Redes sociais
Publicidade
Por , para o TechTudo


O TikTok, aplicativo compatível com dispositivos Android e iPhone (iOS), lançou uma cartilha, em parceria com a ONG SaferNet, para ajudar os pais e responsáveis na segurança digital de jovens e adolescentes. O documento, compartilhado em primeira mão com o TechTudo, reúne informações sobre as ferramentas que podem ajudar a promover o uso da rede social de forma segura e mais privada. Entre as opções, há a Sincronização Familiar, restrição de mensagens diretas e definição de quem podem ver os vídeos postados na rede social. Todas as orientações podem ser acessadas na íntegra nos canais oficiais da plataforma. Abaixo, confira algumas das dicas presentes na cartilha.

TikTok e SaferNet lançam cartilha com orientações para pais e responspaveis sobre o uso da plataforma — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
TikTok e SaferNet lançam cartilha com orientações para pais e responspaveis sobre o uso da plataforma — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝Como ver quem visualizou meus vídeos no TikTok? Opine no Fórum do TechTudo

1. Não permitir perfis para menores de 13 anos

O TikTok não permite a criação de um perfil na plataforma para menores de 13 anos. Conforme a rede social, apenas a partir dessa idade os adolescentes poderão aproveitar os conteúdos produzidos e publicados na plataforma de forma segura. É comum que jovens burlem dados para criar contas ou usem perfis de adultos. O ideal é que crianças muito novas aproveitem outros estímulos, não o das redes sociais.

TikTok não permite criação de perfis para menores de 13 anos — Foto: Reprodução/Freepik
TikTok não permite criação de perfis para menores de 13 anos — Foto: Reprodução/Freepik

2. Ativar Sincronização Familiar no TikTok

Outra forma de promover mais segurança no TikTok é ativar a Sincronização Familiar. A ferramenta de controle parental permite que pais e responsáveis ativem funções de segurança como gerenciar o tempo de tela e ativar o modo restrito de conteúdos recomendados. A plataforma recomenda que, antes de qualquer proibição, os adultos conversem com os menores sobre quais conteúdos são indicados para cada idade.

Para usar a ferramenta, é necessário um cadastro e a ativação é feita na conta do responsável. Em seguida, basta abrir o app em ambos os dispositivos. Na página “Perfil” do adulto, ele deve selecionar as configurações, representadas por três listras horizontais. Em seguida, é preciso ir até “Configurações e privacidade”, “Sincronização familiar” e “Continuar”. O app cria um código QR que deve ser escaneado pelo aparelho do adolescente e vai oferecer comandos remotos sobre recursos de privacidade, segurança e tempo de uso.

Sincronização familiar no aplicativo TikTok contribui para os controles de segurança — Foto: Reprodução/Marvin Costa
Sincronização familiar no aplicativo TikTok contribui para os controles de segurança — Foto: Reprodução/Marvin Costa

3. Limitar download de vídeos

Limitar download de vídeos é importante para evitar que imagens de menores circulem na internet sem a devida autorização ou consentimento dos pais. Para ter acesso ao recurso, dentro da aba “Perfil”, siga até as configurações e, logo após, “Configurações e Privacidade”. A partir disso, é preciso seguir até “Privacidade”, “Downloads” e, por fim, “Downloads de vídeo”. Vale destacar que os adolescentes entre 13 e 15 anos têm contas privadas automaticamente e opções de download de vídeos desativados para todos e essa função não poderá ser alterada.

4. Definir quem pode ver os vídeos no TikTok

Os adolescentes entre 13 e 15 anos têm contas privadas de forma automática e as publicações deles poderão ser vistas apenas por seguidores, o que ajuda na privacidade dos pequenos. É possível ainda selecionar quem pode comentar os vídeos, escolhendo entre todos, amigos ou ninguém, em cada um dos vídeos individualmente.

Além disso, o TikTok mostra os vídeos que o usuário “curtiu”, mas essa lista também pode ser provada. Para isso, acesse “Privacidade”, dentro das configurações. Em seguida, selecione “Vídeos curtidos” e escolha “Quem pode ver os vídeos que você gostou?”. Defina a preferência entre "Seguidores” ou “Somente eu”.

5. Restringir mensagens diretas

Outra ação citada pela cartilha do Tiktok e SaferNet é a de restringir mensagens diretas. Entre 13 e 15 anos, não é permitido enviar ou receber mensagens diretas dentro do aplicativo. Dos 16 aos 17 anos, já é possível combinar quem pode enviar mensagens para eles, podendo selecionar entre aberta para todos, amigos, seguidores ou, até mesmo, deixar a caixa de mensagens fechada. Dentro de “Privacidade”, nas configurações da plataforma, o usuário pode seguir até “Mensagens” e selecionar a opção que preferir.

Mais recente Próxima Como cancelar assinatura do Tinder
Mais do TechTudo