Celular
Publicidade
Por , para o TechTudo


Os celulares da Xiaomi têm alguns recursos pouco conhecidos pelos usuários que podem aumentar a utilidade do smartphone no dia a dia. O sistema permite, por exemplo, ativar um atalho que possibilita acessar até cinco aplicativos favoritos na tela com somente dois toques. Outro truque curioso dá ao usuário a opção de criar uma “segunda área de trabalho” no modelo, independente da primeira área, com seus próprios aplicativos e dados. Assim, a Xiaomi garante a privacidade do usuário, evitando que bisbilhoteiros tenham acesso a informações confidenciais.

A fabricante também permite ocultar aplicativos de forma nativa, escondendo os ícones da tela inicial sem desinstalar os programas, e ainda dá ao usuário a opção de escolher a melhor maneira de tirar print da tela, seja com gestos ou usando botões do modelo. Confira, a seguir, cinco dicas e truques que vão mudar a forma como você usa seu celular Xiaomi. Os procedimentos indicados abaixo foram realizados em um Redmi Note 13 Pro com MIUI 14, ou seja, podem haver mudanças nos caminhos em celulares com outras versões deste sistema.

Redmi Note 13 Pro: veja triuques que vão facilitar o uso do celular Xiaomi — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo
Redmi Note 13 Pro: veja triuques que vão facilitar o uso do celular Xiaomi — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

1. Exibir velocidade da conexão na barra de status

Usuários de modelos Xiaomi podem visualizar a velocidade da conexão da Internet do celular em tempo real a qualquer momento, na tela do próprio smartphone — sem precisar recorrer a medidores online. Por meio dos ajustes do sistema, é possível ativar uma função que exibe esse indicador na barra de status do celular, no topo da tela, ao lado de ícones como o sinal Wi-Fi e o nível da bateria. A função é útil para identificar quais aplicativos podem estar consumindo mais Internet do usuário ou se há possíveis variações bruscas na velocidade.

Para ativar a função, basta: ir em Configurações > Notificações e Centro de Controle > Barra de Status e ativar a chave “Mostrar velocidade de conexão”. O marcador passará a ser exibido imediatamente na barra de status durante toda a navegação, incluindo no Centro de Controle. A ferramenta mostra o indicador no formato de MB ou Kbps, sendo capaz de mensurar a estatística tanto na rede sem fio como no uso de dados móveis, por exemplo.

É possível mostrar a velocidade da conexão da internet na tela inicial dos celulares Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo
É possível mostrar a velocidade da conexão da internet na tela inicial dos celulares Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo

2. Obter acesso rápido aos seus aplicativos favoritos

É possível criar um atalho na tela do celular Xiaomi para abrir os aplicativos favoritos com apenas dois toques. Por meio de um recurso que pode ser ativado nas configurações, o usuário pode ter acesso rápido a até cinco apps escolhidos previamente nos ajustes. A partir desta mudança, os aplicativos selecionados ficarão disponíveis em um ícone suspenso na tela do smartphone.

Para habilitar o recurso, basta ir em Configurações > Configurações adicionais > Acesso rápido > Ativar acesso rápido > Selecionar atalhos e escolher a opção “Apps”. Em seguida, selecione os aplicativos desejados até completar a lista de cinco itens. O atalho será criado imediatamente e passará a ser exibido durante toda navegação no celular — de forma discreta, sem atrapalhar o uso. Com um toque sobre o ícone, o usuário terá acesso a um menu que permitirá iniciar um dos cinco apps selecionados.

Saiba como ativar acesso rápido a aplicativos favoritos no Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo
Saiba como ativar acesso rápido a aplicativos favoritos no Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo

3. Ocultar apps

Os celulares da Xiaomi permitem aos usuários ocultar aplicativos da tela inicial usando um método nativo. A função é útil para quem usa smartphones compartilhados ou simplesmente deseja ter mais privacidade, evitando acesso de curiosos a determinados programas. O recurso também serve para pessoas que compartilham o celular com crianças, por exemplo, e preferem evitar que elas acessem determinados tipos de conteúdo, como vídeos ou apps de banco. A ferramenta ainda pode se tornar interessante para quem deseja minimizar o uso de redes sociais no dia a dia.

Para esconder um aplicativo no Xiaomi, basta acessar Segurança > Ocultar apps e habilitar a chave dos aplicativos que o usuário quer esconder. Os programas serão ocultados da tela inicial imediatamente, embora ainda permaneçam instalados no celular com todos os dados mantidos. Para reverter a ação e "ressuscitar" o app no celular, basta acessar o mesmo caminho e desabilitar a chave nos apps correspondentes.

É possível ocultar aplicativos da tela inicial no Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo
É possível ocultar aplicativos da tela inicial no Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo

4. Escolher a melhor forma de tirar print

A Xiaomi oferece várias formas de fazer uma captura de tela do celular, e o usuário pode escolher a sua maneira preferida para realizar esta ação. Para selecionar a forma de tirar print, basta acessar Configurações > Configurações adicionais > Botões de atalho > Capturar tela e escolher a opção desejada. O modelo dá como opções para capturar a tela "Deslizar três dedos para baixo"; "Pressionar e segurar o botão Menu"; "Pressionar e segurar o botão Voltar", entre outras formas, a depender da versão do sistema.

Xiaomi permite escolher diferentes maneiras para tirar print da tela — Foto: Reprodução/TechTudo
Xiaomi permite escolher diferentes maneiras para tirar print da tela — Foto: Reprodução/TechTudo

5. Criar um segundo espaço

O recurso “Segundo Espaço” dos celulares Xiaomi cria um ambiente paralelo no smartphone — uma espécie de segunda área de trabalho. Neste novo local, o indivíduo terá à disposição uma interface criada do zero, como se estivesse usando outro celular, e pode adicionar aplicativos e informações independentes do sistema principal. A função é útil para quem deseja ter mais privacidade no uso do smartphone e quer esconder dados específicos neste local secundário.

Para criar um segundo espaço no Xiaomi, basta acessar Configurações > Recursos adicionais > Segundo espaço e pressionar "Ir para Segundo Espaço" ou "Ativar Segundo Espaço". Em seguida, é só criar uma senha e ativar a biometria para entrar neste novo ambiente. A partir de então, sempre que o usuário desbloquear o celular com o novo código criado ou com a digital cadastrada, ele acionará o segundo espaço do smartphone.

Saiba como ativar o Segundo Espaço dos celulares Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo
Saiba como ativar o Segundo Espaço dos celulares Xiaomi — Foto: Reprodução/TechTudo

Com informações de TikTok

🎥 Veja também nosso review do Redmi Note 13 Pro

Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom? Veja review do novo celular

Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom? Veja review do novo celular

Mais recente Próxima Apple adquire startup de IA; veja o que isso pode dizer sobre o iPhone 16
Mais do TechTudo