançar um novo jogo do gorila no sucessor do Switch. O último lançamento da série foi Donkey Kong Country: Tropical Freeze, que saiu originalmente em 2014 para Wii U e ganhou uma versão melhorada em 2018 para Nintendo Switch.

Vale lembrar que a Nintendo lançou recentemente um novo jogo da série Mario Vs. Donkey Kong, que pode indicar um esforço para trazer o mascote de volta aos holofotes. E, com isso, duas possibilidades vêm à tona: um novo jogo da tradicional fórmula 2D, que costuma ficar a cargo da Retro Studios, ou um novo jogo de plataforma tridimensional aos moldes de Super Mario Odyssey, com um escopo maior.

Donkey Kong ganhará um parque temático em breve e os planos da Nintendo podem envolver um jogo inédito do mascote — Foto: Divulgação/Nintendo
Donkey Kong ganhará um parque temático em breve e os planos da Nintendo podem envolver um jogo inédito do mascote — Foto: Divulgação/Nintendo

3. Animal Crossing

Animal Crossing: New Horizons elevou a franquia de simulação social da Nintendo para um novo patamar. O jogo chama atenção pela sua fofura e foi um fenômeno durante a pandemia da Covid-19, alcançando rapidamente a marca de 45 milhões de cópias vendidas segundo o último relatório financeiro da Nintendo, de março de 2024. Com o desempenho, o jogo ocupa a segunda posição entre os títulos mais vendidos do Nintendo Switch e representa mais da metade das vendas totais da série.

É de se esperar que Animal Crossing: New Horizons tenha aberto caminho para investimentos mais ambiciosos na fórmula. Uma sequência no sucessor do Nintendo Switch é praticamente certa com toda a repercussão e é algo que muitos fãs, tanto antigos quanto novos, estão na expectativa para experimentar.

Com sua estética fofinha, Animal Crossing: New Horizons encantou o público durante a pandemia e é segundo jogo mais vendido do Switch — Foto: Divulgação/Nintendo
Com sua estética fofinha, Animal Crossing: New Horizons encantou o público durante a pandemia e é segundo jogo mais vendido do Switch — Foto: Divulgação/Nintendo

4. Mario Kart

Uma sequência de Mario Kart não é apenas algo que desejamos ver, mas também uma das maiores certezas quando pensamos no catálogo do sucessor do Nintendo Switch. Isso porque Mario Kart 8 Deluxe, que é uma versão recauchutada do título original que saiu para Wii U em 2014, segue como o jogo mais vendido do videogame com mais de 61 milhões de unidades vendidas no mundo todo. Só neste último ano fiscal foram mais de oito milhões de cópias — indicando como o título ainda é uma das maiores potências da fabricante.

Pensando mais além, não seria surpresa se um hipotético Mario Kart 9 apostasse ainda mais em colaborações com outras franquias da marca, seguindo os passos de Super Smash Bros. Os conteúdos adicionais que foram lançados em Mario Kart 8 já traziam personagens e pistas de títulos como The Legend of Zelda e até mesmo Animal Crossing. Com isso, os planos para um novo jogo podem ser ainda mais ambiciosos e servir até mesmo de plataforma para propriedades intelectuais menores.

Mario Kart 8 é o maior carro-chefe do Nintendo Switch com mais de 60 milhões de cópias vendidas — Foto: Divulgação/Nintendo
Mario Kart 8 é o maior carro-chefe do Nintendo Switch com mais de 60 milhões de cópias vendidas — Foto: Divulgação/Nintendo

5. Super Smash Bros.

Super Smash Bros. Ultimate alcançou o ápice da franquia em qualidade e conteúdo disponível. O resultado foi um jogo que levanta dúvidas sobre o próprio futuro da série, pois se apresenta como uma versão definitiva e que reúne todos os lutadores do passado, além de figuras de franquias que nem são da Nintendo, como Sora de Kingdom Hearts — representando um grande desafio em termos de licenciamento.

No entanto, todos os consoles da Nintendo recebem, historicamente, um título da franquia e recentemente veio à tona a informação de que a Bandai Namco estabeleceu formalmente dois times internos (Studio 2 e Studio S) para produzir jogos comissionados somente pela Nintendo. O estúdio, vale lembrar, foi o responsável por títulos como Arms, Mario Kart 8 e o próprio Super Smash Bros. Ultimate.

Super Smash Bros. Ultimate é o maior crossover do mundo dos jogos — Foto: Divulgação/Nintendo
Super Smash Bros. Ultimate é o maior crossover do mundo dos jogos — Foto: Divulgação/Nintendo

Além disso, o diretor Masahiro Sakurai declarou que já está trabalhando em um novo projeto misterioso e por isso teve de reduzir a frequência com que publicava conteúdos no seu canal no YouTube, que traz curiosidades e detalhes sobre gamedev. Não seria estranho se a Nintendo mobilizasse os principais envolvidos deste que é o terceiro jogo mais vendido do Nintendo Switch para trabalhar em um novo lançamento - mesmo que seja uma hipotética remasterização.

6. The Legend of Zelda

Com um hardware mais poderoso em mãos, a Nintendo teria a oportunidade perfeita para trabalhar em possíveis remasterizações de The Legend of Zelda: Breath of the Wild e Tears of the Kingdom com um grande ganho de performance. Mas mais do que isso, o lançamento de um sucessor do Switch levanta dúvidas sobre a fórmula de um próximo jogo da franquia The Legend of Zelda.

The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom quebra recordes da Nintendo e vende 10 milhões de unidades em 3 dias — Foto: Divulgação/Nintendo
The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom quebra recordes da Nintendo e vende 10 milhões de unidades em 3 dias — Foto: Divulgação/Nintendo

Em tese, há duas premissas existentes que podem se repetir: um jogo tridimensional de larga escala como foi o caso dos já citados; e um jogo de menor escopo e visão do topo, seguindo a fórmula de Link’s Awakening e A Link Between Worlds. De todo modo, se o Nintendo Switch conseguiu entregar os jogos mais impressionantes tecnicamente da série, especular sobre o que está a caminho de um sucessor é muito empolgante.

Star Fox é uma série que carrega muito valor nostálgico, mas que nunca conseguiu emplacar um título que superasse o clássico do Nintendo 64. A tentativa mais recente com Star Fox Zero, de 2016, dividiu opiniões pelo uso de recursos como o Gamepad do Wii U, que deixava o ritmo de jogo e a própria jogabilidade cansativa.

Star Fox não recebe novos jogos desde 2016, com o lançamento de Star Fox Zero — Foto: Divulgação/Nintendo
Star Fox não recebe novos jogos desde 2016, com o lançamento de Star Fox Zero — Foto: Divulgação/Nintendo

Com o sucessor do Nintendo Switch à espreita, a produtora teria a oportunidade de resgatar algumas das suas propriedades mais encostadas, e isso inclui Star Fox. Não seria preciso investir em um lançamento completamente inovador, mas sim em algo que remetesse às origens da série e fosse bem-executado.

8. Kid Icarus

Kid Icarus é uma das franquias da Nintendo que estrearam ainda nos anos 80 e que recebeu um redesign completo em 2012, com o lançamento de Kid Icarus Uprising para Nintendo 3DS. Na ocasião, o jogo fazia grande uso da tela tátil do videogame portátil e isso acabou por dificultar potenciais relançamentos ou até mesmo emulação para entusiastas. O console precisava ser posicionado em uma superfície plana para que o usuário pudesse jogar de forma confortável e isso provocou várias reclamações na época.

Kid Icarus: Uprising modernizou o clássico dos anos 80 após participação de Pit em Super Smash Bros. — Foto: Divulgação/Nintendo
Kid Icarus: Uprising modernizou o clássico dos anos 80 após participação de Pit em Super Smash Bros. — Foto: Divulgação/Nintendo

Mais de uma década após seu lançamento, Kid Icarus ainda tem uma base de fãs que desejam ver uma sequência nos consoles atuais da Nintendo. Vale notar que o jogo anterior foi produzido pela Sora, que é a empresa fundada por Masahiro Sakurai, de Super Smash Bros. Caso o time trabalhasse em um projeto de menor escopo, em vez de focar tão somente na franquia de luta da Nintendo, isso certamente agregaria bastante à biblioteca do sucessor do Nintendo Switch.

9. F-Zero

A franquia F-Zero é um dos pedidos mais recorrentes dos fãs quando o assunto é franquias dormentes da Nintendo. Atualmente, há boatos de que a companhia estaria preparando um relançamento de F-Zero GX para o Nintendo Switch e o título gratuito F-Zero 99, que transforma o clássico em um battle royale, certamente atuou como um lembrete de que a companhia não abandonou a propriedade completamente.

O divertido F-ZERO 99 traz o clássico jogo de corrida em um battle royale caótico — Foto: Reprodução/Nintendo of America
O divertido F-ZERO 99 traz o clássico jogo de corrida em um battle royale caótico — Foto: Reprodução/Nintendo of America

A aparição de conteúdo de F-Zero em jogos como Mario Kart 8 também é uma forma de manter as chamas acesas por uma hipotética sequência. Desta forma, o sucessor do Switch poderia se aproveitar bastante de um novo jogo para diversificar a sua biblioteca de título, em especial no ano de lançamento.

10. Kirby

O Nintendo Switch mostrou como a companhia ainda tem planos ambiciosos para a franquia Kirby, que sempre foi conhecida pelos seus jogos de plataforma 2D. O lançamento de Kirby and the Forgotten Land, em 2022, trouxe o mascote em uma aventura tridimensional sem precedentes na franquia e que o tratou com bastante carinho, tendo em vista a sua qualidade técnica e quantidade de conteúdo.

 Kirby and the Forgotten Land é o maior jogo da franquia em escopo — Foto: Divulgação/Nintendo
Kirby and the Forgotten Land é o maior jogo da franquia em escopo — Foto: Divulgação/Nintendo

Segundo um levantamento da própria Nintendo, o jogo vendeu mais de sete milhões de cópias no mundo todo e seria um indicativo de que a série segue a todo vapor. Por isso, não seria estranho imaginar uma sequência de Kirby and the Forgotten Land ou até mesmo o lançamento de títulos menores, seguindo os moldes dos jogos clássicos.

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Nintendo Switch: quatro fatos sobre o console para saber antes de comprar

Mais recente Próxima 15 melhores jogos grátis do Nintendo Switch para você baixar agora
Mais do TechTudo