Computadores
Publicidade
Por , para o TechTudo


O MacBook, da Apple é considerado uma das referências no mercado de notebooks. Mesmo assim, modelos concorrentes fabricados para rodar Windows podem levar vantagem em quesitos importantes. O consumidor que opta por um sistema macOS abre mão, por exemplo, de uma diversidade de acessórios e aplicativos, bem como de uma melhor experiência durante jogos.

Ainda que os MacBooks tenham um desempenho elevado se comparado a parte dos modelos baseados em Windows, o sistema operacional da Microsoft é mais popular e difundido tanto entre usuários quanto em ambiente de trabalho. Não à toa, de acordo com um levantamento feito pelo StartCounter, a participação do software no mercado de sistemas operacionais é de 72,52%, contra apenas 14,68% do S.O. da Apple. Confira, a seguir, seis recursos de notebook Windows que podem deixar donos de Mac com inveja.

Confira seis recursos de notebook Windows que deixam donos de Mac com inveja.  — Foto: Divulgação/Microsoft
Confira seis recursos de notebook Windows que deixam donos de Mac com inveja. — Foto: Divulgação/Microsoft

1. Mais aplicativos

A Apple mantém políticas de distribuição de aplicativos mais restritas em comparação com a Microsoft. Todos os aplicativos para iOS e macOS precisam passar pela App Store ou pela Mac App Store, e são submetidos a um processo de revisão rigoroso antes de serem disponibilizados para os usuários. Isto pode resultar em uma seleção mais limitada de softwares, pois alguns desenvolvedores podem optar por não seguir as diretrizes da plataforma, ou podem até ter suas aplicações rejeitadas durante o processo de revisão.

Por outro lado, a Microsoft não tem uma metodologia tão rígida quanto a rival. Isto, aliado à imensa popularidade do Windows, resulta em uma biblioteca de aplicativos disponíveis muito mais recheada e variada.

Quando falamos da instalação de programas por fora das lojas de aplicativos da Apple ou da Microsoft, a liberdade é, em teoria, a mesma. Mas muitos desenvolvedores optam por não desenvolver soluções para macOS, o que resulta em uma disponibilidade limitada de softwares.

Sistema operacional do Windows possui uma variedade maior de aplicativos — Foto: Reprodução/Thiago Barros
Sistema operacional do Windows possui uma variedade maior de aplicativos — Foto: Reprodução/Thiago Barros

2. Integração com Android

Windows e Android são desenvolvidos por Microsoft e Google, respectivamente, e ambas as empresas contam com uma integração mais natural entre si quando comparado ao que acontece entre o sistema Android e MacBooks da Apple. Os fabricantes de dispositivos Windows também têm mais liberdade para desenvolver integrações específicas com o Android, aproveitando a compatibilidade entre os dois sistemas operacionais.

Dependendo do modelo do MacBook, a integração com celulares Android é quase inexistente. Isto ocorre porque a Apple geralmente projeta seus sistemas operacionais e ecossistemas para funcionar de maneira mais coesa quando todos os dispositivos utilizados são da marca. Por exemplo, você pode começar a escrever um e-mail em seu iPhone e, em seguida, continuar de onde parou em seu MacBook. Estes recursos não são nativamente suportados em dispositivos Android.

Fabricantes de dispositivos Windows também têm mais liberdade para desenvolver integrações específicas com o Android — Foto: Luana Marfim/TechTudo
Fabricantes de dispositivos Windows também têm mais liberdade para desenvolver integrações específicas com o Android — Foto: Luana Marfim/TechTudo

3. Maior personalização

Uma das principais vantagens dos computadores Windows em comparação com os dispositivos da Apple é a maior flexibilidade e possibilidades de customização que oferecem. Isto inclui uma variedade de processadores, placas gráficas, memória RAM, unidades de armazenamento e outras peças. Os usuários podem escolher especificações que atendam às suas necessidades e orçamento específicos, além de poder atualizar ou substituir componentes individuais conforme necessário.

Os elogiados chips da Apple são projetados para abarcar as funções de processadores e placas gráficas em uma única unidade. Porém, isto limita as opções de hardware disponíveis para os usuários, pois não há a mesma liberdade de escolha de componentes que teriam em um computador baseado em Windows.

Computadores com Windows contam com opções variadas de processadores, placas gráficas e memória RAM — Foto: Divulgação/Dell
Computadores com Windows contam com opções variadas de processadores, placas gráficas e memória RAM — Foto: Divulgação/Dell

4. Opções mais baratas

Notebooks Windows contam com uma gama muito mais ampla de opções de preço em comparação com os MacBooks. Enquanto a Apple produz uma linha limitada de notebooks e computadores sem opção de modelos de entrada, o mercado de laptops Windows é altamente competitivo e com diferentes fabricantes, como Samsung,Dell, HP, Lenovo, Acer, Asus e muitos outros. Esta competição tende a resultar em uma ampla gama de opções de preço, desde modelos básicos e acessíveis até opções premium mais caras.

Os laptops Windows estão disponíveis em uma variedade de configurações de hardware, desde modelos de baixo custo com especificações básicas, até máquinas de alta performance com processadores poderosos, placas gráficas dedicadas e grandes quantidades de memória RAM. Isto permite que os usuários escolham um dispositivo que se ajuste melhor ao seu orçamento e necessidades de desempenho.

Notebooks Windows estão inseridos em uma gama muito mais ampla de opções de preço  — Foto: Divulgação/Acer
Notebooks Windows estão inseridos em uma gama muito mais ampla de opções de preço — Foto: Divulgação/Acer

5. Compatibilidade com jogos

O Windows é historicamente a plataforma dominante para jogos de PC. A maioria dos desenvolvedores de jogos, especialmente grandes estúdios, desenvolve e lança seus games para o sistema operacional.

Plataformas populares de distribuição de jogos, como Steam e Epic Games, têm uma vasta seleção de games disponíveis exclusivamente para Windows. Entre os principais títulos disponíveis exclusivamente para o sistema da Microsoft, destacam-se títulos como EA Sports FC 24, Counter-Strike 2 (CS2) e GTA 5.

Diversos jogos estão disponíveis no Windows — Foto: Reprodução/Freepik
Diversos jogos estão disponíveis no Windows — Foto: Reprodução/Freepik

6. Múltiplas janelas

A distribuição de várias janelas na área de trabalho do Windows pode ser mais flexível e personalizável em comparação com o macOS da Apple. A função Snap Assit da Microsoft permite aos usuários organizar facilmente as janelas abertas em diferentes áreas da tela. Com o recurso, é possível redimensionar e encaixar abas para preencher automaticamente metade ou um quarto da tela de maneira simplificada, facilitando a organização de várias janelas lado a lado ou em quadrantes.

Divisão de janelas no Windows 11 — Foto: Divulgação/Microsoft
Divisão de janelas no Windows 11 — Foto: Divulgação/Microsoft

Com informações de TechRadar, Time e PC Mag

🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Mais recente Próxima Melhor processador para jogos: 5 opções para melhorar o desempenho ao máximo
Mais do TechTudo