Séries
Publicidade
Por , para o TechTudo

Os filmes com Mia Goth se tornaram sucessos em plataformas de streaming como o Amazon Prime Video, Apple TV+ e Star+. A atriz estará de volta às telas do cinema com MaXXXine, terceiro filme de terror da franquia iniciada com X: A Marca da Morte e Pearl. Nascida no Reino Unido, Goth conhecida por aqui não só pelo desempenho em obras do gênero, mas também pela ascendência brasileira: ela é neta da atriz Maria Gladys, estrela do cinema da Boca do Lixo nas décadas de 1960 e 1970 – familiaridade esta que rende diversos memes na Internet.

Além da trilogia X, do diretor Ti West, Goth é conhecida por outros títulos de terror, como O Segredo de Marrowbone, A Cura e Piscina Infinita. Mas não é só nesse gênero onde Mia tem obtido sucesso na sétima arte. Se você ainda não conhece profundamente a filmografia da estrela do terror moderno e neta da atriz brasileira Maria Gladys, confira a seguir uma lista do TechTudo com os principais títulos da atriz britânica.

Pearl teve alguns dos maiores memes no Twitter em 2023 — Foto: Reprodução/IMDb
Pearl teve alguns dos maiores memes no Twitter em 2023 — Foto: Reprodução/IMDb

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

É fã de Mia Goth e quer conhecer sua filmografia? Veja o índice com os principais filmes.

  1. Ninfomaníaca - Volume II (2013)
  2. Evereste (2015)
  3. O Segredo de Marrowbone (2017)
  4. A Cura (2017)
  5. High Life - Uma Nova Vida (2018)
  6. Suspiria (2018)
  7. Emma (2020)
  8. X - A Marca da Morte (2022)
  9. Pearl (2022)
  10. Piscina Infinita (2023)

1. Ninfomaníaca - Volume II (2013)

O primeiro papel de Goth nos cinemas foi em um dos trabalhos mais ousados do diretor Lars von Trier (Melancolia), que não tinha apenas a estreante no elenco, mas um cast repleto de astros consagrados. Entre eles, Charlotte Gainsbourg (Anticristo), Stellan Skarsgård (Duna), Shia LaBeouf (Transformers), Christian Slater (Meu Amigo Lutcha), Jamie Bell (Rocketman), Uma Thurman (Kill Bill) e Willem Dafoe (Pobres Criaturas). A atriz britânica aparece no segundo volume da duologia, que está no catálogo do Telecine (via Globoplay).

Os dois filmes estão conectados pelo começo da relação entre o solteirão de meia-idade Seligman (Skarsgård) e Joe (Gainsbourg), uma ninfomaníaca clinicamente diagnosticada que conta ao novo amigo todas as suas histórias de perversão sexual. Os nomes dos envolvidos são reduzidos a letras, sendo Mia Goth a intérprete de P, uma adolescente de 15 anos com quem Joe teve um caso. Ninfomaníaca Vol. 2 obteve nota 6,6 no IMDb e aprovação de apenas 55% no Rotten Tomatoes.

Ninfomaníaca Vol. II foi a estreia de Goth nos cinemas — Foto: Reprodução/IMDb
Ninfomaníaca Vol. II foi a estreia de Goth nos cinemas — Foto: Reprodução/IMDb

2. Evereste (2015)

Evereste é uma aventura baseada em um evento real, que se trata do desastre no Monte Evereste em 1996 que vitimou 8 pessoas. Assim como em Ninfomaníaca, em Evereste Mia Goth faz um pequeno papel como a filha dos protagonistas interpretados por Josh Brolin (Oldboy de 2013) e Robin Wright (Donzela). O trabalho do diretor Baltasar Kormákur (Vidas à Deriva) pode ser visto no Star+. Jason Clarke (Oppenheimer) e Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos) são outros nomes do elenco.

O longa acompanha as duas principais expedições comerciais que tinha como objetivo atingir o cume do Monte Evereste. A primeira é a Adventure Consultants, liderada pelo experiente Rob Hall (Clarke) e a segunda é a Mountain Madness, cujo guia-chefe é Scott Fischer (Gyllenhaal). Focados em cada uma de suas expedições, os dois grupos não estão preparados para uma interferência climática que pode resultar em tragédia na travessia. As médias do filme são de 73% no RT e nota 7,1 no IMDb.

MIa Goth atuou ao lado de Josh Brolin e Robin Wright em Evereste — Foto: Reprodução/IMDb
MIa Goth atuou ao lado de Josh Brolin e Robin Wright em Evereste — Foto: Reprodução/IMDb

3. O Segredo de Marrowbone (2017)

Em O Segredo de Marrowbone, disponível para aluguel no Amazon Prime Video, Mia Goth divide o protagonismo com um elenco de jovens astros formado por George MacKay (1917), Anya Taylor-Joy (Noite Passada em Soho) e Charlie Heaton (Stranger Things). A direção e roteiro estão nas mãos do cineasta espanhol Sergio G. Sánchez (O Orfanato). Entre o público e crítica, a obra conquistou aprovação de 49% no RT e nota 6,7 no IMDb.

No final da década de 1960, uma mulher chamada Rose Fairbairn (Nicola Harrison) decide sair da Inglaterra e voltar para uma fazenda nos Estados Unidos ao lado de seus quatro filhos: Jack (MacKay), Billy (Heaton), Jane (Goth) e o pequeno Samuel (Matthew Stagg). Porém, Rose inesperadamente morre, fazendo com que Jack, o filho mais velho, insista aos demais para que não digam a verdade até ele completar 21 anos, idade legal para ser o tutor dos irmãos menores. Mas tudo parece se complicar ainda mais quando uma presença sobrenatural se apossa da casa.

Em Segredo de Marrowbone, quatro irmãos decidem fugir do lar violento de onde viviam para tomar o rumo de suas próprias vidas — Foto: Reprodução/The Movie Database
Em Segredo de Marrowbone, quatro irmãos decidem fugir do lar violento de onde viviam para tomar o rumo de suas próprias vidas — Foto: Reprodução/The Movie Database

4. A Cura (2017)

A Cura é o primeiro filme em que a atriz ocupa o papel principal. Para criar a narrativa do filme, que pode ser visto no Star+, o diretor Gore Verbinski (O Chamado) e o roteirista Justin Haythe (Refém de uma Vida) se inspiraram no clássico da literatura A Montanha Sagrada, de Thomas Mann. Junto com Goth, estão no elenco Dane DeHaan (O Espetacular Homem-Aranha 2), Jason Isaacs (franquia Harry Potter), Harry Groener (Buffy, a Caça-Vampiros) e Celia Imrie (Do Outro Lado da Dor).

O jovem executivo Lockhart (DeHaan) é convocado a trazer de volta o CEO de sua empresa, Roland Pembroke (Groener), que está em um spa nos Alpes Suíços. Ao chegar no local, Lockhart conhece os métodos pouco confiáveis que são utilizados no estabelecimento. A situação para o executivo se complica quando ele é diagnosticado com uma doença mental da qual todos os demais pacientes esperam por uma cura. O longa conquistou aprovação de 42% no RT e nota 6,4 no IMDb.

A Cura é uma versão sombria do livro A Montanha Mágica, de Thomas Mann — Foto: Reprodução/The Movie Database
A Cura é uma versão sombria do livro A Montanha Mágica, de Thomas Mann — Foto: Reprodução/The Movie Database

5. High Life - Uma Nova Vida (2018)

Deixando o terror um pouco de lado, Mia Goth esteve no elenco de High Life - Uma Nova Vida, drama de ficção científica estrelado também por Robert Pattinson (Batman), Juliette Binoche (O Sabor da Vida) e o rapper André 3000. O trabalho da diretora francesa Claire Denis (Bom Trabalho) se destaca pelo uso da narrativa não-linear para compor uma história espacial. High Life está disponível para aluguel no Google Play Filmes.

Por meio de momentos desconectados, conhecemos uma expedição espacial para extrair energia de um buraco negro. O diferencial é que esta missão é composta por criminosos, que também são usados como cobaias pela cientista Dibs (Binoche). O principal deles é Monte (Pattinson), um prisioneiro que cumpre prisão por homicídio. Ele tem um filho com Boyse (Goth), outra prisioneira, mas essa gravidez não passa de um plano de Dibs para conceber a primeira criança nascida no espaço. O longa tem aprovação de 82% no RT e nota 5,8 no IMDb.

Drama espacial conta com Mia Goth e Robert Pattinson no elenco — Foto: Reprodução/The Movie Database
Drama espacial conta com Mia Goth e Robert Pattinson no elenco — Foto: Reprodução/The Movie Database

6. Suspiria (2018)

Famoso entre os fãs de terror italiano, o filme Suspiria, de 1977, ganhou um remake produzido pela Amazon Studios em outubro de 2018 pelas mãos do diretor Luca Guadagnino. Para a nova versão da obra "giallo" (subgênero do terror da Itália focado em tramas policiais), foram chamadas Dakota Johnson (Madame Teia), Tilda Swinton (O Assassino), Chloë Grace Moretz (Periféricos) e Mia Goth. Vale lembrar que a obra original também está no catálogo do Amazon Prime Video.

O enredo do remake se passa no ano de 1977, época em que a dançarina americana Susie Bannion (Johnson) chega na Academia de Dança Markos, localizada na Berlim Ocidental. Ela busca seguir seu sonho na dança e assim fugir do ambiente opressor de sua família ultraconservadora e religiosa. Mal sabe Susie, entretanto, que as gestoras da academia escondem segredos macabros que são um risco às demais alunas. Mia desempenha um papel como coadjuvante, sendo a estudante de dança Sara Simms, que ajuda Susie a descobrir os mistérios na trama. As médias do filme são de 6,7 no IMDb e aprovação de 65% no RT.

Filme exclusivo do Amazon Prime Video é um remake de clássico italiano dos anos 1970 — Foto: Reprodução/The Movie Database
Filme exclusivo do Amazon Prime Video é um remake de clássico italiano dos anos 1970 — Foto: Reprodução/The Movie Database

7. Emma (2020)

Mia Goth e Anya Taylor Joy estiveram juntas novamente em Emma, adaptação do romance clássico homônimo de Jane Austen e filme único da fotógrafa Autumn de Wilde. Além da dupla de protagonistas, a comédia romântica de época ainda conta com Johnny Flynn (Ripley), Miranda Hart (A Espiã que Sabia de Menos) e Bill Nighy (Simplesmente Amor). Emma está disponível para aluguel no Prime Video, Apple TV+, Claro TV+ e Google Play Filmes.

Emma Woodhouse (Joy) é a personagem central da trama, uma jovem rica inglesa do século XIX que está longa de imaginar um noivado para si. Mas isso não a impede de arrumar encontros para outras pessoas, sempre que acha adequado. Mas essas atitudes irão aproximar Emma de um grande amor da qual ela achava ser incompatível para ela. Goth interpreta Harriet, amiga da protagonista, que é ajudada por ela em suas questões de relacionamento. No IMDb, o longa possui nota 6,7, enquanto no IMDb a aprovação é de 86%.

Emma é uma adaptação do romance de Jane Austen — Foto: Reprodução/The Movie Database
Emma é uma adaptação do romance de Jane Austen — Foto: Reprodução/The Movie Database

8. X - A Marca da Morte (2022)

O filme que consagrou Mia Goth como uma das novas "rainhas do grito" do terror moderno veio da cabeça do diretor Ti West (O Último Sacramento), que imaginou X como o primeiro capítulo de uma trilogia de terror. Atualmente o filme está disponível apenas em aluguel nas plataformas Amazon Prime Video, Apple TV+, Claro TV+ e Google Play Filmes. Participam do elenco Jena Ortega (Wandinha), Brittany Snow (A Escolha Perfeita), Martin Henderson (Grey's Anatomy) e o rapper Kid Cudi.

No final da década de 1970, uma equipe de produção amadora de filmes pornô viaja até uma fazenda isolada no Texas para gravar um novo filme. A propriedade pertence a um casal de idosos que não faz ideia sobre o quê eles vieram fazer na propriedade. Quando Pearl (Goth), esposa do dono da fazenda, descobre o intuito da estadia, a equipe tem uma noite de perseguições mortais. O longa obteve nota 6,5 no IMDb e aprovação de 94% no Rotten Tomatoes.

Em X, Goth interpreta uma atriz pornô que se torna vítima de assassinos inesperados — Foto: Reprodução/The Movie Database
Em X, Goth interpreta uma atriz pornô que se torna vítima de assassinos inesperados — Foto: Reprodução/The Movie Database

9. Pearl (2022)

No mesmo ano de lançamento de X chegou aos cinemas Pearl, também dirigido por Ti West e novamente com Mia Goth no papel principal. A atriz dessa vez interpreta Pearl, a idosa dissimulada do primeiro filme que, nesta versão, está localizada na década de 10. Diferente do primeiro longa, Pearl está no catálogo do Telecine. David Corenswet (o novo Superman da DC Studios), Tandi Wright (Ovelha Negra) e Matthew Sunderland (O Desconhecido) estão no elenco.

No ano de 1918 conhecemos Pearl, uma jovem texana de ascendência alemã que vive com sua mãe Ruth (Wright) e seu pai (Sunderland), paralisado devido a uma doença inexplicável. Pearl sonha em ser uma estrela de cinema e, por isso, se candidata a um concurso de talentos em sua cidade. Mas além de ser uma garota sonhadora, Pearl também esconde um lado perverso que se manifesta em momentos de frustração. As avaliações do filme são de nota 7 no IMDb e aprovação de 93% no RT.

Pearl é um prequel de X - A Marca da Morte — Foto: Divulgação/A24
Pearl é um prequel de X - A Marca da Morte — Foto: Divulgação/A24

10. Piscina Infinita (2023)

O último filme de terror lançado por Goth até o momento foi o estranho Piscina Infinita, obra do cineasta Brandon Cronenberg (Possessor) lançado em janeiro do ano passado. O filme é uma mistura de ficção científica, drama e suspense. Disponível no Telecine, o longa apresenta no elenco Alexander Skarsgård (True Blood), Cleopatra Coleman (Rebel Moon Parte 1), Jalil Lespert (Iris) e Amanda Brugel (The Handmaid's Tale). As notas são de 6 no IMDb e 87% no RT.

O escritor James Foster (Skarsgård) viaja para um país isolado e paradisíaco junto com sua esposa, a milionária Em (Coleman). Os dois fazem amizade com um outro casal, Alban (Lespert) e Gabi Bauer (Goth). Devido a um atropelamento que resultou em tragédia, Foster descobre que o país possui uma tecnologia para clonar criminosos condenados à morte. Assim, o clone paga o crime no lugar do réu. Isso abre um precedente para que Alban, Gabi e seus amigos ricos usem da vantagem para atormentar a mente de Foster.

Um escritor é atormentado por seus novos amigos ricos a fazer parte de um jogo perverso — Foto: Reprodução/The Movie Database
Um escritor é atormentado por seus novos amigos ricos a fazer parte de um jogo perverso — Foto: Reprodução/The Movie Database

Com informações de IMDb, Slash e Rotten Tomatoes

🎥6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

6 filmes de terror, suspense e drama PESADOS para assistir SÓ UMA VEZ

Mais recente Próxima Eu, a Patroa e As Crianças: relembre elenco e personagens da série de comédia
Mais do TechTudo