Jogos
Publicidade
Por , para o TechTudo


Assassin's Creed: Shadows foi anunciado pela Ubisoft e já tem lançamento confirmado para 12 de novembro no PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X, Xbox Series S e PC. O título terá dois protagonistas, incluindo Yasuke, samurai negro inspirado em uma figura histórica que de fato viveu no Japão Feudal. Assim como o novo Assassin's Creed, já são diversos outros jogos trazendo personagens negros marcantes, incluindo Watch Dogs 2, Deathloop, Marvel's Spider-Man: Miles Morales e os clássicos GTA: San Andreas e GTA 5, entre muitos outros.

Vale destacar que a presença constante de protagonistas negros na indústria dos games é muito importante pela representatividade em um meio que hoje é composto majoritariamente por pessoas negras no Brasil, conforme aponta a PGB 2024. Veja, a seguir, mais detalhes sobre Yasuke em Assassin's Creed: Shadows e outros 10 personagens e seus títulos.

Assassin's Creed Shadows é protagonizado também por Yasuke — Foto: Divulgação/Ubisoft
Assassin's Creed Shadows é protagonizado também por Yasuke — Foto: Divulgação/Ubisoft

👉 GTA 6 será o melhor de todos os capítulos? Opine no Fórum TechTudo

Assassin’s Creed Shadows - PS5, Xbox Series S, Xbox Series X, PC

Antes de iniciar a lista, é necessário apresentar Assassin’s Creed: Shadows, jogo anunciado pela Ubisoft com lançamento previsto para 12 de novembro de 2024. O jogo terá Yasuke, um samurai negro que de fato existiu e viveu em parte do período feudal no Japão, e Naoe, uma ninja que terá gameplay mais furtiva. Ambos serão controláveis durante a campanha, permitindo ao usuário alternar entre eles. Vale lembrar que ainda há poucos detalhes sobre a história do título e sua jogabilidade. Assassin's Creed: Shadows chega para PS5, Xbox Series X/S e PC

Yasuke é uma figura central em Assassin's Creed Shadows — Foto: Divulgação/Ubisoft
Yasuke é uma figura central em Assassin's Creed Shadows — Foto: Divulgação/Ubisoft

1. Miles Morales: Spider-Man - PS4, PS5, PC

Miles Morales: Spider-Man é um título que dá sequência ao primeiro Spider-Man para PlayStation 4 (PS4). O jogo foca no personagem de Miles Morales, um jovem negro e de origem latina que vive no Brooklyn, em Nova York. Ele assume o manto de Homem-Aranha depois que Peter Parker deixa a cidade por um breve momento.

A jogabilidade de Miles Morales: Spider-Man é muito parecida com a original, mas há mudanças importantes. Miles possui poderes elétricos, capazes de aplicar ondas de choque em seus oponentes. Além disso, seu uniforme é preto e vermelho, diferente do clássico azul e vermelho do Homem-Aranha original. O herói volta a aparecer em Marvel's Spider-Man 2, para PS5.

Miles Morales continua a história de Spider-Man, mas com novo herói — Foto: Divulgação/Insomniac
Miles Morales continua a história de Spider-Man, mas com novo herói — Foto: Divulgação/Insomniac

2. Forspoken - PS5, PC

Forspoken é protagonizado pela jovem Frey Holland, uma mulher negra que viaja para um mundo mágico e, lá, acaba descobrindo que também ganhou poderes após participar dessa mesma viagem astral. Além disso, ela também descobre que, junto de seus poderes, recebeu a missão de salvar aquele mundo. A protagonista combina magia com habilidades de Parkour para escalar ambientes e correr pelo cenário, mesclando ação e estratégia com a jogabilidade em terceira pessoa e focada em ação.

Forspoken conta a história de Frey Holland, uma jovem de Nova York que é transportada para o mundo mágico de Athia — Foto: Reprodução/PlayStation Blog
Forspoken conta a história de Frey Holland, uma jovem de Nova York que é transportada para o mundo mágico de Athia — Foto: Reprodução/PlayStation Blog

3. GTA: San Andreas - PS4, PS5, PC, Xbox Series S, Xbox Series X, And, iOS

A série GTA traz muitos personagens negros em sua história, mas foi com GTA: San Andreas que tivemos um protagonista de fato, com o devido destaque no jogo de mundo aberto e ação em terceira pessoa. No jogo você controla CJ em uma versão fictícia da cidade de Los Angeles, chamada de Los Santos, para onde volta após a morte de sua mãe. O game se passa no início dos anos 90 e reflete vários elementos desta época, com foco em gangues e máfias.

CJ começa como um jovem ainda sem pensar muito em seu futuro e, ao longo da história, desenvolve alianças e habilidades que vão colocá-lo em destaque. O game tem jogabilidade de mundo aberto clássica e muitas missões para serem realizadas. Atualmente, é possível jogar GTA: San Andreas por meio da versão remasterizada, em GTA: The Trilogy, e está disponível também para celulares Android e iPhone (iOS) pela Netflix.

GTA: San Andreas conta com CJ no papel principal — Foto: Divulgação/Rockstar Games
GTA: San Andreas conta com CJ no papel principal — Foto: Divulgação/Rockstar Games

4. Watch Dogs 2 - PS4, Xbox One, PC

Watch Dogs 2 foi lançado, de certa forma, desacreditado. Isso por conta do desempenho do primeiro jogo, que não foi tão bem recebido. Ainda assim, seu protagonista Marcus foi uma grande revelação. O hacker apresentou muito carisma em suas poucas falas ao longo da trama e revelou ser um personagem marcante.

Ao lado de seu grupo de hackers, Marcus realiza missões que envolvem hackear sistemas públicos, privados e até de pessoas físicas, com o objetivo de combater ma grande corporação. Watch Dogs 2 acerta em ser variado e em não ter jogabilidade chata, além de missões criativas, que envolvem até mesmo dirigir carros de aplicativos na cidade.

Watch Dogs 2 tem Marcus e seus aliados — Foto: Divulgação/Ubisoft
Watch Dogs 2 tem Marcus e seus aliados — Foto: Divulgação/Ubisoft

5. Deathloop - PS5, Xbox Series S, Xbox Series X, PC

Deathloop é um jogo protagonizado por Colt, um assassino que acorda em uma ilha misteriosa e se vê preso em um loop temporal que o deixa preso eternamente. Para sair dali, ele precisa eliminar 8 alvos em um único dia - caso contrário, as mesmas 24 horas se repetem. Além desse desafio, é necessário enfrentar Julianna, sua antagonista, que pode ser controlada por outro jogador online e vai fazer de tudo para impedir seu sucesso na missão de fugir.

Deathloop é inusitado, bem equilibrado e criativo. O jogador controla Colt em boa parte da história, mas, a partir de certo momento, é possível jogar online para controlar Julianna, que também é uma personagem negra, assim como Colt.. O game conta ainda com outros mistérios a serem solucionados, além de desafios com furtividade em seu cenário.

Deathloop tem jogabilidade inovadora — Foto: Reprodução/PS Store
Deathloop tem jogabilidade inovadora — Foto: Reprodução/PS Store

6. The Walking Dead Telltale - PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, PC, Nintendo Switch

The Walking Dead, da Telltale, é uma saga de história envolvente, marcante e emocionante. Inicialmente ela é protagonizada por Lee, um homem negro que precisa sobreviver em meio ao apocalipse zumbi. Com o tempo ele resgata e se alia a uma criança chamada Clementine e os dois constroem uma história de sobrevivência.

Porém, a saga evolui e o tempo passa. O protagonista passa de Lee para Clementine, já com mais idade e experiência, tendo adquirido vários conhecimentos prévios para sobreviver neste mundo devastado. The Walking Dead Telltale é um dos games mais marcantes dos últimos 10 anos e usa com sabedoria o universo dos quadrinhos originais. O game tem jogabilidade indireta, com muito diálogo e escolha de respostas.

Clementine cresce e se torna protagonista da série The Walking Dead ao longo dos jogos — Foto: Divulgação/Telltale
Clementine cresce e se torna protagonista da série The Walking Dead ao longo dos jogos — Foto: Divulgação/Telltale

7. Uncharted: Lost Legacy - PS4, PS5

Uncharted: Lost Legacy é, ao mesmo tempo, uma expansão de Uncharted 4 e também um jogo que funciona de forma independente. O game tem duas protagonistas mulheres: Chloe Frazer e Nadine Ross. Nadine é uma mulher negra que trabalha como mercenária e se alia a Chloe para concluir uma missão especial.

Assim como na série principal, Uncharted: Lost Legacy é um jogo repleto de exploração de cenário, resolução de quebra-cabeças e muito tiroteio. O jogador alterna o controle entre Nadine e Chloe de forma natural e precisa lidar com as consequências da história. O game é um pouco mais curto do que o normal, mas não deixa de ser uma experiência de tirar o fôlego.

Uncharted: The Lost Legacy conta com Chloe e Nadine — Foto: Divulgação/Sony
Uncharted: The Lost Legacy conta com Chloe e Nadine — Foto: Divulgação/Sony

É verdade que o grande protagonista de Final Fantasy 7 Rebirth é o mercenário Cloud Strife, mas o jogo também conta com um dos principais coadjuvantes em Barret Wallace, um homem negro que é tido como “terrorista” pela mídia e corporações industriais, mas que, na verdade, luta para salvar o planeta e sua filha.

Em Final Fantasy 7 Rebirth, continuação de Final Fantasy 7 Remake, temos, inclusive, um destaque ainda maior para Barret, que é um dos principais personagens da saga. Há missões envolvendo seu passado, seu desenvolvimento e sua motivação de salvar a filha, Marlene. Barret é o coração da equipe de Cloud e tem muita importância para a história.

Barret está em Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII Rebirth — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães
Barret está em Final Fantasy VII Remake e Final Fantasy VII Rebirth — Foto: Reprodução/Bruno Magalhães

9. Dandara - PS4, Xbox One, Nintendo Switch, PC, Mobile

Dandara é um jogo brasileiro nesta lista repleta de produções estrangeiras. Ele também é protagonizado por uma mulher negra – a própria Dandara. O game se baseia em relatos históricos, ainda que de forma bem livre, daquela que foi conhecida como a companheira de Zumbi dos Palmares, um dos grandes heróis nacionais.

Dandara foi concebida para ser uma líder, mas precisa descobrir isso ao longo do seu caminho. A jogabilidade consiste em quebra-cabeças que precisam ser resolvidos para avançar nos cenários. Dandara tem visual simples, mas jogabilidade inteligente e diferente do que se vê de maneira comum.

Dandara é produção brasileira com heroína histórica — Foto: Divulgação/Long Hat House
Dandara é produção brasileira com heroína histórica — Foto: Divulgação/Long Hat House

10. GTA 5 - PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series S, Xbox Series X, PC

Assim como GTA: San Andreas, GTA 5 continuou a tradição de ter personagens negros marcantes na série da Rockstar Games. Aqui temos Franklin Clinton, um dos três protagonistas do jogo, ao lado de Michael e Trevor. Franklin é um jovem de Los Santos que já se envolveu com gangues, mas tenta reconstruir sua vida.

Em GTA 5 o jogador pode alternar a qualquer momento entre seus três protagonistas. Cada um possui uma gama de missões que podem ser realizadas, ainda que não sejam limitadas ou exclusivas. O título é um dos mais famosos de todos os tempos e dá grande destaque para Franklin em sua história.

Franklin é um dos três personagens de GTA 5 — Foto: Divulgação/Rockstar
Franklin é um dos três personagens de GTA 5 — Foto: Divulgação/Rockstar

Com informações de TheGamer, TomsGuide

Jogos de Playstation 2: os melhores títulos de todos os tempos

Jogos de Playstation 2: os melhores títulos de todos os tempos

Mais recente Próxima De olho no GTA 6? 10 coisas para fazer no GTA 5 enquanto o jogo não chega
Mais do TechTudo