Inteligência Artificial
Publicidade


O iPhone (iOS) possui alguns recursos que utilizam Inteligência Artificial (IA) e muitos usuários nem imaginam. São funções bastante úteis no dia a dia como o Live Text, que identifica textos contidos em imagens. Há ainda o aperfeiçoamento de fotos clicadas em ambientes sem luz, por meio do Modo Noite, e o reconhecimento automático de rostos de pessoas e pets no rolo da câmera para criar álbuns personalizados. Novas ferramentas de IA são esperadas no lançamento do iOS 18, que deve ocorrer no segundo semestre deste ano. Até lá, confira sete recursos com esse tipo de tecnologia que estão “escondidos” no iPhone.

Conheça recursos que usam inteligência artificial no iPhone e você não sabia — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Conheça recursos que usam inteligência artificial no iPhone e você não sabia — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝Como restaurar backup antigo no iPhone novo? Veja no Fórum do TechTudo

1. Copiar texto de imagens

A ferramenta Live Text, lançada no iOS 15, em 2021, identifica textos contidos em imagens e permite que o usuário copie e cole o conteúdo onde quiser, pesquise seu significado na internet ou acesse sua tradução. O recurso funciona com textos manuscritos ou digitados e utiliza inteligência artificial para identificar as frases contidas nas imagens, conseguindo reconhecer vários idiomas, incluindo o português. Para usar, basta apontar a câmera para algum texto impresso e tocar no ícone do Live Text. A opção também pode ser acessada em arquivos salvos na galeria.

Para usar o recurso, abra a câmera do aparelho e aponte para o texto que deseja interagir. Depois, toque no botão “Live Text” no canto inferior direito da tela. Feito isso, é possível copiar o texto, traduzi-lo ou pesquisá-lo online. O iPhone também permite usar os recursos nas fotos já capturadas. Para isso, basta pressionar o texto na imagem ou no vídeo salvo no aplicativo Fotos.

Live Text é um recurso de IA do iPhone — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Live Text é um recurso de IA do iPhone — Foto: Reprodução/Marcela Franco

2. Reconhecimento de pessoas e pets em fofos

O iPhone organiza automaticamente, em pastas separadas, imagens de pessoas e animais de estimação que aparecem com frequência nos arquivos salvos no rolo da câmera. Essa seleção é feita por meio de inteligência artificial, capaz de identificar rostos e traços únicos, e facilita a localização de fotos da mesma identidade na galeria. Para encontrar essas coleções, basta abrir o app Fotos, acessar a aba “Álbum” e selecionar a pasta “Pessoas, Pets e Lugares”. Você visualizará um catálogo com as pessoas mais recorrentes nas suas fotos e poderá ver várias imagens daqueles indivíduos reunidas em um único lugar.

Apple cria álbuns automáticos de pessoas e pets no aplicativo Fotos — Foto: Divulgação/Apple
Apple cria álbuns automáticos de pessoas e pets no aplicativo Fotos — Foto: Divulgação/Apple

3. Photonic Engine e Modo Noturno

Embora os iPhones sejam equipados com câmeras de alta eficiência, a inteligência artificial também atua no iOS na hora de criar fotografias mais nítidas. O modo noturno, por exemplo, é feito a partir de várias fotos capturadas com diferentes exposições e unidas usando algoritmos de machine learning (ou aprendizado de máquina), resultando em imagens mais iluminadas, mesmo tendo sido obtidas em ambientes com pouca luz. Outro exemplo é o Photonic Engine, lançado no iPhone 14, em 2022, que melhora o nível de detalhes dos arquivos também usando machine learning, por meio de um processamento aprimorado de pixels, resultando em texturas melhores e cores mais brilhantes.

Modo noturno da câmera do iPhone é ativado automaticamente em ambientes com pouca luminosidade — Foto: Reprodução/Apple
Modo noturno da câmera do iPhone é ativado automaticamente em ambientes com pouca luminosidade — Foto: Reprodução/Apple

4. Voz Pessoal

O Voz Pessoal é um recurso de acessibilidade do iPhone que permite criar uma voz sintetizada com o mesmo som da voz do usuário usando inteligência artificial. A função é destinada a pessoas com dificuldades de fala e pode ser usada para fazer ligações, chamadas do FaceTime ou em conversas presenciais, reproduzindo em áudio aquilo que o usuário digitar.

Para utilizar, abra o “Ajustes” do aparelho, toque em “Acessibilidade” e, em seguida, “Voz Pessoal”. Depois, toque em “Criar uma voz pessoal”. Nessa etapa, siga as instruções na tela, é preciso gravar um áudio de 15 minutos lendo textos aleatórios. Durante a noite, o celular processará esses dados, gerando uma versão sintetizada da sua voz para usar quando quiser. O recurso funciona devido ao chip neural (NPU) da Apple. A função está disponível no iOS 17 a partir do iPhone 12 e também funciona no macOS e em iPads.

Voz Pessoal complementa funções de acessibilidade do iOS 17 — Foto: Divulgação/Apple
Voz Pessoal complementa funções de acessibilidade do iOS 17 — Foto: Divulgação/Apple

5. Descrições de imagens com VoiceOver

O serviço VoiceOver é mais um recurso de acessibilidade do iPhone voltado para pessoas com deficiência visual. Utilizando inteligência artificial, a função pode descrever, em áudio, as imagens e tudo que está na interface do celular por meio de simples gestos. A IA consegue dar informações como o nível da bateria, o nome da pessoa que está ligando ou em qual aplicativo o dedo do usuário está posicionado naquele momento. Também é possível programar gestos personalizados para definir qual informação será ditada.

Para ativar o VoiceOver, vá nos Ajustes e toque em “Acessibilidade”. Depois, selecione VoiceOver e ative o ajuste. Em seguida, toque em “Reconhecimento do Voice Over”. Para continuar, toque em “Descrição de Imagens” e ative o ajuste. Agora, quando estiver usando o app Câmera, o celular descreverá o que está no visor.

Recurso de IA do iPhone, o VoiceOver descreve visor da câmera — Foto: Reprodução/Marcela Franco
Recurso de IA do iPhone, o VoiceOver descreve visor da câmera — Foto: Reprodução/Marcela Franco

5. Face ID

O FaceID, usado para desbloquear o celular e liberar pagamentos, por exemplo, só é possível graças ao Apple Neural Engine, acelerador de inteligência artificial da empresa que usa aprendizado de máquina para realizar ações. Esse sistema utiliza as imagens fornecidas pela câmera TrueDepth, que captura dados de profundidade e analisa mais de 30 mil pontos infravermelhos no rosto do usuário, para criar um mapa ultra preciso da face do indivíduo, possibilitando o uso da estrutura facial para criar a camada de segurança.

Face ID é o recurso de reconhecimento facial do iPhone — Foto: Foto: Reprodução/FreePik
Face ID é o recurso de reconhecimento facial do iPhone — Foto: Foto: Reprodução/FreePik

7. Texto preditivo e corretor

A inteligência artificial também está presente no texto preditivo do iPhone, que completa automaticamente o que o usuário está digitando, sugerindo palavras e frases com base em conversas anteriores, no estilo de escrita do autor e no contexto da conversa ou do arquivo que está sendo criado. O corretor automático do teclado também adotou um modelo de linguagem que usa redes neurais para aplicar a grafia correta automaticamente no celular e sugerir correções mais precisas enquanto o indivíduo está digitando.

Com informações de Apple (1, 2, 3, 4 e 5) e MakeUseOf.

Veja também: ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

ChatGPT anuncia novo modelo que pode conversar por voz e vídeo

Mais recente Próxima GPT-4o: 8 recursos da nova versão do ChatGPT que vão te impressionar
Mais do TechTudo