Séries
Publicidade
Por , para o TechTudo

A 2ª temporada de House of the Dragon (ou Casa do Dragão, em português) estreou no último domingo (16) no Max (antiga HBO Max) e já configura entre os principais assuntos da semana em matéria de série. O show spin-off de Game of Thrones serve como prequel às Crônicas de Gelo e Fogo criadas pelo escritor George R.R. Martin. Assim como a obra, outras produções trazem tramas igualmente conspiratórias, políticas e jornadas heroicas regadas com fantasia ou eventos históricos reais. É o caso de The Tudors (2007-2010), O Último Reino (2015 -2022), Vikings (2013 -2020) e The Witcher (2019 -presente).

Se você não perde um drama que envolve monarquia e história antiga não deixe de conferir essa lista do TechTudo com 10 séries épicas que todo fã de House of Dragon deve assistir. Vale lembrar que a seleção levou em conta a repercussão dos títulos em agregadores como IMDb e Rotten Tomatoes assim como sua disponibilidade nos streamings.

Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Kit Harington (Jon Snow) na aclamada e polêmica série Game of Thrones — Foto: Reprodução/IMDb
Emilia Clarke (Daenerys Targaryen) e Kit Harington (Jon Snow) na aclamada e polêmica série Game of Thrones — Foto: Reprodução/IMDb

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

Veja outras séries de época que tem tudo a ver com A Casa do Dragão:

  1. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022 – presente)
  2. The Witcher (2019 – presente)
  3. Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (2024 – presente)
  4. Black Sails (2014 – 2017)
  5. Vikings (2013 – 2020)
  6. A Roda do Tempo (2021 – presente)
  7. O Último Reino (2015 – 2022)
  8. The Tudors (2007 – 2010)
  9. Vikings: Valhalla (2022 – presente)
  10. Troia : A Queda de Uma Cidade (2018)
  11. Bônus: Game of Thrones (2011 – 2019)

1. O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder (2022 - presente)

Anéis de Poder, a produção mais cara já produzida pelo Amazon Prime Video, é uma extensão televisiva do universo da Terra Média criado pelo escritor J.R.R. Tolkien, autor de O Hobbit e da trilogia Senhor dos Anéis. Ambientada durante a Segunda Era do universo de Tolkien, que se passa antes dos eventos de O Hobbit e Senhor dos Anéis, a elfa Galadriel (Clark) desconfia que um antigo mal pode ressurgir e afetar todos os reinos da Terra Média. No decorrer da trama vemos como essa ameaça pode afetar os reinos e comunidades dos homens, anões, elfos e Hobbits.

Com criação dos showrunners J. D. Payne (Jungle Cruise) e Patrick McKay (Star Trek 4), o show conta com o elenco de Morfydd Clark (Saint Maud), Robert Aramayo (Game of Thrones), Ismael Cruz Córdova (Colonizadores), Cynthia Addai-Robinson (Shooter), entre outros. Anéis de Poder possui nota 7 no IMDb e aprovação da crítica de 83% no Rotten Tomatoes.

Núcleo élfico de Senhor dos Anéis: Anéis de Poder — Foto: Reprodução/IMDb
Núcleo élfico de Senhor dos Anéis: Anéis de Poder — Foto: Reprodução/IMDb

2. The Witcher (2019)

A aventura sombria e de fantasia criada pelo escritor polonês Andrzej Sapkowski não conquistou somente os videogames, como também a televisão. The Witcher é a versão da Netflix para a saga do bruxo Geralt de Rivia, um mercenário solitário em um mundo habitado por reinos em conflito e criaturas que aterrorizam os humanos. Nesse universo, o protagonista tem seu trabalho interrompido quando lhe é determinado cuidar de Ciri, uma jovem princesa vítima de uma perseguição.

O astro Henry Cavill (O Homem de Aço) deu vida ao personagem até a terceira temporada, sendo substituído por Liam Hemsworth (Jogos Vorazes) para as próximas. Os demais nomes do elenco são Anya Chalotra (The ABC Murders), Freya Allan (Planeta dos Macacos: O Reinado), Joey Batey (The Riot Club), e mais. A trama possui nota 8 no IMDb e aprovação de 80% no Rotten.

The Witcher é baseada na série de livros do norueguês Andrzej Sapkowski — Foto: Divulgação/Netflix
The Witcher é baseada na série de livros do norueguês Andrzej Sapkowski — Foto: Divulgação/Netflix

3. Xógum: A Gloriosa Saga do Japão (2024)

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é a mais nova adaptação do romance best-seller escrito pelo autor americano James Clavell (antes, o livro havia sido adaptado para a TV em 1980). No Japão do século XVII, o lorde Yoshii Toranaga (Sanada) enfrenta uma conspiração movida pela união de três inimigos seus dentro do império. Essa coalisão visa o impedir de conquistar o mais alto título imperial da época, o Xógum. A trama política segue um rumo inesperado quando o marinheiro inglês John Blackthorne (Jarvis) desembarca na ilha e é tomado como prisioneiro pelo lorde. Devido às informações privilegiadas que possui, o homem se torna o centro de uma disputa que envolve tanto o Japão quanto os países europeus que comercializam na Ásia.

Com criação de Rachel Kondo e Justin Marks (Top Gun: Maverick), o seriado tem no elenco Hiroyuki Sanada (John Wick 4), Anna Sawai (Monarch: Legado de Monstros), Cosmo Jarvis (Peaky Blinders) e Tadanobu Asano (Thor: Ragnarok). Xógum tem nota 8,7 no IMDb e 99% no RT. Está disponível pelo Star+ e Disney+.

O conflito entre grupos políticos do Japão Feudal são observados por um imigrante inglês — Foto: Reprodução/The Movie Database
O conflito entre grupos políticos do Japão Feudal são observados por um imigrante inglês — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. Black Sails (2014 - 2017)

O show é uma prequel televisivo do clássico romance literário A Ilha do Tesouro, de Robert Louis Stevenson; no entanto, diferente do livro, a produção segue uma proposta menos infantil e mais adulta, com conteúdos violentos e sexuais. Décadas antes de conhecer o pequeno aventureiro Jim Hawkins e embarcar numa viagem por tesouros, o agora jovem Capitão Flint (Stephens) monta uma infame tripulação para criar uma resistência armada na Ilha de New Providence, nas Bahamas, durante o século XVIII. Junto dele está John Silver (Arnold), um novo integrante do bando que esconde um objeto de grande valor.

Criado pela dupla Jonathan E. Steinberg (The Old Man) e Robert Levine (See), fazem parte do elenco Toby Stephens (Percy Jackson e os Olimpianos), Hannah New (Bridgerton), Luke Arnold (Scrublands) e Jessica Parker Kennedy (Flash). A trama de pirataria possui nota 8,2 no IMDb e 81% no RT. Está presente no MGM+ (via Prime Video) e no Mercado Play.

Série é uma das preferidas entre os fãs de aventuras de piratas — Foto: Reprodução/The Movie Database
Série é uma das preferidas entre os fãs de aventuras de piratas — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. Vikings (2013 - 2020)

Do lado nórdico das produções de cultura medieval na TV está a série Vikings. No enredo, Ragnar Lothbrok é um fazendeiro que está em desacordo com o chefe de sua comunidade. Isso porque, para o protagonista, as invasões nórdicas deveriam avançar na descoberta de novos territórios ocidentais, e não para áreas já dominadas. Esse conflito dará início à ascenção de Ragnar para um líder que comandará novas expedições nórdicas.

O show do canal History (e que está na Netflix) conquistou um público mundial ao mostrar um lado mais político e dramático, mas não menos brutal, das comunidades escandinavas da Idade Média. A obra tem criação de Michael Hirst (Elizabeth) e o protagonismo dos atores Travis Fimmel (Garoto Devora Universo), Katheryn Winnick (Amor e Outras Drogas), Jonathan Rhys-Meyers (Match Point), Moe Dunford (90 Minutos), e mais. O drama de época possui nota 8,5 no IMDb e aprovação de 93% no RT.

Produzida pelo canal History, seriado de época aborda as batalhas dos nórdicos durante o século 13 — Foto: Divulgação/Netflix
Produzida pelo canal History, seriado de época aborda as batalhas dos nórdicos durante o século 13 — Foto: Divulgação/Netflix

6. A Roda do Tempo (2021 - presente)

A franquia literária criada pela dupla Robert Jordan e Brandon Sanderson chegou às telas do streaming em 2021 via Prime Video. A história é focada em Moiraine Damodred (Rosamund Pike), membro de uma organização de mulheres feiticeiras chamada Aes Sedai. Ela lidera uma jornada com cinco jovens de habilidades distintas que são potenciais reencarnações de uma entidade mágica que poderá reconstruir ou destruir o mundo.

Com duas temporadas lançadas (e uma terceira em produção), o show conta com Rosamund Pike (Garota Exemplar), Daniel Henney (Big Hero 6), Zoë Robins (Natal Sangrento), Madeleine Madden (Dora e a Cidade Perdida) e Josha Stradowski (Instinto) nos papéis principais, além do roteirista Rafe Judkins (Uncharted - Fora do Mapa) no desenvolvimento. O show tem nota 7,2 no IMDb e aprovação de 83% no Rotten Tomatoes.

A Roda do Tempo é um dos títulos de fantasia exclusivos do Prime Video — Foto: Divulgação/Amazon Studios
A Roda do Tempo é um dos títulos de fantasia exclusivos do Prime Video — Foto: Divulgação/Amazon Studios

7. O Último Reino (2015)

Baseado na saga literária As Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell, O Último Reino é um drama militar de época produzido pela BBC e disponibilizado no Brasil pela Netflix. A história acontece entre os anos de 866 a 878, período em que os povos vikings e anglo-saxões estão em conflito. No meio dessa disputa conhecemos Uhtred (Dreymon), um guerreiro anglo-saxão da Inglaterra criado desde criança na Dinamarca. Após sua família adotiva ser morta por tropas invasoras do seu país de origem, ele sofre um impasse sobre qual lado ficar nessa guerra.

A adaptação conta com o desenvolvimento do roteirista Stephen Butchard (Vincent) e o elenco de Alexander Dreymon (Pesadelo nas Alturas), Tobias Santelmann (Assassinato no Congo), Emily Cox (Jerks), Eva Birthistle (Apenas um Beijo), entre outros. As avaliações são de 8,5 no IMDb e aprovação de 91% no Rotten Tomatoes.

Série histórica da BBC rendeu um filme nomeado The Last Kingdom — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
Série histórica da BBC rendeu um filme nomeado The Last Kingdom — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

8. The Tudors (2007 - 2010)

Assim como A Casa do Dragão, o drama histórico The Tudors possui tramas políticas que se misturam a problemas familiares de monarcas e demais personalidades poderosas. O reinado do rei Henrique VIII da Inglaterra é o foco da série. Monarca por quarenta anos, seu lado mais jovem, carismático e competitivo é mostrado na obra. Em sua companhia, ele tem como melhor amigo Carlos Brandon (Cavill), duque casado com sua irmã Maria Tudor (Bolger).

Jonathan Rhys Meyers (O Som do Coração), Henry Cavill, Sarah Bolger (As Crônicas de Spiderwick), Max Brown (Turistas), David O'Hara (Os Infiltrados) e Lothaire Bluteau (Hábito Negro). Exibido na gringa pelo pelos canais BBC Two e Showtime, o show está hoje no catálogo do Claro TV+. Tem nota 8,1 no IMDb e aprovação de 69% (crítica) no Rotten Tomatoes.

Trama adapta de forma livre a vida do rei Henrique VIII, monarca europeu da Dinastia Tudor — Foto: Reprodução/The Movie Database
Trama adapta de forma livre a vida do rei Henrique VIII, monarca europeu da Dinastia Tudor — Foto: Reprodução/The Movie Database

9. Vikings: Valhalla (2022)

O sucesso de Vikings garantiu uma produção spin-off lançada exclusivamente para a Netflix. Vikings: Valhalla possui até o momento duas temporadas, com uma terceira a ser lançada no dia 11 de julho desse ano. Cem anos após os eventos da série principal, vemos como novos protagonistas o trio Leif Erikson, Freydis e Harald Sigurdsson. Mesmo após um século, essa nova geração de guerreiros nórdicos encara outros tipos de conflitos decorrentes da invasão escandinava pela Europa, como os choques entre as culturas pagãs e cristãs e o fim da Era Viking.

A extensão da história criada por Michael Hirst (Billy the Kid) tem a autoria de Jeb Stuart (Duro de Matar). Fazem parte do elenco Sam Corlett (O Mundo Sombrio de Sabrina), Leo Suter (The Libertator), Frida Gustavsson (The Witcher) e Jóhannes Haukur Jóhannesson (Game of Thrones). As avaliações são de 7,3 no IMDb e aprovação de 95% no RT.

Série exclusiva da Netflix é um derivado da série original Vikings — Foto: Reprodução/The Movie Database
Série exclusiva da Netflix é um derivado da série original Vikings — Foto: Reprodução/The Movie Database

10. Troia: A Queda de Uma Cidade (2018)

Muitos conhecem a tragédia grega da destruição da cidade de Troia pelos espartanos, já mostrada no cinema pelo filme Troia (2004). Mas outra produção que narra esse evento histórico antigo é Troia: A Queda de Uma Cidade. A minissérie anglo-americana tem realização da BBC junto com a Netflix, onde o show pode ser visto aqui no Brasil. Assim como o filme hollywoodiano protagonizado por Brad Pitt (Babilônia), a obra dramatiza o cerco realizado por Esparta contra Troia após o sequestro da rainha espartana Helena pelo príncipe troiano Páris.

Louis Hunter (Rito de Passagem), Bella Dayne (Humans), Christiaan Schoombie (Warrior), Chloe Pirrie (Carnival Row) e o anglo-brasileiro Alfred Enoch (Fundação) fazem parte do elenco. Avaliado acima da média pela crítica, o show tem 68% no Rotten Tomatoes, enquanto entre o público a nota ficou em apenas 4,1.

Produção da Netflix recria tragédia grega descrita por Homero — Foto: Reprodução/The Movie Database
Produção da Netflix recria tragédia grega descrita por Homero — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. Bônus: Game of Thrones (2011 - 2019)

Claro que uma lista com produções de época na linha de A Casa do Dragão não poderia deixar de lado Game of Thrones, que é anterior à série. O show levou às telas de TV a franquia literária Crônicas de Gelo e Fogo, escrita por George R.R. Martin. Toda a trama segue um universo próprio localizado no continente de Westeros, onde os reinos são controlados pelo monarca que assume o Trono de Ferro. O poder político no começo da série está nas mãos de Robert Baratheon, cujo melhor amigo Eddard "Ned" Stark, lorde da Casa Winterfell, é chamado para ser seu conselheiro. No entanto, após a morte misteriosa de Robert, uma sucessão de intrigas coloca em risco a paz em todos os demais reinos - e a vida de Ned.

Durante sua exibição fizeram parte do elenco Emilia Clarke (Invasão Secreta), Peter Dinklage (Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes), Lena Headey (300), Kit Harington (Pompeia), Sean Bean (trilogia Senhor dos Anéis), e mais. As avaliações são de 9,2 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes. Está disponível no Max (antiga HBO Max).

O Casamento Vermelho é um dos eventos mais surpreendentes de Game of Thrones — Foto: Reprodução/IMDb
O Casamento Vermelho é um dos eventos mais surpreendentes de Game of Thrones — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações de IMDb (1, 2, 3) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3)

🎥 House of The Dragon: Max divulga #trailer da segunda temporada #streaming

House of The Dragon: Max divulga #trailer da segunda temporada #streaming

House of The Dragon: Max divulga #trailer da segunda temporada #streaming

Mais recente Próxima Veja 12 séries de super heróis que você deveria dar uma chance
Mais do TechTudo